03 - O Ministério na Galiléia, Peréia e Judéia (Mc 7.31-10.52)

03 - O Ministério na Galiléia, Peréia e Judéia (Mc 7.31-10.52) Quero saudar a todos com a paz do Senhor Jesus e queria convidá-los a abrir a escritura no evangelho de Marcos Capítulo 7 vamos no verso 31 do Capítulo 7 até o tempo de Capítulo 10 final do capítulo 10 Deus permitir na nossa maratona no evangelho de Marcos antes de começar eu preciso esclarecer duas coisas a respeito da palestra de ontem primeiro quando eu falei ele é assunto do aniversário ele não tava falando nada contra você Celebrar o.

03 - O Ministério na Galiléia, Peréia e Judéia (Mc 7.31-10.52)

Aniversário seu e dos seus entes queridos na sua casa me referir apenas a questão da igreja tá certo a questão da igreja segunda coisa aquela passagem lá quando diz que Jesus considerou puros todos os alimentos existe alguns manuscritos gregos muito antigos que acrescentam a expressãozinha literalmente significa menos o fruto e pesquisas recentes indicam que Jesus referia o pequi certo então ele ele liberou todos os frutos toda a.

Comida menos o pequi e isso bate com a teoria de que a árvore proibido fruto proibido lá no Éden era um pique mesmo Tá certo apenas para dar o quadro completo muito bem queridos vamos orar para começar pai querido nós pedimos a tua benção agora para o estudo da tua palavra ilumina o nosso coração a nossa mente e dá-nos graça ó Deus para.

Apreendermos o significado da tua palavra revelada no evangelho de Marcos para nós hoje danos entendimento humildade fala o nosso coração em nome de Jesus amém queridos até o que é que nós vimos Na mensagem anterior apenas para manter o quadro maior diante de nós Marcos registrou vários milagres que Jesus relatou Ele registrou em sequência porque o objetivo dele era mostrar que.

Jesus é o poderoso filho de Deus é o próprio Deus e isso através dos atos que ele realizou Já chamei a sua atenção para o fato de que Marcos ele se concentra muito mais no Jesus em ação do que no Jesus mestre como por exemplo Mateus como por exemplo Lucas também segunda coisa que nós vimos é que apesar de todos os milagres que Jesus fez e alguns deles em extraordinários os discípulos permaneciam sem entender Quem era Jesus.

E Qual a missão dele aqui nesse mundo e vimos também que a liderança religiosa do Judaísmo daquela época estava cada vez mais Furiosa contra Jesus porque Jesus quebrava o sábado Jesus andava com publicanos e pecadores Jesus questionava a tradição dos anciãos como aquelas leis de etárias e a questão do lavar as mãos ele já estavam planejando de alguma forma se articulando se unindo para conter o avanço de Jesus popularidade de.

Jesus as multidões que seguiam Jesus Jesus estava ficando cada vez mais perigoso para o judaísmo daquela época Jesus então sentindo a hostilidade ele vai para regiões mais distantes da Judeia nós vimos como ele vai pregar o Evangelho inclusive nas regiões da Fenícia nas cidades de tiro e sidom quando ele expulsa o demônio da filha do filho de uma mulher Ciro Fenícia era uma menina na verdade Jesus expulsa.

O demônio daquela mulher que era grega naquela morando na região da Fenícia já indicando o ministério de Jesus apontando para outros povos além dos juDeus Hoje eu queria ver com vocês os seguintes pontos se o tempo permitir primeiro Jesus continua ministrando em outras regiões lembra que eu disse que a sede do ministério dele nos primeiros dois ou dois anos e meio do seu.

Ministério a sede era Cafarnaum era uma cidade que ficava ao Largo do mar da Galileia e que dali Jesus saía para ministrar em toda aquela região mais ao sul estava Judeia então Jesus tinha ido lá em Jerusalém pelo menos duas vezes até agora para celebração da páscoa ou de outra festa que a gente não tem muita certeza por isso inclusive que a gente pode calcular o tempo do ministério de Jesus pelo número de vezes que ele foi a Jerusalém para Celebrar festas então nós.

Estamos aqui há dois anos e meio do ministério de Jesus Ele está agora visitando outras regiões e é aqui é a segunda coisa que nós vamos ver que ele revela a sua identidade finalmente o segredo messiânico por assim dizer o nome que o pessoal dá para isso é finalmente revelado e Jesus discutindo diante dos discípulos Qual é a sua missão nós veremos em terceiro lugar o final do seu ministério na Galileia e em quarto lugar Jesus se.

Dirige para a Judeia ele sabe que chegou a hora dele ele começa a ir para Jerusalém onde ele sabe que vai ser entregue vai ser traído entregue e morto e veremos então esse final de ministério na Galileia e o início do ministério dele na Judeia a caminho de Jerusalém tá certo esse é o quadro maior que a gente tem diante de nós vamos ver se o nosso o nosso tempo permite que nós chegamos até lá então muito bem bíblias abertas aí.

Inclusive uma recomendação ainda dá tempo se você não leu o evangelho de Marcos todo eu devia ter dito isso desde a primeira mensagem é muito bom que você tirasse um tempo durante o dia ou sozinho ou com sua família para ler ler o evangelho de Marcos ele é o menor dos Evangelhos tem 16 capítulos Ah eu creio que uma hora no máximo você consegue uma hora e pouco você consegue ler o evangelho de Marcos todo então ainda dá tempo para a gente fazer isso então.

    Vamos lá o ministério de Jesus em outras regiões próximas da Galileia Capítulo 7

    De 31 a 37 se você está acompanhando aí é o registro do ministério de Jesus na região chamada decápolis que significa 10 cidades essas 10 cidades foram fundadas no Século IV por Alexandre o Grande durante o tempo de predomínio do império grego quando ele conquistou aquela região e ele mandou construir.

    Aquelas 10 cidades ficou com o nome de decápolis era uma região predominantemente grega havia juDeus mas eram poucos Jesus vai para aquela região e ali é trazido até ele um homem que era surdo e gago surdo e gago e naturalmente essas pessoas tinham ouvido falar de Jesus e queriam que Jesus curasse aquele homem Jesus evita a multidão e leva o homem a parte e ele faz alguma coisa inédita ele em vez de curar diretamente pela palavra.

    Dessa feita ele coloca o dedo nos ouvidos do homem cospe na língua do homem talvez pegou saliva e pôs na língua do homem olha para o céu suspira e diz em aramaico é fatar significa abre-te e o texto diz então que na hora o empecilho que havia no homem foi desfeito e ele começa a ouvir e a falar claramente Jesus então proíbe que não divulguem isso porque ele não queria aglomeração mas o texto diz que isso se espalhou rapidamente e as.

    Multidões mais gente vinha a Jesus para ser curada das suas enfermidades e a multidão diz tudo ele faz muito bem tudo ele faz muito bem era a aprovação daquela região de decápolis dali Jesus viaja de volta para sua terra para Cafarnaum e no caminho no local deserto já estou aqui no Capítulo 8 de 1 a 13 aliás nós vamos de oito de 1 a 10 primeiro ali no local deserto Jesus durante três dias.

    Ministras Multidões Marcos é muito sucinto mas a gente imagina que durante esses três dias Jesus estava ensinando o reino de Deus aquele material que está no sermão do monte por exemplo Jesus fala a respeito do Reino de Deus Jesus cura os doentes expulsa os demônios traz a mensagem da palavra de Deus para aquela multidão E no final de três dias ele demonstra compaixão por aquela multidão que estava com fome o pessoal tava tão ávido da palavra de Deus que já fazia três dias que eles estavam lá.

    Pensa num sermão cumprido né três dias de sermão né o pessoal nem comendo estava mas no final Jesus se preocupa com a multidão expressa sua compaixão ele disse está com pena da multidão e os discípulos perguntam né quem é que pode fartá-los nesse deserto era uma região Deserta em algum lugar perto de Cafarnaum a gente não tem aqui informação correta e portanto não havia.

    Logística para uma multidão daquela mas Jesus Então pergunta o que é que os discípulos têm em mãos e eles têm ali sete pães e Jesus então mais uma vez manda a multidão se aquietar chama os discípulos ele parte aqueles sete pães e sai distribuindo para os discípulos os discípulos levam para a multidão e sete pães alimentam 4 mil homens segundo o registro de Marcos e depois eles ainda recolhem sete.

    Sextos de sobra de maneira discreta de maneira impressionante esse milagre acontece Há muitas teorias alguns liberais quando leem essa história aqui e daqui a segunda multiplicação dos pães eles dizem que a primeira e a segunda multiplicação dos pães foi foi o seguinte na hora que aquele menino chegou dizendo que ele tinha ali uns pãezinhos e uns Peixinhos que era o lanchinho dele mas que ele oferecia para.

    Ajudar aí todo mundo viu ficou impressionado e cada um botou a mão no seu bisaco né na sua mochila e tirou o seu próprio pão e saiu distribuindo né alimentou todo mundo a pergunta o que que tem de Sobrenatural nisso desde o propósito desse milagre é mostrar o poder de Jesus que Ele é Deus que ele tem autoridade sobre os elementos ele pode manipular os elementos transformar multiplicar coisas coisas que só o criador poderia fazer em seguida ali terminado aquele evento e.

    Agora eu tô Capítulo 8 de 11 a 13 Marcos diz que os fariseus vieram bater boca com Jesus e queriam que Jesus mostrasse

    Um sinal do céu provavelmente diante do milagre da multiplicação eles disseram assim bom esse tá multiplicando pães mas Moisés fez cair pão do céu então eles disseram a Jesus dá um sinal do céu em vez de multiplicar pão faz com que pão caia do céu como Moisés fez e diz o texto que Jesus deu um gemido de.

    Tristeza no seu íntimo e disse nenhum sinal será dado a essa geração ou seja vocês são incrédulos vocês não querem um sinal esse pedido de vocês não é Genuíno não parte de um coração que quer aprender vocês estão me tentando isso aqui é igual a tentação lá no deserto tu não és o filho de Deus diz que essas pedras se transforma em pães era a mesma coisa mesma coisa então Jesus percebendo isso que não havia sinceridade da parte dos fariseus ele se recusa a fazer qualquer.

    Sinal em atenção ao pedido deles e aí ele entra no barco e vai para o outro lado ele vai para a região de saída Se você olhar no mapa fica oposta a Cafarnaum lá no final no norte do mar da Galileia onde não é da Galileia tá aqui lá no bico superior Cafarnaum tá aqui betsaida tá aqui e eles entram no barco para ir para a região de betsaida e no barco Jesus diz aos seus discípulos cuidado com o.

    Fermento dos fariseus e os discípulos não entenderam O que é que Jesus estava dizendo aquilo e começaram a conversar entre size e dizer assim deve ser porque a gente não trouxe pão a gente se esqueceu de trazer pão aqui para para essa essa viagem aí Jesus diz para eles Será que vocês não entendem que eu não tô falando de pão quando faltou pão na naquele evento é quantos eu alimentei multiplicando o pão e agora quantos eu alimentei.

    Multiplicando o pão é claro que o que eu estou dizendo não se refere a falta de pão porque eu posso multiplicar pães tem um pão no bar eu posso multiplicar vocês não entenderam então os discípulos perceberam que Jesus se referia a hipocrisia dos quando Jesus diz cuidado com o fermento dos fariseus Jesus estava se referindo cuidado com a hipocrisia dos fariseus mas vejam como a falta de compreensão dos discípulos eles acabaram de ver um milagre de Jesus mas.

    No momento seguinte eles não percebem a aplicação disso Qual é o significado de Jesus poder multiplicar pães ele é Deus então quando ele diz cuidado com o fermento dos fariseus ele não tá dizendo que pena que a gente não trouxe pão porque a gente tinha acabado de fazer pão sobrenaturalmente a falta de compreensão sobre quem é Jesus leva tem efeitos drásticos na nossa vida prática e leva a falta de compreensão de outras coisas também referentes ao reino de Deus só então é.

    Que os discípulos perceberam que Jesus estava falando da hipocrisia dos fariseus que era como fermento que leveda massa que se espalha Jesus diz cuidado não seja um começo de hipócritas religiosos que estão tentando me tentando para provocar algum sinal quando na verdade no seu coração Eles não têm qualquer aceitação da minha pessoa chegando do outro lado então em betsaida Jesus desembarca e agora eu tô no verso 22 até o verso 26 do capítulo 8 Jesus.

    Desembarca e trazem um cego para Jesus o cego para que Jesus o curasse naturalmente devia ser um cego bem conhecido da cidade né porque há um movimento para que ele fosse Curado que Marcos nos diz que Jesus leva o homem para fora da Aldeia onde eles estavam e Jesus cospe nos olhos do cego impõem as mãos sobre ele e pergunta se tá vendo alguma.

    Coisa e o cego diz eu tô vendo homens caminhando parece árvores então isso indica que esse homem não era cego de nascença porque ele sabia o que era uma árvore ele deve ter ficado cego algum tempo depois né alguma doença nos olhos alguma coisa ele tinha ficado certo Jesus impõe as mãos sobre ele a princípio ele vê meio que nevoado Jesus de novo impõe as mãos e aí ele via claramente todas as coisas então é a segunda vez que Jesus faz milagres usando meios primeiro aquele gago e.

    Surdo que ele cura também com cuspe e colocando o dedo nos ouvidos e aqui um cego que ele cura colocando saliva nos olhos e impondo as mãos menciona esse detalhe aí né que Jesus não eu disse né que ele ele colocou saliva nos olhos do sangue indicando que Deus usa meios ele pode curar pela palavra mas ele também usa meios e ele nem sempre age da mesma maneira às vezes Jesus cura diretamente outras vezes ele.

    Faz esse cerimonial aqui que ele não tinha feito antes Provavelmente o significado é esse aí e Jesus adverte o cego dizendo não entre na aldeia não volte para entrar na aldeia e naturalmente não não deve ter resultado em nada né porque eu quero é absolutamente cego Né tava curado agora que cara de Boca calada ia ser muito difícil Além do mais ele tinha que explicar porque é que tava vendo agora né como é que ele tava vendo agora.

    Mas é a tentativa de Jesus de evitar que a proliferação de ideias erradas a respeito dele de quem ele era daí Jesus vai para as cercanias da cidade de cesaria de Felipe tudo isso tá acontecendo do lado direito do seu olhar o mapa de Israel e está acontecendo do lado direito do Rio Jordão onde você tem a região onde decápolis você tem betside mais um pouquinho para o norte você tem cesareia de Filipe então Jesus está caminhando naquela região que é.

    Predominantemente gentílica com havia juDeus Mas eles eram poucos estavam andando naquela região onde havia aldeias ao redor da cidade de cesareia cesareia foi construída pelo rei Herodes Filipe em homenagem a César Por isso tá um tem o nome de cesaré E era uma cidade predominantemente Romana sem muitos juDeus quando estavam por ali Jesus Faz aquela pergunta para os discípulos quem as multidões dizem que eu sou e os.

    Discípulos respondem que o senhor Elias que o senhor o que é que Marcos pegou aqui né porque eles variam um pouco aqui os discípulos disseram João Batista Elias ou algum dos Profetas é isso que a multidão fala a teu respeito é isso que eles acham que o senhor é e Jesus Então se dirija Pedro e pergunta direta se dirigiu os discípulos e pergunta diretamente mas vocês quem vocês dizem que eu sou esse é o grande momento do confronto Esse é o grande momento em que Jesus confronta os.

    Discípulos com essa pergunta que a pergunta que está no ar desde o capítulo primeiro quem é esse homem quem é essa pessoa que tem esses poderes extraordinários desafia a religião presente anda com publicanos e pecadores não se conforma ao padrão religioso Da nossa época mas expulsa demônios somente com sua palavra Quem é esse e agora Jesus confronta os discípulos chegou a hora de Jesus confrontar os discípulos e perguntar quem vocês acham que eu sou vocês tem andado comigo quase três anos.

    Quem vocês acham que eu sou e Pedro diz então tu és o cristo palavra Cristo no grego significa ungido que é a tradução da palavra Messias em hebraico que tem o mesmo significado tu és o cristo e Mateus acrescenta que a resposta completa de Pedro foi tu és o cristo O Filho do Deus Vivo Filho do Deus Vivo então Pedro já havia chegado a essa conclusão que Jesus não.

    Somente era o Messias mas ele era o próprio filho de Deus ele era o próprio filho de Deus do Deus altíssimo do Deus de Israel que estava ali presente entre eles Jesus não era um profeta não era um homem extraordinário não era um homem ungido diferente dos outros mas ele era o próprio filho de Deus ali presente entre eles e então Jesus diz aos discípulos aqui no verso 30 do capítulo 8 e a ninguém dissessem tal coisa a seu.

    Respeito ele ainda quer manter o segredo da sua identidade prazo Multidões para aquelas pessoas para os líderes religiosos mas agora para os seus discípulos ele confirma de fato a sua identidade que ele é o cristo o filho do Deus vivo e em seguida ele revela o que a gente chama do segredo messiânico que tá ido verso 31 eu queria até ler com vocês então começou a.

    Ensinar-lhes que era necessário que o filho do homem era uma expressão que Jesus usava muito para se referir a si mesmo e é que é baseada no livro de Daniel onde Daniel teve uma visão em que alguém como filho do homem se aproximava do ancião de dias e recebia o reino o poder sobre todos os reinos dessa terra é chamado do filho do homem porque ele é ou representante da ração humana como Adão foi lá no Paraíso só que Adão caiu e a raça humana caiu com Adão mas agora.

    O filho do homem o filho aquela promessa que Deus fez lá no Jardim do Éden virar um descendente da mulher que haverá de esmagar a cabeça da serpente então Jesus se apresenta como sendo esse ele é o filho do homem aquele homem que viria para vencer o diabo vencer o mal implantar o Reino de Deus e ele aqui no verso 31 Jesus começou a ensinar dizendo que era necessário que o filho do homem ele.

    Sofresse muitas coisas fosse rejeitado pelos anciãos pelos principais sacerdotes pelos escribas fosse morto e que depois de três dias ressuscitasse aqui está o segredo messiânico que não tinha sido dito até agora é que o Messias ele viria primeiro para sofrer viria primeiramente para sofrer na visão dos juDeus e dos discípulos o Messias era aquela figura gloriosa militarmente Invencível conquistador que libertaria Israel dos seus inimigos mas agora eles ficam surpresos quando Jesus.

    Diz que ele vai para Jerusalém e vai sofrer muitas coisas ele vai ser rejeitado pelos anciãos os anciãos eram os líderes do sinédrio que era maior autoridade Religiosa e civil dos juDeus Jesus seria rejeitado pela liderança pelos principais sacerdotes então anciãos eram os líderes civis os sacerdotes eram os líderes religiosos e.

    Os escribas eram os mestres da lei que dominavam o conhecimento Toda erudição Toda o conhecimento daquela época Jesus seria rejeitado por todos eles seria morto e depois ressuscitaria e diz aí o verso 32 que Jesus expõe a isso claramente mas o que que acontece surpresa de todo mundo Pedro se aproxima de Jesus e começa a repreender Jesus dizendo Mestre Para com isso para com isso que história.

    É essa de que o senhor vai ser rejeitado e que o senhor vai sofrer o senhor vai morrer o seu filho de Deus Filho do Deus altíssimo Eu acabei de dizer isso então como é que o Cristo Filho do Deus altíssimo vai ser rejeitado pela nação de Israel a quem foram feitas as promessas o povo da aliança e vai ser morto pelos escribas fariseus e saduceus para com isso isso não vai acontecer Jesus em volta para Pedro eles Arreda.

    Satanás a ré da Satanás porque você não entende das coisas de Deus e sim das coisas humanas Pedro não estava possesso por Satanás mas Pedro havia sido tentado por Satanás e ali naquele momento ele fala influenciado pelo tentador a perspectiva de Pedro era meramente humana um Messias da perspectiva humana era um Libertador era o salvador E no caso Israel estava sob o domínio Romano Israel precisava de.

    Libertação Militar de libertação Civil de autonomia para ter o seu próprio governo era essa expectativa dos juDeus mas essa era a visão humana a visão de Deus era diferente a perspectiva de Deus era diferente Deus mandou o seu filho O Messias ao mundo para libertar o seu povo de algo muito pior do que a escravidão ao império romano que era a escravidão ao pecado escravidão é o pecado isso tinha que ser resolvido primeiro e era por isso que Jesus veio ele veio para morrer Ele veio.

    Para sofrer em lugar do seu povo para libertá-lo das correntes do pecado e das consequências isso Pedro não entendia na hora Pedro já sabia que Jesus era o Cristo Filho do Deus Vivo mas ele ainda não percebi as implicações disso por isso ele é repreendido em seguida e Jesus então do verso 34 a 38 ele expõe agora o que é que significa segui-lo O que é o custo do discipulado O que é o.

    Reino que ele veio trazer e eu queria também ler com vocês então convocando a multidão E juntamente os seus discípulos Jesus disse se alguém quer vir Após Mim assim mesmo se negue tome a sua cruz e siga-me quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la e quem perder a vida por causa de mim do Evangelho vai salvá-la que aproveita o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ou que daria um homem em troca de sua alma porque qualquer que nessa geração adúltera e.

    Pecadora se envergonhar de mim das minhas palavras também o filho do homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu pai com seu santo os anjos Jesus agora se vira para multidão E os seus discípulos dizendo vocês estão me seguindo vocês se consideram meus seguidores mas agora eu vou dizer a vocês o preço disso se algum de vocês quer me seguir negue-se a si mesmo tome a sua cruz como eu vou fazer e me siga você quer ser meu discípulo você vai.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=C5rgf1fUibY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem