DEUS AINDA CURA HOJE - Hernandes Dias Lopes

DEUS AINDA CURA HOJE - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes vamos falar sobre enfermidade e cura na perspectiva de Deus na Perspectiva bíblica eu peço que você abra sua Bíblia comigo em João Capítulo 11 Versículo 3 está escrito o seguinte mandaram pois as irmãs de Lázaro dizer a Jesus senhor está enfermo aquele a quem amas note você que é.

DEUS AINDA CURA HOJE - Hernandes Dias Lopes

Possível ser uma pessoa amada por Jesus e amar a Jesus e ainda assim enfrentar a enfermidade as duas coisas não são incompatíveis Jesus ama Lázaro Lázaro ama Jesus mas Lázaro cai enfermo de tal forma que não há.

Nenhuma incompatibilidade Entre a Fé e o amor a Cristo e ser amado por Cristo e estar doente bom Por que ess assunto é importante primeiramente porque nós somos um ser integral lá em Lucas 2 diz que Jesus crescia em sabedoria estatura e graça diante de Deus e dos homens Ou seja é crescimento físico em.

Estatura crescimento intelectual em sabedoria e crescimento espiritual em graça não só na vertical mas também na horizontal diante Deus diante dos homens isso porque nós somos um ser integ é assim que a Bíblia nos vê Mark Luther King disse que a religião trata tanto com o céu como com a terra lida tanto com a alma como também com o corpo bom é muito importante.

A uma perspectiva histórica é perceber o que aconteceu no século X com o pietismo o pietismo saindo de uma ortodoxia muito ossificada eh Partiu para uma piedade sem ortodoxia e começou a dar muita ênfase na salvação da alma em detrimento ah do bem-estar do corpo o que importa é salvar a alma como se o.

Homem pudesse ser seccionado dividido dicotomizado entre o aspecto físico e o espiritual mas eh Possivelmente esta ênfase do pietismo do século X tem a ver com resquícios da filosofia grega né filosofia grega olhava e por exemplo a morte como a libertação da alma do claustro da prisão do corpo para a filosofia grega a matéria era.

Essencialmente má enquanto o espírito era essencialmente bom não é essa a perspectiva da palavra de Deus não é esta a perspectiva da palavra de Deus Deus criou o homem do pó da terra soprou em suas narinas o fôlego da vida ele passou a ser alma vivente de tal maneira que nós temos o elemento material e o elemento imaterial nós temos o corpo físico e nós temos uma alma espiritual imaterial e Deus está.

Eh cuidando tanto do corpo quanto da alma a salvação não é apenas uma salvação etérea mas é a salvação do homem tanto no seu aspecto espiritual quanto no seu aspecto físico Deus se importa com o corpo quando a Bíblia trata do nosso corpo ela diz que o nosso corpo é o santuário do Espírito Santo tá lá em primeiro Coríntios 6 19 E20 segundo o nosso corpo é um instrumento de adoração Paulo diz Em Romanos 12 versículo.

Primeiro você deve oferecer o seu corpo como sacrifício vivo Santo e agradável a Deus que este é o culto racional que Deus agrada terceiro devemos glorificar a Deus o nosso corpo porque esse corpo foi comprado e ele não nos pertence ele é de Deus precisamos glorificar a Deus com ele e Paulo diz lá em romanos 88:11 que o nosso corpo também será glorificado por isso que vai haver a ressurreição do corpo e nós.

Ressuscitaremos com corpo Imortal incorruptível poderoso glorioso espiritual Celestial semelhante ao corpo da Glória do Senhor Jesus Cristo é preciso também dizer que a enfermidade a doença não atinge apenas as pessoas ímpias ou os pagãos ou os incrédulos ou os idólatras ou os feiticeiros ou os agnósticos ou os que zombam ou blasfemam de Deus a.

Enfermidade atinge também o povo de Deus o homem mais Santo Mais piedoso também enfrenta enfermidade né ah a enfermidade chega nos países ricos nos países pobres nos países frios e nos países quentes a enfermidade chega pros velhos e também paraos jovens Ah é claro que a graça de Deus não nos mantém fora da enfermidade da doença Reis e.

Súditos eh ricos e pobres doutores e analfabetos médicos e pacientes estão sujeitos às enfermidades nenhum dinheiro nenhum poder nenhuma ciência nenhuma medicina consegue manter do lado de fora a doença nem mesmo eliminar a morte da experiência humana bom dito isto como introdução eu gostaria de examinar com você o primeiro ponto que é uma visão histórica da enfermidade e da.

    Cura você precisa entrar por exemplo no antigo testamento mormente o pentateuco

    E muit especialmente o livro de Levítico como o melhor manual de medicina profilática preventiva do século XV AES de. Cristo período em que viveu Moisés ao escrever este manual de medicina preventiva que é o livro de Levítico e as leis.

    Cerimoniais estabelecidas por Deus dadas ao povo eh superavam em muito a mais avançada medicina da época por exemplo a questão da circuncisão um dos mais importantes meios para se evitar o câncer de colo de útero Israel por exemplo tem um dos menores índices de câncer de colo de útero do mundo em virtude da circuncisão não era apenas uma questão.

    Estética e não apenas uma questão de funcionalidade da sexualidade humana mas também uma questão da prevenção de doença segundo a questão do isolamento do leproso né que você encontra no livro de Levítico é curiosíssimo isso mas eh este isolamento do leproso identificando a lepra diagnosticando a doença se afastava esta pessoa da família da comun do convívio social foi.

    Um grande avanço e você sabe que a lepra era doença mais assombrosa e mais temida nos tempos antigos né Eh mais tarde você se lembra que houve a peste negra no século XI matando 1 terç da população da Europa e depois no século XV vem a sífilis que também era extremamente temida pois a lepra era mais temida do.

    Que a peste negra do que a sífilis a lepra foi um terror um terror no século 6 e 7 da era Cristã e atingiu seu pico aterrador nos séculos 1 e 14 mas este isolamento que Levítico o manual de medicina preventiva.

    Com as leis cerimoniais estabeleceu foi um elemento fundamental no tratamento desta doença tão eh eh assombrosa para aquela época né então a lepra foi vencida quando os médicos voltaram se para o princípio de Levítico 13:46 do isolamento bom a outra coisa digna de destaque aqui é que o desenvolvimento do tema enfermidade cura na história tem um corte muito.

    Importante na Renascença no norte da Itália nos séculos x e XV até A Renascença a medicina era a medicina à beira do leito né a partir daí a partir da Renascença o corpo passou a ser dissecado né o corpo passou a ser e examinado Ah então e começa a existir uma outra Perspectiva da Medicina não a medicina beira da cama do leito mas a medicina.

    Tecnológica a tecnológica com a Revolução Industrial jamais no período moderno criaram-se os grandes centros urbanos e então isso prolifera a a o a o crescimento da das zonas urbanas das regiões urbanas Isso facilita e propcia melhor dizendo o atendimento hospitalar então a medicina Deixa de ser uma medicina à beira do leito para ser uma medicina de massa despersonalizada.

    E uma medicina eh impessoal e também coletiva o paciente Deixa de ser chamado pelo seu nome para ser um caso né para ser a enfermidade para ser a doença né para ser um órgão doente era a medicina organicista que acabava de surgir bom deixa eu lhe dar agora um segundo ponto uma visão teológica da enfermidade e da cura e Alan piá que escreveu um livro.

    Fantástico Dedo de Deus ou chifres do diabo e ele trabalha nesta obra e quatro

    Períodos da história né Ah bem distintos com respeito a essa questão e de enfermidade cura e até mesmo dos Milagres primeiro período foi o período apostólico no período apostólico os crentes acreditavam nos milagres e os milagres de fato aconteciam o segundo período é o período medieval é o período que vai do 5to ao.

    15º século esse período chamado de idade média Escolástica Idade das Trevas nesse período acreditava-se nos milagres do passado e divulgavam falsos Milagres eh Alan piá nesse livro dele diz por que os reformadores tinham tanta dificuldade de eh entender a contemporaneidade dos milagres porque.

    Eles tinham nas costas deles uma mochila de 1000 anos 1000 anos de propagandas de falsos Milagres Então você precisa ler o homem no seu tempo e no seu espaço no seu contexto diz a lanier terceiro período período da reforma acreditavam nos milagres do passado mas eles tinham dificuldade de acreditar na contemporaneidade dos milagres porque não tinha registros históricos desses.

    Milagres já há 1000 anos se fazendo propaganda de falsos Milagres Então vem o período contemporâneo no período contemporâneo acreditam-se nos milagres do passado e divulgam milagres abundantes no presente mas de doenças fundamentalmente funcionais e não orgânicas é claro que que nós vivemos hoje agora eu vou entrar nesse assunto.

    Uma enchurrada de relatos de curas a granel mas muitas dessas chamadas curas milagrosas não tem nenhuma evidência não tem nenhuma comprovação e muitas vezes num mar religioso se faz propaganda de milagres que de fato nunca aconteceram Então vamos olhar comigo a questão da Teologia da.

    Prosperidade uma dessas Vertentes desde os anos 1980 duas correntes se destacaram de um lado os Defensores da saúde e da riqueza com a chamada teia prosperidade e da confissão positiva e dentre esses estão po show morce lul mor rulo kennet Reagan Marilyn Ricky Benin entre tantos outros.

    Mais o segundo grupo tem sido chamado de movimento de sinais e maravilhas ou a terceira onda seus protagonistas principais são Jack dear Wayne griden John wimber Peter Wagner agora é muito importante você tem visto isso todo dia na televisão em alguma literatura em algumas mensagens triunfalista eh muitos embustes muitos truques muitos.

    Truques eh para como se fosse um chamariz como se fosse fos uma isca para atrair as pessoas dentro de uma cultura Mística e sincrética como a cultura brasileira dentro de um contexto ah de misturas de crenças como nós temos no Brasil a da pajelança indígena eh da idolatria dos colonizadores.

    Eh dos cultos afros vindo dos escravos que vieram da África ou ou mais tarde ah do kardecismo que veio da França tudo isso vai misturando e quando você bota tudo isso num liquidificador e bate este caldo que sobra é um sincretismo religioso muito favorável as mais variadas crenças numa população sofrida quando você entra com essa ideia de curas Milagres e prosperidade isso atrai muita gente e aí não falta os.

    Espertalhões não faltam os Camel da fé para explorarem esse tema e atraírem Multidões fazendo promessas e anunciando milagres que verdadeiramente nunca aconteceram Então quais são os principais pontos de vista nesse sentido nós como cristãos dizem eles não precisamos sofrer reveses financeiros não precisamos ser cativos de pobreza ou de enfermidade Este é o ensino de reen por exemplo então dizer que um cristão não.

    Pode ser pobre e não pode ser doente bom isso está na contramão ah dos registros bíblicos e da história da igreja talvez as pessoas mais piedosas que já viveram entre nós lidaram não só com pobreza mas também com enfermidade com isso eu não estou lhe dizendo que é pecado ser rico e que é Virtuoso ser pobre não nem pobreza nem riqueza tem nada a ver com espiritualidade é possível ser alguém rico e muito rico e ser piedoso como era.

    Piedoso Abraão Isaque Jacó eram homens ricos como era rico José e era piedoso como Davi era um homem rico e era piedoso como Ezequias eraa um homem rico e era piedoso né Como Jó era um homem riquíssimo e eraa piedoso Mas você encontra também pessoas pobres avarentas gananciosas incrédulas Então não é a condição.

    Econômica social de um cidadão de uma cidadã é que define a sua espiritualidade Então essa Teologia da prosperidade está equivocada com esta afirmação segundo porque os crentes adoecem eles dizem primeiro por falta de fé segundo por desconhecerem seus direitos terceiro porque não pedem ajuda quarto porque há pecado não confessado então este ensino não está certo não está certo não é isso que a Bíblia.

    Ensina e é curioso que alguns dos protagonistas deste ensino ao ficarem doentes foram escondidos pros hospitais porque a sua teologia não fica de pé nós vivemos hoje por exemplo essa questão da pandemia Muitos daqueles que foram audaciosos na pregação de curas Milagres etc ficaram de calças.

    Curtas de certa forma enfrentando constrangimento porque eh quando a teologia não é verdadeira quando ela não está fincada nas escrituras ela não se sustenta na hora da crise e esta é uma realidade que está desnudada diante dos nossos olhos chega a ponto de alguns deles dizerem assim é errado procurar um médico sobre quaisquer circunstâncias aqueles que apelam para um médico que são internados.

    Em hospitais demonstram a falta de fé que deshonra Deus que equívoco que equívoco o próprio Jesus é chamado de médico o apóstolo Paulo que foi o grande Bandeirante do cristianismo tinha a tirao um médico como o seu grande cooperador que foi Lucas porque Paulo era um homem enfermo enfermidade física Timóteo seu discípulo e a quem de certa forma Paulo tinha.

    Muito apreço que era o seu cooperador talvez mais próximo era doente e tantos outros registrado nas escrituras então Eh afirmar que a medicina está contra fé e que quando você que é um crente vai ao médico faz uma consulta toma remédio eh precisa passar por uma cirurgia está tendo ah falta de fé não tem Amparo na escritura toda a ciência é ciência de Deus e a medicina é uma dádiva de Deus o que você não pode é deixar de confiar em Deus.

    Porque toda cura toda cura é Divina Deus cura com os meios Deus cura sem os meios Deus cura apesar dos meios quem cura é Deus Ele quem perdoa todos os nossos iniquidades quem sara todas as nossas enfermidades mas muitas vezes Deus nos cura através dos recursos da Medicina ele pode curar sem eles mas ele colocou-os como recursos para o nosso uso bênção Então esse ensino não tem.

    Fundamento na escritura muito bem algumas heresias sobre cura divina pregadas pela Teologia da prosperidade então eu vou dizer algumas dessas heresias que eles pregam primeiro porque Deus deseja que os cristãos desfrutem de suas bênçãos enfermidade mostra que você está fora da vontade de Deus Se Prega isso como se quando você está enfermo você está fora da bênção de Deus não foi o que Marta e Maria.

    Disseram para aquele emissário que foi a Jesus senhor está enfermo aquele a quem amas o fato de Lázaro estar enfermo Não significava que ele não estava desfrutando do amor de Jesus por ele segunda declaração deles O pecado é a causa da enfermidade portanto você deve resistir à enfermidade como você resiste ao pecado veja bem esta.

    Associação direta de Pecado doença precisa ser melhor examinada é claro que a doença entrou no mundo em virtude do pecado original na queda dos nossos pais no Éden isso é fora de discussão mas afirmar que toda doença é consequência imediata de algum pecado que você temha cometido não tem base nas.

    Escrituras não tem você não pode pegar um ponto porque há doenças que são provocadas por pecados nós vamos lidar com isso aqui né e sobretudo aquelas chamadas doenças ramar gênicas né é o que Davi demonstra no Salmo 38 que e no Salmo 51 quando ele calou os seus pecados envelheceram os seus ossos ele tinha gemidos então havia eh efeitos físicos provocados certamente por pecado.

    Não confessado mas nem toda a enfermidade tem a ver com algum pecado que Você cometeu então pegar parte e dizer que parte é o todo não é uma boa interpretação das escrituras terceiro eles dizem desde que Cristo morreu pelas suas enfermidades como morreu pelos seus pecados você deve ficar livre de ambos bom.

    Eh depois nós vamos examinar ah na segunda parte desta palestra O equívoco que se tem de que Jesus levou também as nossas enfermidades como levou os nossos pecados e portanto se nós estamos livres da condenação dos nossos pecados e perdoados dos pecados Nós deveríamos de igual modo estar livre da doença Então se se você está tendo alguma doença porque você não está se apropriando da da obra expiatória de.

    Cristo na Cruz nós vamos nos nós vamos ficar Livres da enfermidade gente não é nesse corpo aqui esse corpo está sujeito a fraqueza esse corpo está sujeito a enfermidades esse corpo está sujeito a pegar um vírus uma bactéria esse corpo está sujeito a ficar enfraquecido a adoecer e morrer esta promessa de que nós teremos um corpo livre de doença é pro corpo da.

    Ressurreição enquanto você e eu estivermos aqui nós estaremos sujeitos sim às enfermidades muito embora muito embora Muitas delas nós podemos nos prevenir sim por exemplo doenças sexualmente transmissíveis que se se você vive uma vida regrada de obediência você evita por exemplo uma pessoa que tem o hábito ou o vício a dependência química seja.

    Ela do álcool seja ela do cigarro seja ela das drogas quando ele é Se priva desses males ele está tendo sim cuidado com o seu corpo por exemplo uma pessoa que tem problemas de glutonaria e ela come demais Ela vive para comer e não come para viver ela então é intoxica o seu organismo com comida demais ou com comida errada porque ele deveria se precaver diante deste ou daquele problema que ele possui e ele não tendo.

    Cuidado ele vai sofrer as consequências nós não estamos eh eh ignorando essas questões mas dizer que a sua fé e imuniza você é um equívoco nós estamos aí no meio de uma pandemia Quantos irmãos nossos crentes piedosos melhores do que nós foram infectados pelo coronavírus vírus e muitos deles sucumbiram gente crente piedosa nós não podemos afirmar que essas pessoas não eram crentes que elas não se apropriaram da.

    Expiação porque seus pecados foram perdoados suas doenças T que ser eliminadas não tem fundamentação nas escrituras quarta afirmação deles se você tem fé o suficiente você pode ser curado bom eh é novamente pegar um caso particular e dizer que o particular representa o todo em alguns casos Jesus diz seja feito conforme a tua fé Mas não é verdade que a a fé vai nos curar e nos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Hzwv4jt26Bk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem