05. Sem medo dos adversários - (Fp 1:27:30)

05. Sem medo dos adversários - (Fp 1:27:30) Nós vamos abrir queridos a palavra de Deus na carta de Paulo aos Filipenses Capítulo 1 e nós vamos ler do verso 27 até o 30 eu peço já que você abra sua Bíblia e que a mantenha aberta para acompanhar a exposição que será feita Filipenses Capítulo 1 do verso 27 ao verso 30 acima de tudo vivam de modo digno do Evangelho de Cristo para que o indo até aí para vê-los ou estando ausente eu.

05. Sem medo dos adversários - (Fp 1:27:30)

Ouço a respeito de vocês que estão firmes em um só espírito como uma só alma lutando juntos pela fé do evangelho que em nada se sentem intimidados pelos adversários pois o que para eles é prova Evidente de perdição para vocês é sinal de salvação e isso da parte de Deus porque vocês receberam a graça de sofrer sofrer por Cristo e não somente de crer nele pois vocês têm o.

Mesmo combate que viram em mim e que agora estão ouvindo que continuo a ter até aqui a leitura da palavra de Deus estais são as palavras os versos finais do primeiro capítulo da carta de Filipenses vencer de Deus na próxima segunda-feira iniciaremos o capítulo 2 na parte anterior essa passagem o apóstolo Paulo havia compartilhado com os Filipenses as suas expectativas com respeito ao julgamento de César como os.

Irmãos se recordam eles estavam em Roma aguardando o resultado do seu julgamento por parte do Imperador Tudo indica que ele já tinha feito uma defesa que essa defesa tinha ido bem e Paulo estava convencido de que o resultado seria satisfatório embora ele reservasse o resultado final para os desígnios de Deus isso explica a tensão que a gente vai encontrar na carta em determinados momentos o apóstolo reitera sua convicção de que ele vai sair em outros ele fala da possibilidade de que isso.

Não aconteça isso decorre do fato de que nós estamos persuadir estamos convencidos daquilo que entendemos que as circunstâncias apontam mas a gente sabe que Deus está no governo de todas as coisas e que a resposta final é qualquer que fosse o resultado Paulo estava preparado quer fosse a sua liberdade quer fosse a sua morte e o que deixava pronto nós vimos era a sua dedicação a glória de.

Cristo que Paulo coloca nessa frase para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro depois então de falar das suas expectativas com relação ao futuro ele encoraja os Filipenses a permanecerem firmes diante das adversidades que por sua vez eles estavam enfrentando como crentes em Cristo ali na cidade nós veremos então hoje a exortação do apóstolo para que eles vivam de maneira digna do Evangelho.

De Cristo e as três maneiras pelas quais eles deveriam obedecer na prática então mantém a sua Bíblia aberta e Capítulo 1 verso 27 a 30 da carta de Paulo auxílio-pensas primeiro lugar então a exortação de Paulo que está no verso 27 para que eles vivam de maneira digna do Evangelho Paulo diz aqui que ele quer que isso aconteça acima de tudo é assim que se.

Inicia o versículo Ou seja que isso era o mais importante que isso acontecesse não importa as circunstâncias qualquer que fossem as adversidades acima de tudo mais eles deveriam viver de maneira digna do Evangelho a palavra viver que Paulo usa aqui no verso 27 viva de modo digno do Evangelho é uma palavra Rara no Novo Testamento e ela vem da palavra polis que a palavra para cidade e de onde vem.

A nossa palavra política e ela descreve a conduta dos cidadãos de uma cidade que Paulo tá dizendo aqui é que vocês se comportam como cidadãos em filipes a cidadania Romana era muito valorizada não sei se recordam que Paulo Apelou para o fato de ser cidadão Romano quando ele primeiro esteve tipos agora Paulo lembra aos cristãos daquela cidade ele lembra que eles eram cidadãos da Pátria Celestial e que ele se tornaram membros.

Da cidade espiritual da Jerusalém espiritual mediante o evangelho de Cristo Jesus e portanto eles deveriam viver de maneira digna dessa cidadania é isso que a expressão significa vivam de modo digno do Evangelho de Cristo comportam-se como cidadãos do Reino dos Céus e Havia três maneiras pelas quais eles poderiam fazer isso na prática a primeira eles deveriam se unir contra os.

Adversários do Evangelho tem no final do verso 27 para que o indo até aí para vê-los ou estando o ausente eu ouço a respeito de vocês que estão firmes em um só espírito como uma só alma lutando juntos pela fé do Evangelho provavelmente é pafrodito que tinha trazido notícias da igreja de filipos juntamente com uma oferta para ajudar o apóstolo Paulo havia informado o.

Apóstolo Paulo que havia polêmicas desavenças na liderança da igreja de filipos aparentemente esses pastores ou presbíteros líderes da igreja não estavam se entendendo e estavam disputando aparentemente por espaço e por poder e outras questões similares que estavam minando a unidade da igreja enfraquecendo o seu testemunho Paulo vai tratar dessas divisões logo em seguida é o que vem logo adiante aí Capítulo 2 a.

    Partir do verso primeiro Paulo vai tratar da unidade da igreja o que Paulo está dizendo aqui é que eles deveriam

    Deixar as diferenças que havia entre eles e Eunice contra os verdadeiros adversários da igreja e ele usa expressões como estejam firmes num só espírito ou como uma só alma essas expressões elas significam simplesmente que vocês tenham o mesmo ânimo que vocês pensem concordemente e que vocês lutem juntos pela fé do Evangelho esse termo aqui seria entendido pelos militares.

    Aposentados que moravam em filipes lembrem que filipes eram Uma colônia Romana é uma cidade onde morava muita gente que havia se reformado do exército romano e que morava ali ele certamente entenderiam essa expressão de Paulo né que vocês devem lutar juntos pela fé do Evangelho de que maneira eles poderiam fazer isso de que maneira os crentes de Felipe poderiam se unir para lutar pela fé do Evangelho primeiro defendendo o evangelho dos seus depratores dos seus.

    Inimigos dos difamadores segundo recusando o ensino de falsos mestres que já estavam entrando na igreja como veremos daqui a pouco como cidadãos de uma mesma cidade que se uniam para defendê-la dos inimigos assim Paulo pede que ele se unam para defender o evangelho dos seus inimigos era isso que Paulo queria saber era isso que ele queria tomar conhecimento veja o final do verso é 27 né quando ele diz assim para que eu.

    Indo até aí ou para vê-los até aí para vê-los ou estando ausente e o Ouça a respeito de vocês que vocês estão Unidos juntos lutando pela fé do Evangelho caso Paulo Paulo fosse liberto e chegasse até lá ele queria ter essa notícia de que o Filipenses estavam Unidos lutando como cidadãos de uma mesma cidade em defesa da sua Pátria Celestial o caso Paulo estivesse ausente Ou seja caso ele não.

    Pudesse ir mas uma daquelas passagens em que Paulo faz o que a gente chama reserva Divina né Deixa a palavra final nas mãos de Deus era dessa forma que eles poderiam em primeiro lugar viver de maneira digna do Evangelho de Jesus Cristo se unindo Deixando as diferenças de lado e enfrentando do verdadeiro adversário defendendo o evangelho das críticas injustas das detrações e das difamações a segunda maneira pela qual eles poderiam viver de maneira digna.

    Como cidadãos do Evangelho de Jesus Cristo era não temer os adversários como está no verso 28 e nada e que em nada se sentem intimidados pelos adversários pois o que para eles é prova é vidente de perdição para vocês é sinal de salvação e isso da parte de Deus Essa é a segunda maneira pela qual eles deveriam viver de forma digna do Evangelho de Cristo Jesus sem temer os adversários a palavra adversário aqui.

    Ela tem um sentido daqueles que se opõe no caso que se opõe a pregação do evangelho que se opunham a disseminação do evangelho e a presença Cristã ali na cidade não existe consenso entre os estudiosos sobre a identidade desses adversários muitas possibilidades eu não vou entrar na discussão de todas essas possibilidades mas eu vou opinar eu vou dizer aquilo eu tendo que pode responder.

    A todas essas indagações na verdade não era apenas ou não era apenas um único grupo de adversários mas como acontecia em todos os lugares onde o evangelho era pregado no primeiro século a hostilidade vinha de três três origens primeiro os moradores da cidade que estavam perseguindo os crentes da mesma forma como eles haviam perseguido o apóstolo Paulo ou seja os próprios vizinhos os próprios contemporâneos eles.

    Eram os primeiros a perseguir os seus amigos quando ele se tornavam cristãos veja como Paulo vai dizer no verso 30 vocês têm o mesmo combate que vocês viram em mim e que agora estão ouvindo que continua a ter quando Paulo esteve lá em filipes ele foi perseguido caluniado preso pela população e agora ele diz que os Filipenses estavam passando por essa mesma coisa o que aponta para o fato de que esses adversários eram em primeiro lugar os moradores da cidade que da mesma forma.

    Que eles perseguiram Paulo eles também agora estavam perseguindo os seus conterrâneos que haviam crido na

    Mensagem de Paulo que haviam no evangelho havia formado a igreja mas também existe a diversidade da parte de judaizantes de juDeus aparentemente convertidos ao cristianismo Mas que exigiam que os não juDeus que se declarassem cristãos cumprissem a lei de Deus particularmente ou exclusivamente a as três marcas no judaísmo que era.

    Circuncisão a dieta Religiosa e o calendário sagrado e essas pessoas elas acompanhavam apóstolo Paulo onde quem é que o apóstolo Ia onde Paulo fundavam uma igreja encostava o judaizante querendo fazer com que os convertidos se tornassem juDeus especialmente praticando a circuncisão Paulo menciona esse pessoal aí no capítulo 3 no verso 2 A 3 quando ele diz assim Cuidado com os cães Cuidado com os maus obreiros cuidado com a falsa circuncisão porque nós é que somos a circuncisão nós.

    Que adoramos a Deus no espírito e nos gloriamos em Cristo Jesus em vez de confiarmos na carne Paulo adverte aqui os Filipenses a que tenham cuidado com esses obreiros que queriam impor a circuncisão ora é claro isso aqui identifica os adversários como sendo então judaizantes Aqueles que queriam impor os costumes judaicos no gentios mas era provável também que havia gentios que tivessem entrado na igreja que se converteram ali com a pregação de Paulo mas que depois se tornaram liberais nos costumes veja como Paulo no.

    Capítulo 3 a partir do verso 17 ele diz assim irmãos sejam meus imitadores e observem os que vivem segundo exemplo que temos dado a vocês pois muitos andam entre nós dos quais repetidas vezes eu lhes dizia e Agora digo até chorando que são Inimigos da Cruz de cristo olha que expressão inimigos né o destino deles é a perdição Deus deles é o ventre e a glória deles está naquilo em que deveriam se.

    Envergonhar visto que só pensam nas coisas terrenas isso aqui não pode ser dito dos judaizantes provavelmente Então é libertinos gente que a princípio havia abraçado cristianismo mas depois como muitos outros deram interpretação errada doutrina da salvação pela graça e pensavam que podiam viver de qualquer maneira estavam querendo e estavam causando confusão trazendo dissensão dentro da igreja o que Paulo está dizendo é que os Filipenses não deveriam se atemorizar diante da adversidade que.

    Estava vindo eles quer seja por parte das autoridades da cidade que é seja por parte dos juDeus dos judaizantes eles não ficassem intimidados por nada que eles dissessem ou fizessem tipo assim ameaças nós vamos processar vocês como fizemos com o apóstolo Paulo nós vamos entregar a vocês as autoridades essa religião aí de vocês é contra a nossa religião ela não tem espaço ela não é reconhecida e também vinha o judais antes com aqueles argumentos às vezes bastante pessoas vivos a respeito da.

    Necessidade de guardar a lei de Moisés Paulo diz aqui eu quero ouvir que vocês em nada se sentem intimidados pelos adversários estes são os adversários e Paulo disse para eles não fiquem intimidados não se assustem essa expressão aqui que Paulo usa Não fiquem com medo ou intimidade ele é usada para descrever aquele susto que os animais têm como por exemplo cavalos que ficam assustados com alguma coisa e reagem de maneira brusca não é.

    Então essa reação que Paulo está querendo que eles não tenham Não fiquem assustados assim de repente com o crescimento A Escalada da adversidade da hostilidade contra vocês aí na cidade de filipos ele diz alguma coisa muito interessante no final do verso 28 Porque isto ou porque o que para ele é prova Evidente de perdição para vocês é sinal de salvação e isso da parte de Deus não é uma passagem muito fácil de interpretar mas ela quer dizer o seguinte que a coragem dos Filipenses.

    Diante dos adversários seria uma demonstração pública de que eles realmente eram salvos se eles ficassem com medo desses adversários e recuassem isso seria um indício uma prova Evidente de que os seus adversários sabiam que os Filipenses estariam perdidos isso é derrotados mas a firmeza deles Face aos inimigos aos adversários era evidência de que Deus estava com eles Porque somente Deus poderia dar a eles também a coragem de enfrentar tamanha oposição e.

    Que eram os adversários que estavam caminhando para a perdição Então é assim que a gente explica aí o final do verso 28 para eles é prova Evidente de perdição que seria o recuar não é se ele estivessem recuado na verdade a firmeza de vocês é sinal de salvação de que Deus está com vocês e isso da parte de Deus isso não vem do homem mas vem de Deus por todos esses argumentos o apóstolo Paulo diz não fiquem intimidados diante dos adversários é capitulando Paulo diz.

    Comportem-se como cidadãos do Reino de Deus vivam de maneira digna do Evangelho de Cristo e vocês devem fazer isso em primeiro lugar se unindo para enfrentar os adversários os verdadeiros adversários da Igreja Segundo corajosamente sem ter medo das ameaças deles que nós acabamos de ver e agora em terceiro lugar vendo os Sofrimentos por Cristo como graça versos 29 e 30 vocês receberam a graça de sofrer por Cristo e.

    Não somente de crer nele pois vocês têm o mesmo combate que viram em mim e que agora estão ouvindo que continuo a ter Paulo está aqui dizendo ao Filipenses que eles deveriam enxergar os Sofrimentos por Cristo ali na cidade como sendo um alto privilégio dado por Deus note que não é qualquer sofrimento Paulo não se refere aqui a qualquer sofrimento é o sofrimento que é decorrente da firmeza em Cristo Jesus.

    Deles viverem como cidadãos do Reino dos Céus seguindo a ética os Cost da lei da Pátria Celestial como todo cidadão deve fazer cumprir a lei do seu país assim eles eram membros da Pátria Celestial eram cidadãos do Reino dos Céus deveriam viver daquela maneira aquilo haveria de Despertar oposição e perseguição e eles deveriam ver isso como um privilégio que Deus tinha dado para eles agora veja como é que Paulo diz isso.

    Ele diz que foi dado com relação a Cristo com relação a Cristo foi dado dois privilégio foram dados dois privilégios com relação aos Filipenses primeiro de crer em Cristo final do verso 29 vocês receberam a graça de sofrer por Cristo e não somente de crer nele a graça de crer em Cristo havia sido concedida aos Filipenses e essa passagem é muito importante para reforçar o que a gente sempre diz que fé.

    É um dom de Deus que crer em Jesus Cristo é obra da Graça de Deus não é alguma coisa que você consegue produzir não é alguma coisa que uma pessoa incrédula de repente ela pode ter se Deus não vier e não conceder a graça de crer a fé em Cristo Jesus a pessoa nunca vai crer por ela mesmo ela sempre vai rejeitar o Evangelho é isso que Paulo tá dizendo aqui que Deus deu a eles a graça de crer a gente pensa por exemplo como está lá no.

    Livro de Atos em Lídia quando Paulo chegou na cidade de filipos e procurou um local à beira beira do rio para poder pregar o Evangelho encontrou uma reunião de oração de mulheres já influenciadas pelo Judaísmo e o texto lá do livro de Atos diz que enquanto Paulo pregava Deus abriu o coração de Lídia Deus concedeu a graça essa graça a Lídia que ela cresce no evangelho pregado pelo Apóstolo Paulo foi a mesma coisa com carcereiro romano.

    Naquela noite Extraordinária na prisão Quando Deus lhe concedeu a graça para aquele cresse no Cristo que ele ouviu Paulo e Silas pregando cantando e louvando enquanto estavam ali nas algemas mesmo quando muitos rejeitaram lá em filipos o evangelho de Cristo como os donos daquela moça que era escrava e que tinha um espírito de adivinhação e que denunciaram o apóstolo Paulo ainda.

    Assim Deus deu graça para que muitos Filipenses viessem a crer em Cristo Jesus essa graça E esse privilégio não foram dados a todos os moradores de Filippo senão a nossa passagem não faz sentido Não é verdade veja como Paulo diz vocês tem que lembrar que com relação a Cristo Deus lhes deu dois privilégios o primeiro foi crer nele a graça de crer a graça de crer que Deus dá soberanamente a quem ele quer quem ele quer mas havia uma segunda graça que havia sido concedida com relação a Cristo e Paulo diz que é a graça de.

    Sofrer por ele vocês receberam a graça de sofrer por Cristo e não somente a graça de sofrer por ele sofrer por Cristo Paulo diz é privilégio e graça porque demonstra a nossa participação no sofrimento de Cristo que por sua vez reflete a nossa participação na glória de Cristo se nós sofremos com Cristo aqui nós também reinaremos com ele diz o.

    Apóstolo Paulo em sua literatura nas suas cartas por isso que sofrer por Cristo é um privilégio mais uma vez lembre não é qualquer sofrimento que é graça não é qualquer sofrimento que é privilégio que Deus nos concede tem muitos cristãos que sofrem porque tem a língua grande são invejosos são desonestos praticam imoralidade são arrogantes e são então retaliados eles recebem oposição eles recebem castigo por conta disso e aí eles se vitimizam.

    Eles vão para as redes sociais reclamar que estão sendo perseguidos quando na verdade eles cometeram erros eles fizeram coisas que não deviam fazer que Paulo Está se referindo a sermos perseguidos por amor de Cristo simplesmente pelo fato de sermos cristãos professarmos publicamente a nossa fé e vamos convir o que desperta a hostilidade do mundo contra o verdadeiro cristão não são essas outras coisas o que o mundo realmente não aceita porque.

    O mundo aceita o comportamento imoral desonesto gente arrogante vaidosa tá sim no mundo não é verdade mas o que o mundo não tolera é a palavra da Cruz a exclusividade do Evangelho dizemos que somente Cristo Salva dizemos que ele é o filho de Deus dizermos que nós somos todos pecadores e indignos e que só merecemos A Ira de Deus e que só através do que Cristo fez na cruz pelo seu sangue precioso e que.

    Há salvação isso o mundo não tolera e o mundo vai achar todo tipo de forma aberta ou velada de perseguir aqueles que afirmam isso e quando isso acontecer cumpre-se as palavras de Jesus bem aventurado sois quando vos perseguir por minha causa Então nesse sentido sofrer por Cristo é um privilégio e isso e esse sofrimento pelos quais ou pelo qual os Filipenses estavam passando não era nada que Paulo.

    Mesmo já não tivesse passado que é o que ele diz aqui no verso 30 pois vocês têm o mesmo combate que viram em mim e que agora estão ouvindo que continuo a teu Combate aqui é uma palavra frequentemente usada por Paulo na sua nas suas cartas para se referir aos seus esforços dedicados empregar o evangelho e ao enfrentamento da oposição dos adversários a ideia de combate aqui e os Filipenses eram.

    Testemunhas do combate de Paulo pelo evangelho ele era um testemunha do testemunhas do sofrimento de Paulo ele sabia o que quando Paulo esteve em filipos Paulo foi difamado caluniado agredido despido açoitado lançado em um calabouço e teve seus pés presos no tronco Paulo já tinha passado por isso por amor a Cristo Jesus e agora isso os Filipenses viram e eles também tinham ouvido como Paulo diz aqui no verso 30 Vocês estão ouvindo que eu continuo a.

    Ter isso eles tinham ouvido o que é que estava acontecendo com o Paulo em Roma lembra que Paulo escreve essa carta Prisioneiro lá em Roma por causa do Evangelho também falsamente denunciado pelos juDeus preso já fazia mais de dois anos e estava lhe aguardando finalmente a sua sentença portanto a luz de tudo isso os Filipenses não deveriam se deixar intimidar pelos adversários sofrer era privilégio e eles tinham um exemplo de Paulo ali que tudo suportou.

    Sem reclamar ou desanimar em resumo o que é que Paulo está dizendo aqui nessa passagem que nós acabamos de ler Capítulo 1 de 27 a 30 o resumo é esse ele diz vivam de maneira digna do Evangelho como cidadãos da Pátria Celestial se unindo indefesa do Evangelho com coragem sem ficar com medo dos adversários e estando prontos a sofrer vendo esse sofrimento por Cristo como uma graça e como um.

    Privilégio exatamente como foi a graça de vocês crerem em cristo Jesus aqui é muito importante você notar que se você quer a graça de crer em Cristo Jesus você tem que estar preparado para receber a graça de sofrer por ele também é um pacote só se você crê no Senhor Jesus pela graça de Deus você vai sofrer por isso você vai encontrar hostilidade por conta disso mas veja tudo isso como um privilégio Eu quero fechar agora perguntando o que é que essa passagem pode nos ensinar para hoje eu queria.

    Tirar algumas lições para nós primeiro nós somos mãos de uma Pátria celestial nós somos cidadãos da Jerusalém celestial nós somos cidadãos da igreja de Deus do corpo de Cristo que é invisível é o corpo que a gente chama de corpo Místico de Cristo a sua igreja sua igreja nós somos cidadãos dela e como Tais nós temos que ter uma conduta correspondente uma conduta que.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jLXkBm_r8xA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem