Aprendendo a Orar - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras

Aprendendo a Orar - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras Muito bem-vindos a mais uma live do nosso vivendo as escrituras hoje é terça-feira e são 20 horas aqui em Recife eu sei que tem muita gente que está aí pelo mundo afora nos escutando gente de outros lugares onde se fala português também e queremos desejar a todos vocês Bom dia boa tarde boa noite dependendo da situação em que vocês estão e nos assistindo muito obrigada pela sua participação nós estamos no ar.

Aprendendo a Orar - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras

Através do meu perfil do Instagram n e também através do streamyard para o canal Augustos Nicodemos que você pode encontrar o portal Augustos Nicodemos que você pode encontrar no no no endereço Vivendas escrituras.com.br eu vou explicar como é que nós vamos fazer hoje à noite tá que é geralmente como nós costumamos fazer todas as noites nós todas as lives n eu V primeiro fazer exposição de uns 25 30.

Minutos a respeito da questão da oração é claro que é muito pouco tempo né pra gente falar a respeito de desse assunto tão Sublime glorioso importante e Rico que é oração e depois nós vamos continuar no portal vivendo as escrituras aí é exclusivo para os nossos os nossos alunos para aqueles irmãos e amigos que são membros parte da nossa comunidade apenas Lembrando que a.

Comidade e ela é bastante acessível a todas as pessoas e nós temos cursos muitos cursos muitos e-books nós temos um fórum para perguntas e respostas eu respondo pergunta todo dia temos essas lives constantes e especiais para o nosso pessoal e sempre atualizando com cursos novos né eu mesmo agora tô trabalhando num curso sobre os desafios da modernidade paraa Igreja e é um curso que fala sobre ideologia de gênero Marxismo cultural o ateísmo o.

Evolucionismo e tantas outras feminismo E tantas outras coisas que eh deixam o crente meio bugado às vezes né sem saber como responder esse curso vai estar disponível se Deus quiser eh e não muito tempo nós não vamos demorar muito a publicar e você que é assinante do vivendo as escrituras vai ter acesso completo A tudo que nós estamos oferecendo Muito obrigado pela sua participação muito bem-vindo todos vocês.

Nós vamos começar falando a respeito de oração eu fiz um eu elenquei uma série de questões que são aquelas perguntas que as pessoas geralmente eh fazem a respeito de oração né então aqui no primeiro bloco eu tentei categorizar por blocos então no primeiro bloco nós vamos falar a respeito da natureza e da prática da oração então primeiro lugar a gente na fé reformada na nossa compreensão reformada entende a oração como um meio de graça O que é um meio de.

Graça é uma atividade determinada por Deus através da qual ele transmite transfere a sua graça Salvadora santificadora aqueles que usam esse meio isso é baseado por exemplo em Hebreus capítulo 4 verso 16 onde é dito assim aproximemo-nos do Trono da Graça aproximemo-nos só pode ser por oração né aproximemo-nos do Trono da Graça com confiança a a fim de recebermos.

Misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno Está óbvio que é através da oração que a gente se aproxima de Deus para receber a graça que a gente precisa para enfrentar as dificuldades da vida então na fé reformada nós vemos a oração como um daqueles meios pelos quais Deus derrama sua graça sobre nós outros meios são a pregação da palavra comunhão dos Santos a celebração da Ceia do Senhor participação nos cultos são essas.

Atividades determinadas por Deus e Delas a oração é a mais importante porque é pela oração que a gente se chega ao trono da graça para receber graça por isso você deve orar orar sempre não fique só dizendo assim Deus dá-me tua graça para resolver os problemas Deus já disse de que maneira ele vai derramar a sua graça sobre você que é através da oração uma segunda questão que as pessoas perguntam muito né sobre eh nessa área de natureza e prática da oração a questão da fé e da oração Qual o papel da fé na oração e nós temos aí.

Tanta tanto ensino a respeito disso né bom a gente eh eu eu creio que um texto que pode nos ajudar também em Hebreus e aquele que diz que a certeza a fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vem sem fé é impossível agradar a Deus porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus e portanto pela oração precisa crer que ele existe e que é galardoador daqueles que o buscam sem fé é.

Impossível orar como é que você vai orar para uma pessoa que você não acredita que existe e mesmo que você acredita que ela existe como é que você vai orar se você não acredita que ela vai lhe responder então a fé está intrínsecamente ligada à oração sem fé não tem oração não tem não tem como orar não faz o menó sentido Não faz o menor sentido agora a fé ela pode variar de intensidade de pessoa para pessoa tem pessoas que têm uma confiança muito grande em Deus conseguem descansar em.

Deus e pedir coisas que eu eu não consigo pedir mas eu já ouvi por exemplo a minha esposa pedindo coisas que eu disse meu pai do céu eu queria ter essa fé então em algumas pessoas essa fé desenvolvida ela é ampliada é fortalecida e Deus atende Deus atende ó o senhor senhor Jesus nos disse lá em Marcos Capítulo 11 verso 24 que tudo o que pedirmos em oração nós devemos crer que já recebemos e assim será conosco Olha que promessa maravilhosa não é o.

    Que que significa isso significa que quando a gente ora a gente crê que Deus nos ouve que Deus é poderoso para

    Responder às nossas orações e nos dá inclusive muito mais do que aquilo que pedimos e pensamos por isso nós depois de orarmos Crendo em nosso Deus e no poder dele nós podemos descansar dizendo assim nosso Deus já ouviu ele já sabe o que eu preciso e aí eu descanso meu coração em vez de ficar usando divãs repetições como rezas e assim por diante.

    Uma outra questão muito importante que as pessoas eh perguntam Ah sim eu preciso preciso diz uma coisa que quando a gente se você tem alguma dúvida alguma coisa e você é parte do você é membro do vivendo as escrituras quando a gente na segunda parte da Live a gente vai entrar no no portal que aí é exclusivo PR os membros e lá você vai ter a oportunidade de fazer a pergunta o nosso competente Guilherme Reis que vocês não estão vendo mas ele está por detrás de tudo fazendo isso acontecer o competente Guilherme.

    Guilherme Reis vai escolher perguntas e jogar para que me jogar os leões né Para que eu possa responder no tiro famoso tiro ao alvo né a tire e o alvo sou eu mas vamos lá né se Deus ter a graça a gente continua o outra pergunta que o pessoal faz com relação à oração é o melhor a melhor postura para orar não é interessante é Qual a melhor maneira de orar De Joelhos em pé sentado deitado com as mão levantada olho fechado olho aberto tem uma passagem na na Bíblia que.

    Eh nos ajuda mais ou menos né ela não é determinativa mas ela pode nos ajudar o publicando estando em pé longe nem mesmo ousava levantar os olhos ao céu mas bati no peito e dizia ó Deus tem pena de mim pecador eu não tô dizendo que essa é a melhor maneira de orar você de cabeça baixa diante Deus e batendo no peito o que eu só quero dizer é que a sua postura física ela deve acompanhar o sentimento do seu coração Você tá feliz você tá grato a Deus cheio de ações de.

    Graças no seu coração pelas coisas que Deus fez então eh você pode levantar as mãos né levantar as mãos aos céus e rir e sorrir e gargalhar e orar engrandecer a Deus por tudo que Deus tem feito por você a sua postura acompanha o seu sentimento se você tá quebrantado se você tá humilhado diante de Deus é a postura do publicano né cabeça baixa pode bater no peito e dizer ó Deus meu coração pecador meu coração pecador ou você pode se ajoelhar diante de Deus.

    Quando você tá contrito Você tá quebrantado tá humilhado Você tá no pó e Nassim se ajoelho bota a testa no chão bota a testa no chão chora diante de Deus você pode fazer isso também ou você tá no culto da igreja juntamente com os irmãos estão todos sentados e ali sentados numa posição de respeito vamos orar vamos falar conversar com vamos meditar né que às vezes oração exige bastante meditação O que que você vai dizer a Deus porque você não tá falando com qualquer um tá falando com o criador dos céus e a terra mesmo que ele seja.

    Seu pai então você vai saber o que e aí sentar né pensar um pouquinho é É bom ficar em pé também né Pode às vezes é um sinal de respeito Não o ponto é a Bíblia não recomenda nenhuma postura em particular como sendo melhor do que a outra do tipo assim se você ficar dessa maneira Deus vai atender sua oração eh de uma forma melhor de que se você tivesse de outra maneira não tem isso na Bíblia o que a Bíblia nos ensina é que a postura deve acompanhar o sentimento.

    Como a parábola do fariseu e do publicano Tá certo eh bom gente só para vocês eh saberem a gente teve algumas dificuldades na com a conexão Espero que não tenhamos agora essa é uma das dificuldades então eu saí do meu lugar de sempre para fazer tô aqui na sala de casa e é por isso que vocês estão ouvindo o cachorro né tem um cachorro aí que tá né acompanhando a Live Então já vou pedindo desculpas por isso ele com certeza não é um cachorro convertido né porque senão ele estaria me dando condições de fazer.

    Isso aqui Mas vamos deixar para lá bom o outra pergunta que o pessoal faz muito é a relação da oração com a palavra de Deus e aqui eu quero usar dois termos latinos primeiro falar sobre sola escritura e depois sobre lexio Divina ah veja o que que Jesus disse lá em João Capítulo 15 verso 7 aos seus discípulos ele disse assim se permanecerem em mim e as minhas palavras permanecerem em vocês pedirão o que quiserem e lhe será feito perceba aqui a relação da palavra com a.

    Oração Jesus disse se as minhas palavras permanecerem em vocês ou seja se vocês

    Escutarem as minhas palavras e vocês obedecerem guardarem no meu coração peçam o que quiserem e será feito então aqui está a relação entre a palavra de Deus e a oração Deus costuma atender as orações daqueles que guardam a palavra de Jesus aqueles que entesoura o ensino do Senhor no coração Deus vê Deus atende Deus recompensa a obediência Então por.

    Aqui que entra o solo escritura nós amamos a palavra de Deus ela é Nossa regra de fé e prática nós nos guiamos por ela e ao fazermos isso nosso coração estará em condições nossa mente estará em condições de ser recebida por Deus abençoada por Deus no que diz respeito à aquilo que nós pedimos eu disse que eram duas coisas né S escritura Eu já mostrei a relação e a outra é a lexo divina A lexo Divina é uma prática desenvolvida na Idade Média em que se usava a Bíblia.

    Como meio para a oração como ferramenta da oração Ou seja é orar a bíblia por exemplo você pega o Salmo 23 você tá meio assim sem saber o que que vai dizer para Deus acontece né acontece comigo que às vezes eu é o momento de orar e eu tô meio assim despeço eu abro minha bíblia Salmo 23 Senhor é meu pastor nada me faltará Então aquela palav ela vai me ajudar a orar porque vou dizer assim Deus é meu pastor nada me faltará meu Deus muito obrigado porque agora olhando.

    Para trás Eu percebo que nunca me faltou nada Senhor muito obrigado que o Senhor é o meu pastor o Senhor cuida de mim senhor busca-me porque eu t desgarrado e eu sou tua ovelha procura-me para que eu ande nos teus caminhos entende como a palavra pode funcionar como base para as nossas orações é uma das coisas que eu recomendo para você quando você for tirar o momento para orar leve sua Bíblia e Abra sua Bíblia no seu aplicativo no celular Bíblia física.

    Jeito que você tiver e nas suas leituras você aproveite para orar para buscar a Deus usando a palavra de Deus isso é o nome o nome disso aí é lexio divina e eh o um o texto bíblico que a gente usa para isso é Salmo 19:1 vê só as que as palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença Senhor rxa minha e Redentor meu Salmo 194 aqui Davi ele pede que as palavras.

    Dos lábios dele e o meditar do coração dele sejam agradáveis na presença de Deus Aqui você vê a relação entre a oração a tentativa de agradar a Deus e observar amar e guardar as palavras de Deus Amém muito bem vamos continuar aproveitando para vocês que estão chegando agora muito bem-vindos essa é a nossa Live sobre oração do vivendo as escrituras nós vamos ficar mais uns 15 minutos aqui falando a respeito de oração e depois nós vamos entrar dentro.

    Da do Portal da da nossa comunidade vivendo as escrituras onde nós iremos desenvolver esse tema da oração um pouco mais Avante e responder perguntas também se você ainda não é membro da nossa comunidade é tremendamente acessível e os benefícios são incontáveis eu não vou nem enumerar aqui mas você pode descobrir pesquisando Vivendo asesc critura pcom.br muito bem a disciplina da oração as pessoas muita gente manda pergunta.

    Dizendo pastor o que que eu faço para orar continuar orando eu sou tão indisciplinado eu o dia passa eu esqueço então eu não consigo bom gente eh Jesus lá em Colossenses Capítulo 4 4 verso 2 o apóstolo Paulo diz continuem a orar vigiando em oração com ações de graças continuem a orar a gente na outra tradução diz orai sem cessar vigiai em oração com ações de graças orai sem cessar a oração não é uma coisa que vem.

    Naturalmente para nós Porque nós somos pecadores e estamos falando com Deus que é santo reto justo e bom não é verdade então e nós somos pecadores Então existe uma inimizade natural no nosso coração não é com facilidade que nós nos aproximamos de Deus então orar tem que ser algo intencional tem que ser algo disciplinado tem que ser alguma coisa que você eh eu vou dizer a palavra mas vocês entendem que você se obriga a fazer e mesmo que depois de você começar a orar.

    Você não quer parar mais não é já já lhe Aconteceu de você a dificuldade começa a orar persevera na oração e de repente a oração parece que os céus se abrem a presença de Deus é tão Clara e você não quer nem parar mais você nem quer sair mas de qualquer forma é preciso Como diz aqui continuar a orar e Paulo diz vigiando em oração Ou seja é alguma coisa que precisa ser feita de maneira deliberada tem vários métodos que podem nos ajudar várias medidas que podem ajudar para isso escolha um local eh.

    Onde você possa ficar a sós com Deus e tire um tempo tire tempo você não tira tempo para tanta coisa tira tempo para falar com Deus para ler a Bíblia orar meditar eh refletir contemplar Louvar a Deus cantar né tira um tempo para isso lembra de fazer isso todo dia todo dia não tem tempo determinado eu digo assim eu vou gastar todo dia 20 minutos com Deus na Bíblia não diz quanto tempo você tem que gastar com Deus nós vamos falar sobre isso daqui a pouco mas a Bíblia diz orai.

    Sem cessar então Eh 5 minutos 10 minutos meia hora uma hora duas tá o que importa é que o seu coração esteja na presença de Deus frequentemente frequentemente é isso que a Bíblia ensina nada mais então se você se habituar se você se disciplinar para todo dia você tirar um tempo em comunhão com Deus você vai ver que diferença isso vai fazer realmente na sua vida uma outra pergunta que as pessoas fazem a respeito da oração e do jejum né É uma questão bastante comum.

    Olha eu não tenho dificuldade vem dizer para você a oração é uma ordem é uma ordem é uma determinação de Deus nós somos ordenados a orar existem mandamentos Claros a respeito da oração da parte do Crente e ele deveria fazer isso eh sempre com muita frequência sempre com muita frequência mas o jejum ele não tem o mesmo peso ele não recebe a a mesma eh eh quantidade de ordem por assim dizer ou ele não é al alvo de de.

    De mandamento como a oração então a o jejum é opcional mas o jejum é muito bom para ajudar a orar quando você jejua você se priva de de refeições se priva de alimento de água durante um determinado tempo que a Bíblia não diz quanto é tá certo mas o suficiente para você sentir a o amortecimento do seu corpo porque esse é o propósito do jejum é quebrar a força do corpo para que seu espírito seja fortalecido você se.

    Concentre mais não é que você você renuncie aqueles Prazeres o prazer da comida da bebida para se dedicar à oração Aliás não adianta você jejuar Se você não for orar Porque você só tá passando fome você diz assim ah hoje vou jejuar então eu saio de casa pro trabalho não vou tomar meu café da manhã parece até aqueles jejuns intermitentes né não vou tomar o café da manhã manhã e só vou comer no na hora do almoço e aí ele pensa que aquilo ali é jejum e não orou nenhuma vez não gastou nenhum tempo.

    Em comunhão com Deus não jejum só faz sentido se for acompanhado de oração e é isso que a palavra de Deus nos ensina ali o senhor Jesus nos diz em Mateus 6:18 que quando a gente orar a gente deve inclusive se preparar e se mostrar Alegre para as pessoas quando a gente jejuar para que não pareça aos outros que nós estamos jejuando e sim a nosso pai que está em secreto e o pai que vem em secreto nos dará recompensa existe uma recompensa pro jejum mas o jejum que.

    É feito da maneira certa não para aparecer não para ter mérito diante de Deus mas para ajudar você a orar melhor esse é o propósito do jejum lhe dá uma eh uma capacidade uma disponibilidade uma atitude mental apropriada para que você possa orar mais e melhor tá certo jejuar é muito bom e isso com regularidade mas não faça disso uma regra e não julgue.

    Outras pessoas que não costumam jejuar já que o jejum não é alguma coisa que é obrigatório de acordo com o Novo Testamento mas é alguma coisa que você pode fazer se quiser só para você ter uma ideia no antigo testamento só tem uma um dia no ano em que o judeu era obrigado a jejuar era o yon kipur era o dia da expiação naquele dia ele jejuava era obrigado a jejuar aquele negócio do fariseu dizer que ele jejuava três vezes por semana Aquilo é invenção dos.

    Fariseus é invenção dos legalistas a Bíblia não não ensina Quantas vezes a gente deve jejuar nem quanto tempo Jesus jejuou 40 40 dias você não é ele não é você não é ele e ele não pediu que seus discípulos fizessem isso ele não pediu isso então vamos deixar o legalismo de lado né o legalismo é imposição de regras que não estão na Bíblia então deixar o legalismo de lado e usar esse meio abençoado que é o jejum.

    Voluntariamente quando a gente sentir que deve fazer tá bom muito bem queridos estas foram oito ou nove questões relacionadas com a natureza da oração e agora eu queria falar no bloco dois ainda tenho mais uns minutinhos vou falar aqui no bloco dois da da Live a respeito dos tipos de oração e os elementos da Oração tá bom e aproveitando para dar as boas-vindas continua chegando gente eu quero agradecer participação de todos vocês.

    Essa aqui é a Live a Live da terça da do da nossa comunidade vivendo as escrituras que é uma comunidade que eh nasceu com objetivo de ajudar as pessoas a viver a fé reformada a fé bíblica no dia a dia é claro a gente se preocupa com a teoria também mas a gente qu ver a prática mas como é que a gente faz isso então lives como essa respeito da oração ã um fórum que responde perguntas e respostas cursos práticos e teológicos a respeito da Bíblia da Interpretação da Bíblia a respeito da teologia eh eh.

    Livro e à pessoas que são parte da dessa comunidade vivendo as escrituras quanto com.br dá uma visitada lá para você ver como é acessível e quanta benção Você pode encontrar ali vamos lá para segundo segundo bloco aqui você me dá licença muito bem elementos da oração sem dúvida Ação de Graças não é Ação de Graças Olha esse é um elemento tão.

    Destacado na Bíblia tão destacado na Bíblia mas tão esquecido pelo pelos Evangélicos primeiro Tessalonicenses 5:18 em tudo deem Graças porque esta é a vontade de Deus para vocês em cristo Jesus dar graças a Deus em as circunstâncias boas ou mais que nos abençoam o que nos entristecem que nos fazem eh mais fortes fracos em todas as circunstâncias onde quer que nós.

    Estejamos nós devemos sempre trazer a ações de Graças nosso Deus o Salmo 150 que fecha o saltério é um Salmo de louvor e gratidão a Deus não é louvor e gratidão a Deus louvem a Deus no seu Santuário louvem a Deus no firmamento obra do seu poder louvem-no pelos seus poderosos feitos Davi termina o saltério com a uma oração uma doxologia de gratidão e louvor a Deus nós deveríamos sempre dar Graça a Deus então.

    Esse é esse é um dos elementos mais importantes da oração que é ações de graças quando você agradece a Deus você reconhece que tudo que você tem V dele vem dele você reconhece que ele é bom você reconhece que ele eh pode te dar mais e e te encoraja a viver na face de Deus porque se Deus é bom e te deu todas estas coisas ele pode fazer ISO de novo ações de graças isso aqui tira angústia do coração tira ansiedade Experimenta tem até um hino que a gente gosta muito na na igreja.

    Presbiteriana que diz assim quantas bênçãos diz quantas são você verá surpreso quanto Deus já fez tem uma rima aí no meio que eu me perdi mas é É isso aí que o hino que o hino diz de Fato né que quando a gente Louva Deus a gente glorifica Deus então a o a paz entra no nosso coração confissão tem gente que usa a oração só para pedir não tenho nada contra desde que você também peça perdão pelos seus pecados pois é a palavra confessar eu.

    Quero ler aqui um trecho né muito conhecido na primeira de João 9 se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça Então esse é o nosso Deus ele promete perdoar os pecados mas ele promete perdoar se nós confessarmos a palavra confessar o verbo confessar significa em grego dizer a mesma coisa homel.

    Homo mesmo logel falar dizer dizer a mesma coisa Deus se aproxima de mim e diz assim eh você é um pecador e você pecou eu digo eu concordo Senhor eu eu digo as mesmas palavras suas eu realmente pequei isso é confessar é você concordar com o diagnóstico que Deus faz seu respeito você é um pecador que você quebrou a lei de Deus que você fez o que não deveria.

    Fazer então a oração é usada entre outras coisas para você dizer que Deus é verdadeiro e que você é um mentiroso que você é um pecador que você precisa da Graça dele a oração de confissão de Pecados envolve Esse reconhecimento e ela deve ser seguida naturalmente de restauração de restituição de reconciliação e outras atitudes que são necessárias para você consertar os erros que foram cometidos foram cometidos por você contra alguém ou contra Deus então.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OUuKCQA2lzQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem