027 - Distribuição de Linhas em Colunas com Critérios - Office Scripts - Excel Online

027 - Distribuição de Linhas em Colunas com Critérios - Office Scripts - Excel Online Olá seja bem-vindo a mais uma aula do meu canal de vídeos no YouTube Meu nome é Alessandro trovato e na aula de hoje vamos falar sobre o uso do Office script e vamos criar uma planilha que vai.

027 - Distribuição de Linhas em Colunas com Critérios - Office Scripts - Excel Online

Distribuir os valores em colunas conforme a aula 261 de VBA você deve estar estranhando Como assim da aula 261 de VBA eu montei uma aula específica para tirar uma.

Dúvida de um colega utilizando uma massa de dados nós transferimos os dados que estavam em duas colunas para várias colunas ou mais exatamente 79 colunas diferentes da planilha só que dessa vez.

Eu gravei uma aula anterior usando CoPilot para fazer a transpilation desse código para o Office script e demonstrei Como poderíamos adaptar aquele código Com pequenas alterações e ele se.

Tornaria funcional nessa aula vou te explicar o código completo do Office script pois lá na aula do CoPilot eu não expliquei isso eu expliquei para você apenas como usar a transpiração usando o.

CoPilot como ferramenta se você estiver preparado e se você já estiver preparada antes de começarmos Coloque aqui o seu like já deixa o seu like ajude o canal aumente a a relevância dele aqui no.

YouTube como você sabe já temos quase 1200 vídeos de tecnologia publicados todos gratuitamente para você poder acompanhar tem um catálogo virtual de vídeos e também que você vai poder usar.

Acesse bit.ly barov tudo minúsculo PBI com letras maiúsculas eu vou deixar na descrição do vídeo o catálogo virtual para você acompanhar mais de 12 aulas.

Aqui gratuitamente para você aprender chega de papo e vamos então para o código do Office script vou utilizar a planilha e vamos criar o nosso código Primeiro vou clicar na guia.

Automatizar nós vamos adicionar o novo script e nesse script nós vamos fazer Justamente a transferência dos dados para as colunas ele já traz um script padrão que nós.

Vamos apagar aqui todo o conteúdo dele deixando apenas os nossos códigos pronto vamos já renomear o nosso script vamos chamá-lo de script.

27 transpilation gravação pois esse é o que eu estou utilizando para gravar não foi possível salvar Eu acho que eu deixei algum Ah é o código o hashtag no início.

Veja Mais Aqui:

    $ads={1}

    Então vou deixar simplesmente script

    27 foi salvo vou fechar o alerta de erro e nós vamos começar o nosso script fazendo Deixe me ignorar aqui fazendo a definição das nossas variáveis eu vou.

    Comentar o código para facilitar o seu entendimento então definição das variáveis ao pressionar o enter nós vamos definir a nossa variável a.

    Primeira let como nós vamos fazer o uso do código gerado pela Inteligência Artificial pelo CoPilot então eu vou definir as variáveis como ele criou let sheet.

    Igual workbook pon get worksheet para que ele capture a planilha atual nesse método podemos passar com um string o nome da nossa planilha e ela se chama planilha.

    Um é o nome que o usuário conhece para a nossa planilha let L Row nessa técnica ou nesta variável nós vamos fazer a manipulação da última linha do nosso da nossa.

    Planilha é uma outra técnica que eu ainda não ensinei nas aulas do Office script nós vamos então digitar sheet que é a nossa variável ponto para facilitar deixe-me.

    Trocar pelo menos esse nome para w que é o nome que nós continuamos utilizando aí dentro dos nossos códigos aqui nas aulas do canal wget Used Range esse método seleciona.

    Todas as células utilizadas da planilha ponto get Lest Row existe uma ação ou método que captura a última célula usada dentro dessa faixa só que nós não vamos capturar na variável a célula nós.

    Queremos apenas o número da linha por isso Ponto R index captura o número da linha então eu sei exatamente qual é o última a última linha Desse nosso código ou dos.

    Nossos dados let LN = 2 vamos usar A

    Nomenclatura ou os números que foram dados também pela transpiração do CoPilot para os nossos códigos let Call iG 1 let LN destino já explicar.

    CL que são essas variáveis igual a 1 e let Call destino igual a 6 nós estamos utilizando a mesma numeração que usaríamos no Excel na versão desktop linha dois eu estou.

    Representando a minha segunda linha de compras você sabe que no Office script a base é zero então Teoricamente para representar a a segunda linha eu teria que colocar aqui o número um como.

    Inicial e a coluna zero para a coluna A mas estou usando o mesmo código gerado pelo CoPilot para explicar para você como funcionou esse processo lá na geração dos nossos dados através da.

    Transpiração que é a configuração de um código VBA em um código do Office script Vou salvar o script e agora nós vamos criar a nossa repetição a nossa estrutura de repetição que nesse caso.

    Vai ser a Wi você sabe que no Office script nós usamos o comando um pouco diferente então while abro o parênteses e e aqui eu vou colocar a condição enquanto a.

    Linha For menor ou igual a nossa last Row que é a variável que criamos abrindo Chaves tudo aquilo que nós colocarmos entre Chaves vai ser executado no while nós vamos começar preenchendo.

    Então vou colocar aqui um comentário preenche o título de cada coluna let title Cell que é a nossa célula de título eu vou até traduzir isso aqui em vez de deixar em inglês.

    Como ele fez eu vou colocar aqui célula título é igual cheet ponto get Cell ele vai usar o método get Cell para partir da linha zero vírgula Call destino men-1 Esse os1.

    É o fator de ajuste da base zero do Office script eu poderia ter compensado isso diretamente na inicialização das depois fica como exercício para você fazer isso eu vou usar o mesmo código.

    Gerado pelo CoPilot depois nós vamos pegar essa nossa célula título e vamos trabalhar um pouco com ela célula título ponto set value nós vamos definir o seu valor como.

    Shit get Cell linha que nós definimos no início men1 para compensar a base zer Call men1 para compensar a base zero P get value ele vai capturar o valor da nossa.

    Variável então no lugar de shit nós vamos colocar w Pois é a nossa variável que nós mapeamos lá em cima para nossa planilha na sequência célula título ponto get Format nós vamos formatar essa.

    Célula ponto getf para capturar o método de preenchimento pon set color e entre parênteses eu posso escrever o nome da cor por exemplo eu quero preencher a minha célula com a cor preta ou Black.

    Célula título pget Format novamente ou isso isso get Format pget Font agora nós vamos formatar a fonte do título ponto set color vamos Abrir parênteses e vamos passar como argumento White você está.

    Vendo aqui na caixa de ajuda que o set color precisa de uma cor do tipo string por isso a cor White célula título nó mais uma vez pget Format nós vamos formatar mais um pouco.

    Aí a nossa célula Lembrando que você tem que escrever os comandos de maiúsculo e minúsculo conforme eles exigem se você inverter a caixa do texto vai dar erro ponto get fonte mais uma.

    Vez ponto set bold que é para colocar em e vamos ativá-la com o parâmetro true o valor boiano ele liga e desliga o com essas instruções nós vamos simplesmente criar a nossa o nosso.

    Título que nada mais é do que o solicitante pegando compras clicar é ele vai vir aqui na coluna f e vai escrever compra ccar é E vai formatar na sequência ele vai pegar a coluna B que.

    São os locais e vai colocar exatamente embaixo um do outro cada coluna de forma diferente como ele escrever o título nesse trecho nós precisamos então agora decidir que e definir que a nossa linha.

    De destino ela vai ser incrementada ela vai ser igual a 2 nós vamos dizer que agora ele vai escrever a partir da linha dois usando A nomenclatura do Excel desktop.

    Ele vai compensar esse número dois com men1 no nosso código pois lembre-se que o Office script considera a planilha como sendo base zero agora nós vamos fazer o quê o.

    Preenchimento então a rotina baixo ela preenche as linhas de coluna de destino ele vai alternando cada vez que muda o nome da categoria o nome do cliente ele vai mudar a o preenchimento.

    While vamos usar outra estrutura de repetição dentro da outra estrutura de repetição enquanto w. get Cell da linha atual os1 para compensar a base 0 v0 ponto get Val enquanto o valor dessa.

    Célula for igual igual igual três Iguais significa que essa célula tem que ser igual em tipo igual em valor né E ela tem que ser ela vai ser comparada com essas duas propriedades é uma coisa que.

    Nós não encontramos no Excel desktop ela tem que ser igual então a wget Cell nós vamos capturar agora a célula da linha atual vírgula coluna z0 pon get value é uma comparação de valores e se essa.

    Condição for satisfatória for verdadeira ele vai executar o que está entre as chaves e aqui nós vamos colocar o comando get Cell wget Cell e aqui dentro nós vamos dizer que a linha de destino.

    Men1 a base zero vírgula qual destino Eu acho que fixi o parêntese aqui não deveria isso mesmo Call destino men1 porque também ten que.

    Compensar a base zero ponto set value e nós vamos definir esse valor aqui com o conteúdo da célula da coluna B vou dar no enter e nós vamos escrever dentro desse.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wc32OSaguwI
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem