Como FILTRAR Dados no Excel Usando Lista Suspensa Filtro Avançado no Excel - PLANILHA EXCEL

Como FILTRAR Dados no Excel Usando Lista Suspensa Filtro Avançado no Excel - PLANILHA EXCEL Hoje nós vamos explorar uma ferramenta super útil para quem trabalha com planilha e a ferramenta que eu estou me referindo é a filtragem de dados com listas suspensas direto aí na sua.

Como FILTRAR Dados no Excel Usando Lista Suspensa Filtro Avançado no Excel

Planilha você vai aprender uma técnica que Vai facilitar sua vida tornando muito mais eficiente as suas buscas e suas pesquisas aí na sua planilha veja aqui no exemplo ó eu estou aqui com uma.

Planilha aonde eu tenho aqui uma base de dados aonde eu tenho aqui os lançamento de despesas mensais e uma outra planilha eu tenho aqui o meu relatório aqui eu tenho dois critérios eu tenho o critério.

De status que eu vou pesquisar por o estus da minha planilha e também eu posso pesquisar pelo determinado mês da minha planilha veja que eu vou vir aqui na opção de status quando eu clicar.

Nessa seta eu tenho três opções atrasado vence hoje e no PR Se eu colocar aqui ó vence hoje de forma dinâmica ele vai lá na minha base de dados e vai trazer as informações que estão vencendo hoje a.

Mesma coisa acontece se eu mudar no prazo ele vai trazer tudo que está lançado que está aqui ó no prazo e a mesma coisa acontece se eu vi aqui ó por mês e pesquisar um determinado mês vou.

Colocar aqui setembro ele vai trazer ó todos os lançamentos que eu tenho aqui para o mês de setembro lançado na minha base de dados e é exatamente isso daqui que você vai aprender aqui agora comigo.

Em um passo a passo bem simples e rápido mas antes de gente partir pro nosso vídeo eu quero te convidar a se inscrever aqui no canal a ativar o Sininho para você não ficar de fora de.

Nenhum vídeo que eu venha postar aqui no canal Tá bom então agora prepara sua planilha e Vem Comigo aprender como filtrar dados no Excel usando lista suspense Então vamos lá vamos Vamos.

Iniciar nosso passo a passo a primeira coisa que você precisa ter é uma base de dados com as informações lançada nesse exemplo eu tenho aqui uma despesa mensal e nela eu tenho aqui a coluna do item eu.

Tenho a coluna da descrição da despesa do vencimento dessa despesa o valor o status e o mês correspondente a esse vencimento então eu tenho aqui todas as minhas coluna lançada aqui uma abaixo da.

Outra totalmente organizado Então você precisa ter uma base de dados assim organizada lançada para daí você criar aquele filtro com lista suspensa para buscar as informações aqui da sua base.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    $ads={1}

    De dados e os critérios que a gente vai - PLANILHA EXCEL

    Usar para esse exemplo é a coluna statos e a coluna mês então sabendo qual é o critério a gente vai vir aqui na renda mensal e aqui a gente tem o nosso.

    Relatório veja que aqui eu tenho dois Campos eu tenho filtro por status e filtro por mês e a gente vai começar aqui a criar o filtro por status então pra gente poder começar a gente vai.

    Criar uma lista suspensa com os estatos que eu tenho aqui na minha planilha e quais são esses estados a gente tem atrasado vence hoje e no prazo então para isso eu vou criar uma lista.

    Suspensa e para criar essa lista suspensa eu venho aqui em dados eu venho aqui nessas opções aqui de ferramenta de dados vou clicar aqui nessa seta ele vai me dar três opções eu vou pegar a.

    Primeira validação de dados vou clicar ele vai abrir aqui ó uma nova caixa para mim aqui a gente vai vir aqui nesse Campo permitir vai clicar nessa Seta e vai pegar aqui ó lista aqui na.

    Fonte a gente vai escrever aqueles três estatos que a gente vai usar para a nossa pesquisa que é atrasado aí eu vou colocar aqui ponte V vírgula vou colocar assim ó vence hoje.

    Opa hoje ponte vírgula e vou colocar o último estato que é no prazo então Já criei aqui meus três estatos vem atrasado vence hoje e no prazo vou dar um Ok quando eu clicar aqui agora nessa.

    Seta ele vai me dar aqui ó as três opções eu vou colocar aqui ó vence hoje e agora para trazer essas informações da nossa base de dados a gente vai vir aqui ó na célula vazia logo abaixo do nosso.

    Título e vai colocar assim ó igual filtro a gente vai usar a função filtro é uma função nova essa função ela só funciona no Excel 365 e no Excel 2021 Tá bom eu vou agora aqui abrir o.

    Parênteses quando eu faço isso ela me dá - PLANILHA EXCEL

    Três opções Matriz incluir se vazia A nossa a matriz A gente vai vir aqui ó nas despesas mensais e vai selecionar todo esses dados que a gente tem aqui.

    Toda essa base de dados veja que eu vou peguei ó desde o primeiro item lançado e fui selecionei o até o último item lançado aqui na minha planilha então eu selecionei tudo depois que eu faço isso.

    Eu vou vir aqui na barra de fórmula vou clicar aqui dentro ó veja que aqui quando eu der um ponto de vírgula eu vou vir para o passo dois que é o incluir esse incluir a gente vai incluir agora a.

    Coluna aonde tem esses estatus que a gente precisa aí pesquisar então a coluna de status tá aqui ó eu vou clicar Justamente na coluna de status ó quando eu clicar ele vai e seleciona somente a.

    Coluna do status porque é o critério que eu vou usar lá para minha busca então depois que eu fizer isso eu vou apertar aqui o igual aí eu volto aqui na a planilha renda mensal Aonde tá o nosso.

    Relatório e vou agora apontar para onde tem aqui o estat que é onde o é o critério que eu vou usar quando eu clicar aqui ó ele vai apontar pra célula Aonde tá o status que eu vou buscar.

    Pronto depois que eu fizer isso eu vou fazer o qu ó eu vou só tirar aqui porque é uma célula mesclada eu vou deixar só B4 tá bom aí eu vou dar o quê um ponto e vírgula quando eu der um ponto e vírgula.

    Ele vai partir aqui ó para último passo da função filtro que é se vazia e aqui é bem simples eu vou deixar aspa dupla porque quando não tiver nada aqui eu não quero que apareça nada aqui na minha.

    Planilha tá bom aí agora eu vou fechar o parêntese da função filtro e quando der um enter Olha o que vai acontecer ele vai lá e traz as informações que estão com status vence hoje vou clicar aqui.

    Novamente e vou mudar para o status no prazo ele vai lá e traz tudo que está no prazo lá na minha planilha base então com isso você já cria o primeiro critério o primeiro filtro usando lista.

    Suspensa diretamente na sua planilha agora a gente precisa trazer além do status eu quero também pesquisar aqui por mês porque eu não quero só Pesquisar pelo status eu quero apagar o status e.

    Também ter a opção de filtrar também por mês só que para fazer esse filtro por mês a gente precisa fazer um outro passo primeiro a gente precisa trazer a lista dos meses e aí para isso eu vou clicar.

    Aqui na célula aqui ó célula B ou melhor J6 e vou colocar assim ó Janeiro vou colocar primeira letra em maiúsculo aí vou colocar logo abaixo fe vereiro aí vou selecionar esses dois.

    E vou arrastar até aqui embaixo ó até aparecer o nome aqui do lado dezembro pronto então eu criei uma lista aqui com todos os meses Tá bom então depois que eu criei a lista dos meses eu volto aqui.

    No campo aonde eu vou pesquisar por mês venho aqui novamente ó na na guia dados ferramenta de dados vou clicar nessa Seta e vou pegar aqui ó validação de dados e aqui agora eu vou clicar outra.

    Eh Vou criar outra validação de dados eu venho aqui permitir uma lista na fonte eu vou clicar porém eu não vou escrever direto aqui na minha fonte eu vou apontar aqui ó cliquei no primeiro e.

    Segurei eu vou arrastar até a última informação que eu tenho aqui lançada de todos os meses e veja que ele pegou aqui o intervalo desde o J6 até o j17 vou dar um ok e agora eu já tenho aqui a lista.

    De todos os meses que eu tenho aí na minha planilha vou escolher o mês de setembro aí com essa coluna aqui do mês que a gente acabou de criar eu vou clicar com botão direito aqui para.

    Selecionar toda a coluna e vou mandar ocultar porque eu não quero que mostre aqui a coluna dos meus meses Tá bom então perfeito aí eu volto aqui na minha primeira célula Onde tá a minha função.

    Filtro eu veja que aqui na célula b7 que é o primeiro item aqui abaixo do cabeçário e aqui na nossa função filtro a gente vai fazer uma modificação aqui a gente vai fazer o uso da função C pra.

    Gente poder fazer um teste lógico para daí ela começar a usar a função filtro e aí o teste lógico vai ser se se o qu se essa minha célula aqui ó B4 se ela for diferente de vazio Então se ela for.

    Diferente de vazio ponte vírgula eu quero que ela faça é o primeiro filtro que é o filtro por status Então beleza se essa minha célula aqui for diferente de vazio ele vai pegar e vai fazer a.

    Função filtro trazendo aqui o meu status como o filtro aí agora aqui na frente eu vou fazer assim ó ponte e vírgula por quê Porque se esse Passo aqui não cair no critério aqui ó na opção de valor.

    Verdadeiro da função e si do teste lógico da função si melhor dizendo a gente vai vir pra parte falsa da função aí aqui a gente vai fazer novamente ó filtro não vou nem fazer novamente aqui.

    Eu vou pegar aqui ó tudo isso daqui ó até o finalzinho aqui vamos dar um cont control c agora vou vir aqui na frente e vou dar um control V pronto aqui a gente vai mudar duas coisinhas aqui dessa.

    Função filtro aqui para poder trazer o mês a primeira é a célula aonde ela tá buscando aqui o critério então aqui eu vou apagar o e o b melhor dizendo Vou colocar o e que é aonde tá aqui ó o E4.

    Ae tá o mês e aqui na frente ó onde tem assim ó despesas e mensais e status vou apagar tá vendo ó depois da vírgula até antes do igual apaguei aí eu vou votar aqui ó na fees a mensa e vou agora.

    Apontar para a minha coluna do mês então eu troquei tá vendo ó aqui é tá buscando status já essa minha nova tá buscando o mês perfeito aí vou vir aqui na frente no final da minha função vou fechar o.

    Parêntese da função C vou dar um enter e veja que agora eu vou subir aqui ó um pouquinho ele já vai trazer aqui ó tudo que foi lançado para o mês de agosto se eu mudo agora para o mês de setembro ele.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UGOFkSpeFJs
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem