01. Introdução em Filipenses - (Fp 1:1-2)

01. Introdução em Filipenses - (Fp 1:1-2) Eu queria convidar você a abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos Filipenses Capítulo primeiro verso 1 e 2 hoje à noite Vamos nos ocupar apenas com as questões introdutórias dessa cartinha tão preciosa carta de Paulo aos Filipenses Capítulo 1 verso 1 e 2 mantém a sua Bíblia aberta para que você possa acompanhar a exposição diz assim a palavra de Deus Paulo Timóteo servos de Cristo Jesus a.

01. Introdução em Filipenses - (Fp 1:1-2)

Todos os santos em Cristo Jesus inclusive bispos e diáconos que vivem em filipos que a graça e a paz de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês eu queria começar vendo o que é uma carta carta de Paulo aos Filipenses carta as cartas no mundo do apóstolo Paulo no mundo grego Romano elas eram a forma mais comum de comunicação e talvez uma.

Das formas mais antigas e havia muita variedade arqueologia tem descoberto exemplos e mais exemplos das correspondências que eram feitas naquela época havias correspondências mais formais que eram usadas para tratar em negócios questões legais comunicações do Governo e havia aquelas cartas mais informais que geralmente envolvia comunicação entre pessoas para tratar de assuntos relativos a relacionamentos deles ou assuntos de família e assim por.

Diante Geralmente as cartas eram escritas por profissionais escribas e havia também aquelas que eram feitas por pessoas não especializadas o que mostra que o mundo daquela época ele não era tão sem literalidade ou sem conhecimento da escrita como às vezes se pensa a quantidade enorme de exemplos de cartas pessoais que nós encontramos que não foram produzidas por esses escribas e profetas profissionais é uma prova disso você acha o mundo daquela época era o.

Mundo um pouco já sofisticado já familiarizado com a escrita com a leitura e esse tipo de comunicação as cartas naquela época elas seguiam uma estrutura muito simples estrutura básica que é um pouco diferente das cartas que nós estamos acostumados aqui no nosso mundo moderno primeiro vinha a identificação do autor do autor se identificava e às vezes colocava uma qualificação fulano de tal advogado falando de tal alguma outra coisa em.

Seguida ele identificava os destinatários ou destinatário a quem a carta era destinada colocava também alguma qualificação às vezes e havia um voto esse Voto no mundo grego era geralmente raírem que significa graça era um desejo era uma expressão era uma prática que se fazia depois de identificar o autor destinatário então vinha esse voto Depois tinha um conteúdo da carta que terminava com outro voto saúde ou que tudo vá bem ou alguma coisa desse tipo um exemplo aqui que nós.

Encontramos um novo testamento de uma carta grega está no livro de Atos Capítulo 23 do verso 25 a 30 que é a carta do comandante da guarnição em Roma perdão em Jerusalém que prendeu o apóstolo Paulo para Cláudio para o governador Félix o nome do comandante era Cláudio Lins e escreve uma carta a o governador e veja como ele escreve Tá aqui no Capítulo 23 de Atos a partir do verso 25 o comandante escreveu uma carta nesses termos Cláudio Lins o nome dele do autor.

Da carta ao excelentíssimo Governador Félix identifica o destinatário que é Félix e o adjetivo como excelentíssimo Governador saudações que é o voto que é feito aqui depois do verso 27 até o verso 30 ele descreve Qual o motivo pelo qual ele está mandando aquela carta que tá escrevendo essa carta que é exatamente informar a respeito do apóstolo Paulo que vai como preso e ele termina dizendo no verso 30 passe bem Então essa é a estrutura normal de uma carta naquela época e.

Agora você pode entender porque as cartas do novo testamento escritas no ambiente daquela época e seguindo um gênero literário da época Elas começam geralmente é assim o nome seu autor a destinação e um voto Às vezes o apóstolo Paulo expandia bastante isso aí como por exemplo na introdução a carta aos romanos as cartas eram escritas em pergaminhos e papiros pergaminhos eram feito de pele de ovelha que era curtido e muito apropriado para.

Fazer isso e de outros animais também e os papiros eram feito de uma planta que era esmagada prensada e depois ressecada e que servia de material de escrita também às vezes se escreviam em pedaços em tábuas de Barro de pedra e vasos que depois de quebrados deixavam pedaços que eram chamados de os tracas também não se usava-se letras minúsculas tudo minúsculo ou tudo maiúsculo Esses maiúsculos são chamados de umnciais e é.

Interessante né não tinha vírgula não tinha espaço entre as letras não tinha parágrafo e nem tinha Capítulo e nem tinha Versículo nessas cartas e elas foram escritas em grego que era a língua do Império Romano os apóstolos e líderes da Igreja Cristã cedo se apropriaram desse meio de comunicação percebendo a sua importância nem sempre eles podiam estar presentes nas igrejas porque o cristianismo cresceu muito rápido no primeiro século e a liderança particularmente os.

Apóstolos de Cristo Jesus que era uma liderança da igreja eles eram no número limitado eles não poderiam dar atenção a todas as igrejas e todas as regiões então eles usaram as cartas para suprir a sua ausência as cartas ou epístolas que é o nome que se dá elas serviam como substitutas da presença do apóstolo ou do líder cristão essas cartas eram escritas para serem geralmente lidas na igreja durante os cultos e para serem.

    Obedecidas como se o apóstolo o autor estivesse ali em pessoa orientando

    Aquelas comunidades em seguida essas cartas eram copiadas e distribuídas para as outras igrejas Essa é a razão pela qual nós dizemos hoje pelo menos dentro das igrejas reformadas que nós não precisamos de Apóstolos porque as cartas que eles escreveram eram substitutas da sua presença e uma vez que eles morreram nós.

    Temos essas cartas e nós podemos aprender com os apóstolos e ouvir dos Apóstolos através das cartas dos inscritos que eles deixaram por isso que nós dizemos que a igreja cristã ela é Apostólica não é porque ela tem Apóstolos porque ela não tem mais mas porque ela está fundamentada sobre a doutrina dos Apóstolos que está com substanciada nas cartas que eles escreveram essas cartas elas foram consideradas como inspiradas por Deus.

    Portanto autoritativas para todas as igrejas e elas foram colecionadas o apóstolo Pedro na sua segunda carta faz menção de uma coletânea das cartas de Paulo que já circulava ali em meados do primeiro do século já na segunda parte os cristãos reconheceram essas cartas produzidas pelos Apóstolos e por pessoas próximas aos Apóstolos como sendo realmente inspiradas por Deus e começaram a colocá-las juntamente com os Evangelhos ao lado do Antigo Testamento dos 27 livros do novo testamento 21 São.

    Cartas já pensou nisso 21 São cartas 13 foram escritas pelo Apóstolo Paulo dessas 134 São destinadas a três indivíduos duas Timóteo uma Tito e outra Filemon uma carta foi escrita por um autor desconhecido endereçada aos hebreus três foram escritas pelo Apóstolo João das três uma foi a um indivíduo gaio duas foram escritas por Pedro cartas Gerais destinadas para as igrejas daquela época uma foi escrita por Thiago.

    Irmão de Jesus também uma carta geral e outra carta geral também escrita por Judas igualmente irmão do Senhor Jesus Cristo outras cartas foram escritas por esses líderes mas elas não entraram no cano na coleção dos inscritos considerados como inspirados por Deus e representantes da escritura sagrada como por exemplo a gente tem notícia na própria Bíblia de que Paulo escreveu uma carta aos crentes de Laudiceia nós não temos essa carta e é o que tudo indica ele escreveu mais duas Cartas a igreja de Corinto que também não estão aqui.

    Deus na sua Providência preservou e guardou aquelas cartas que Queria que fizesse parte da nossa Bíblia e que estão aqui no cano do novo testamento e a carta aos Filipenses é uma dessas 13 cartas perdão é exatamente é uma dessas 13 cartas que o apóstolo Paulo escreveu eu fiz essa introdução para que vocês percebessem o trabalho que está por detrás da facilidade que.

    Você tem hoje de abrir a sua Bíblia e em português ler carta de Paulo aos Filipenses todo o trabalho que está envolvido em fazer com que você possa aí na segurança do celular na tranquilidade no conforto do seu lar quer seja no seu aplicativo que seja em formato físico você abrir esse livro de Deus e ali ter acesso a essa carta que foi escrita dois mil anos atrás vamos ver aqui agora então algumas questões relacionadas com a introdução.

    Da carta primeiro lugar autoria a carta se apresenta como tendo sido escrita pelo Apóstolo Paulo verso primeiro Paulo e Timóteo servos de Cristo Jesus Paulo Timóteo servos de Cristo e Jesus pouca gente questiona que foi de fato o apóstolo Paulo a quem questione Por incrível que pareça a quem questione que Paulo tem escrito a Primeira Timóteo segunda Timóteo ele tem escrito Tito que ele tem escrito a carta aos Efésios aos.

    Colossenses e um grupo pequeno questiona se ele escreveu a carta aos Filipenses os argumentos são argumentos que podem ser explicados de outra maneira e a evidência da autoria de Paulo é muito grande é a mesma linguagem daquelas cartas que são consideradas autênticas Romanos as duas de Coríntios e aos Coríntios Gálatas ninguém questiona a autoria delas no vocabulário e os temas são bastante parecidos além disso a teologia é a mesma não tem divergência e.

    Tem o testemunho dos Pais da igreja você me pergunta ah mas que argumento então eles usam para dizer que não foi Paulo

    Que escreveu isso aqui alguns dos argumentos é que aquela introdução Paulo se refere aos bispos e diáconos que haviam na igreja então eles dizem assim era muito cedo para que a igreja já tivesse uma estrutura onde tivesse oficiais como bispos e diáconos isso é uma coisa mais do século segundo Então essa carta foi escrita no século II por alguém imitando o estilo de Paulo etc.

    Mas a questão é que o livro de Atos que ninguém questiona que está localizado no primeiro século já se questionou uma vez hoje em dia ninguém mais faz isso ele menciona claramente que o costume de Paulo era a medida que ele plantava a igrejas ele organizava a sua liderança em presbíteros e diáconos exemplos no livro de Atos da eleição de presbíteros para guiar e supervisionar as igrejas que haviam sido.

    Plantadas pelo Apóstolo Paulo então não há razão para questionarmos autenticidade da carta de fato ela foi escrita pelo Apóstolo Paulo ex Sauro de Tarso judeu convertido ao cristianismo em meados do século I ele se apresenta aqui na carta como servo de Jesus Cristo tem que lembrar que nós podemos entender a palavra servo no original Duos escravo escravo de duas maneiras primeiro no conceito grego Romano que seria então bastante pejorativo o escravo não tinha.

    Direito a nada o escravo não tinha direito a sua própria vida ele pertencia a uma outra pessoa e era considerado uma classe bem desprezada da sociedade mas do ponto de vista é hebraico a palavra servo era usado no antigo testamento para se referir aos homens de Deus por exemplo Moisés de Deus então havia uma conotação de dignidade a gente não sabe exatamente que sentido Paulo tá usando aqui essa expressão quando ele se apresenta como servo de Jesus Cristo Talvez ele tenha.

    As duas coisas em mente a semelhança dos homens de Deus do Antigo Testamento Paulo é um servo de Jesus Cristo um homem de Deus e ao mesmo tempo Jesus Cristo é o seu senhor a quem ele presta lealdade última final e absoluta Talvez nós tenhamos que entender nesses dois sentidos aqui nós vemos que Timóteo estava com Paulo é uma das poucas cartas onde Paulo se associa com mais alguém quando ele se apresenta não quer dizer que Timóteo participou na elaboração da.

    Carta a carta é de Paulo mas que Timóteo estava com ele por ocasião da carta e a gente pergunta por que que Paulo mencionou se você ler o livro de Atos você vai ver que a presença de Timóteo foi decisiva naquela região ali da Macedônia particularmente em filipes ele estava presente na Fundação da igreja e Paulo tem planos aqui na carta de Mandato Timóteo de volta a filipos para cuidar de algumas coisas lá talvez até levar apresentar alguns planos que Paulo tem.

    Para evangelizar outros lugares Então por tudo isso era importante que ele mencionasse Timóteo ali ao lado dele quando ele escreveu essa carta Lembrando que Paulo estava preso quando ele escreveu isso é um detalhe que nós iremos ver em seguida mas isso Não significava que ele era escravo de César mas sim escravo de Jesus Cristo como ele diz aqui Paulo servo de Cristo Jesus Vamos agora para segunda questão que é.

    Quando essa carta foi escrita uma vez que nós sabemos que Paulo está preso aqui na carta onde ele com clareza ele ele menciona isso por exemplo aqui no capítulo um verso 13 toda a guarda pretoriana e todos os demais sabem que estou preso por causa de Cristo A pergunta é em que ocasião porque Paulo ficou preso três vezes uma em cesária de felipes outra em Éfeso e a outra em Roma existem bons argumentos em favor de todas as três posições mas a maioria dos.

    Estudiosos entendem que a prisão da qual Paulo escreve essa carta é a prisão de Roma que é relatada no último capítulo do livro de Atos onde Paulo ficou durante dois anos preso e foi nessa ocasião que ele escreveu Efésios Colossenses e Filemon juntamente com Filipenses Então se essa localização de Paulo a prisão de Roma o mais provável então é que ele escreveu essa entre um ano 60 e o ano 62 depois de Cristo algum tempo depois Paulo haveria de morrer pela mão de Nero Avenida morrer pela mão.

    De Nero a carta destinada aos que vivem felipos está aí no verso primeiro Paulo Timóteo servos de Cristo Jesus a todos os santos em Cristo Jesus inclusive bispos e diáconos que vivem em filipos que moram em filipos era uma cidade muito especial ela era considerada uma colônia Romana ou seja ela desfrutava de um estado superior a outras cidades ali se falavam latim que.

    Era a língua do Império Romano embora grego também era conhecido a estrutura da cidade seguia a estrutura do império romano e havia uma presença muito grande de soldados romanos e oficiais Romanos aposentados que moravam Ali era uma cidade então importante que se destacava das demais cidades poucas cidades naquela época tinha o privilégio de ser considerado uma colônia Romana como era o caso de felipes E foi exatamente nessa cidade que o apóstolo Paulo foi levado para.

    Pregar o Evangelho durante a sua segunda viagem missionária que nós encontramos relatada no livro de Atos Capítulo 16 de acordo com o registro o apóstolo Paulo teve uma visão onde então ele recebia um pedido de socorro para ir até a Macedônia passa Macedônia e nos ajuda então guiado pelo Espírito Santo ele chega até a cidade de filipos que estava ali naquela província e a história é bem conhecida ele prega o evangelho primeiro.

    Algumas mulheres que estavam à beira de um rio mulheres de origem Judaica porque estava numa reunião de oração Lídia se converte e toda a sua casa depois Paulo continua pregando o evangelho ali e muitas outras pessoas se convertem ao episódio em que ele expulsa o demônio de uma moça que era de vingadora o que acaba dando um espírito de adivinhação de uma moça que era escrava o que acaba trazendo complicações para Paulo e Silas porque eles são jogados na prisão pelos.

    Donos da Escrava que viram a esperança de lucro se desfazer e é nessa ocasião que quando vão tirar Paulo da prisão depois de terem batido em Paulo e prendido Paulo é nesse Episódio nesse momento também que o carcereiro se converte vocês lembra da história ele é batizado com toda a sua família no dia seguinte quando vão libertar Paulo Paulo diz eu sou cidadão Romano porque que vocês fizeram isso comigo eram aquilo esse essa reivindicação de Paulo ganha um significado maior quando a gente lembra que Filippo zera Uma colônia.

    Romana onde o Direito Romano era obedecido e Paulo apela para aquilo Vocês fizeram muito mal porque eu sou um cidadão Romano eu tenho direito de cidadão Romano não podia ser preso e apanhar e ficar torturado sem que ele pudesse ter uma Instância de defesa né e Paulo então apela para isso aí E assim a igreja de filipos nasceu Paulo se refere a eles aqui no verso primeiro ele diz assim a todos os santos que vivem em filipos Santos é designação no novo.

    Testamento para cristão não significa que eles eram perfeitos que eles não tinham mais pecado inclusive aqui nós vamos ver que Paulo tem notícia e uma das razões que ele escreveu essa carta ele tem notícia de que havia problemas da igreja de filipes então eles não eram Santos no sentido de perfeitos quando a Bíblia se refere aos cristãos como Santos Não pense no santo católico no santo etc não você tem que pensar no sentido bíblico do tema a palavra santo ela significa na raiz alguma coisa.

    Alguma pessoa que é separada e é uma indicação de que o Cristão é alguém que Deus separou do mundo para si para pertencer a ele mediante Jesus Cristo alguém que Deus separou do mundo mediante o sacrifício de Cristo perdoa os seus pecados e constituiu o seu povo então embora houvesse ali na cidade de filipos uma grande concentração de pessoas ali no meio Deus tinha separado.

    Um povo para si que era a igreja por isso que os cristãos são chamados de Santos nesse sentido não no sentido moderno com qual a gente tá acostumado a pessoas de grande fé de grande santidade que fizeram Milagres ou alguma obra grandiosa para a igreja que foram canonizados Não é esse o sentido isso é um desvio do sentido natural e bíblico Santos São todos aqueles que em todo lugar professam o nome do Senhor Jesus Cristo como único e suficiente Salvador.

    É assim que Paulo se dirige a eles como Santos em Jesus a igreja de filipos quando Paulo escreveu era uma igreja que já estava organizada era uma igreja madura fazia cerca de 10 anos que Paulo tinha estado ali e pregado o evangelho quando ele escreve essa carta e ele menciona que a presença de bispos e diáconos depois de se dirigir a igreja não ele fala a todos os santos ele diz.

    Inclusive bispos e diáconos bispos e diáconos queria chamar sua atenção aqui para essa designação bispos a palavra Bispo significa supervisor palavra grega é psicopos aquele que supervisiona aquele que presta atenção aquele que está alerta para o que está acontecendo é uma designação apropriada para líderes da igreja que tem como objetivo supervisionar o trabalho de Deus os.

    Bispos eles são os mesmos presbíteros Paulo por exemplo menciona na carta que ele escreve a aos Efésios ou na carta que ele escreve a Tito onde ele usa os dois nomes alternadamente ou na sua no seu sermão aos líderes de Éfeso registrado lá no livro de Atos Capítulo 21 de mais uma vez bispo e Presbítero é tratado são tratados como idênticos como equivalentes só que a palavra Bispo.

    Significa supervisor e a palavra Presbítero significa ancião Presbítero aponta para o caráter daquele que vai ocupar essa posição ele tem que ser uma pessoa madura enquanto que Bispo aponta para sua função ele vai supervisionar a obra de Deus muito cedo bispos barra presbíteros barra pastores que são a mesma coisa eles foram colocados pelo Apóstolo Paulo e pelos demais líderes para governar as igrejas liderais.

    Igrejas encaminha igrejas supervisionais igrejas espiritualmente eles eram pessoas que tinham que ter qualidades espirituais qualidades Morais qualidades sociais habilidades para ensinar deviam ser pessoas eleitas pelo povo e Note que ele fala no plural Eu não creio que havia igrejas em filipos havia uma igreja só mas essa igreja tinha bispos o que mostra de que não havia no Novo Testamento a ideia de que o governo da.

    Igreja ficava na mão de uma pessoa só na verdade é só no século segundo que vai aparecer a ideia de que o Bispo seria um Presbítero que se destaca acima dos outros e que recebe a responsabilidade de liderar um grupo de igrejas de uma determinada região porque esse conceito não se encontra no novo testamento é um colegiado bispos e presbíteros formavam um colegiado que juntos pastoreavam.

    Rebanho tomavam decisões juntos orava juntos serviam juntamente ali ao senhor no meio daquelas igrejas já os diáconos a própria palavra diácono significa alguém que ministra no contexto de servo e a origem dos diáconos está lá no livro de Atos no capítulo 6 quando for eleitos aqueles sete gregos com o objetivo de ajudar na distribuição da cesta básica das viúvas carentes lá em Jerusalém igualmente eles.

    Eram eleitos em grande número e eram voltados para a assistência social ajuda aos pobres visitação aos doentes a organizar a vida da igreja e assim por diante são estes basicamente os dois ofícios da Igreja Cristã presbíteros barra bispos barra pastores e diáconos os primeiros voltados para supervisão espiritual da igreja e os segundos e a segunda categoria de akmos voltada para o cuidado social o braço.

    Social da igreja da ajuda aos pobres e aos doentes e assim por diante Isso mostra que desde cedo as os cristãos no período apostólico ela se estruturaram elas tinham uma liderança elas se organizaram que a resposta que a gente dá a algumas pessoas alguns se intitulam de desigrejados dizendo que a na Bíblia não tem nada de institucionalização ou de organização ou estruturação da igreja isso é fugir diante dos fatos escreveu Filipenses no início da década de 60 ele se refere aos bispos e.

    Diáconos líderes oficiais da igreja que estavam ali e que eram aqueles a quem Deus confiou a vida da igreja então é claro nós somos contra a institucionalização quando ela vira um fim em si mesmo quando as pessoas passam a defender as estruturas da igreja de suas denominações mais do que a Igreja de Cristo aqui essa estrutura deveria servir nós somos absolutamente contra também mas negar que havia uma estrutura no Novo Testamento que havia ofícios que.

    Havia liderança organizada Eleita isso aí é fugir diante da evidência do novo testamento Vamos agora para a pergunta o que que motivou Paulo a escrever essa carta essa querida igreja 10 anos depois que ele esteve lá a razão foi a seguinte Paulo estava preso em Roma Quando recebe a visita de um irmão chamado é pafrodito que era membro da igreja de filipos Talvez um dos seus líderes alguns acham que Inclusive era o pastor e é pafrodito.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=RU74tt7Caj8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem