11 - Orando para conhecer o que está além do conhecimento (Ef 3.14-21)

11 - Orando para conhecer o que está além do conhecimento (Ef 3.14-21) Efésios 3 de 14 a 21 segundo a oração de Paulo pelos Efésios aqui nessa carta por esta causa me põe de joelhos diante do pai de quem toma o nome toda a família tanto no céu como sobre a terra para que segunda riqueza da sua glória vos conceda que sejais fortalecidos com poder mediante o seu espírito no homem.

11 - Orando para conhecer o que está além do conhecimento (Ef 3.14-21)

Interior e assim habite Cristo no vosso coração pela fé estando vós arraigados e alicerçados em amor a fim de poderdes compreender com todos os santos Qual é a largura e o comprimento e altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus orar aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos conforme o seu poder.

Que opera em nós a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações para todo sempre amém tem aqui a leitura da palavra de Deus meus irmãos vamos orar pedindo que o nosso Deus nos ajude a compreender essa passagem breve porém extremamente rica sim senhor nós pedimos que teu espírito santo nos ilumine na compreensão da tua Revelação.

Há coisas aqui nesse nesse texto que nós acabamos de ler que de fato o desafio a nossa compreensão e pedimos que o Senhor nos guie passo a passo para que não somente nós possamos compreender mas experimentar tudo aquilo pelo que Paulo orou aqui pedimos em nome de Jesus amém essa é uma daquelas vezes que eu gostaria de começar a exposição desse texto.

Dizendo uma coisa que eu aprendi com meu sogro que os homens mais crentes que eu já conheci um grande pregador ele dizia meu filho a mensagem sempre é maior do que o mensageiro e com certeza é assim que eu me sinto nessa noite quando estamos diante de um texto onde o apóstolo Paulo está pedindo a Deus que ele conceda os crentes coisas que eu olho para mim e pergunto eu alguma vez.

Já experimentei isso do que que Paulo tá falando aqui e olha para Minha experiência olha para minha história e procure identificar algum momento ou algum algum evento que possa ter alguma correspondência com que Paulo está dizendo aqui por isso que eu tive que orar a Deus e dizer Deus eu vou pregar porque a tua palavra mas eu quero ser o primeiro a compreendê-la ouvi-la e experimentar o que é que o senhor está dizendo aqui porque o que Paulo está pedindo aqui como um comentarista é que eu li.

Ele ele disse assim se isso aqui não tivesse na Bíblia nós não usaríamos dizer coisa do tipo assim ser tomado de toda plenitude de Deus a pensar nisso conhecer o amor de Cristo que ninguém pode conhecer o Deus que faz muito mais do que a gente pensa ou pede então são superlativos são são coisas tão grandiosas colocadas aqui um outro comentarista disse assim Paulo.

Viu a altura do monte mas mesmo assim se atreveu a escalaram Ele olhou de montanha alta mas nós vamos lá em cima Deus eu oro para que os crentes tenham isso tenham isso e tenham isso acho que poucos de nós tem essa ousadia em oração Ou pede coisa desse tipo nós nos limitamos Às vezes a pedir coisas que são limitadas pela nossa visão do que é o cristianismo e até visando o que é quem é Deus mas aqui parece que Paulo tem uma.

Visão tão grande da Glória de Deus e do que é o cristianismo que ele pede coisas aqui que nós olhamos assim pelo menos eu né eu olho assim de pai será que alguma vez na minha vida eu entendi isso aqui eu conheci isso aqui essa passagem que eu queria ver com vocês nessa noite na expectativa que o nosso Deus nos encha da admiração por ele e da Glória da sua.

Grandeza para que nós possamos refletir a respeito do verdadeiro caráter de Deus e do que é o evangelho conforme eu disse isso aqui é uma oração que Paulo está fazendo queria que você imaginasse Paulo preso lá em Roma como ele estava com um rolo diante dele a pena a tinta e ele escrevendo aos Efésios e depois de ter escrito que ele escreveu aqui no capítulo 2 ele para um.

Pouquinho um coloca a pena no dia inteiro e se ajoelha ali ao lado da cama e ele começa a orar por aqueles a quem ele escreve depois ele volta e diz eu acabo de orar por vocês e olha o que é que eu pedi por vocês ele começa o verso ele começa essa passagem dizendo no verso 14 por essa causa eu me põe de joelhos diante do pai para orar a causa naturalmente é tudo que ele escreveu antes especialmente Capítulo 2 de 1 a 10 onde ele fala da.

Graça de Deus que nos tomou quando estávamos mortos e nos deu vida se refere ao que ele falou no Capítulo 2 de 11 a 22 como Deus na sua misericórdia juntou juDeus e gentios numa nova família no novo corpo se refere ao que ele disse no capítulo 3 de 1 a 13 O Mistério do evangelho que estava oculto mas que agora Deus revelou tudo isso é muita informação é muita.

    Coisa quando nós meditamos no plano da Redenção que é isso que Paulo está explicando aqui nessa carta nós íamos

    Como ele é profundo como ele é vasto então não acerta altura não tem muita coisa a fazer se não se colocar de joelhos e dizer Deus se o senhor não me ajudar a compreender eu não vou entender não eu não quero ser um crente Raso eu não quero ser um crente superficial que fica banhando os pés na beira da praia quando vasto oceano tá aí diante de mim me.

    Desafiando com seus mistérios para que eu conheço eu quero entrar eu quero conhecer Eu sinto que é como se fosse isso Paulo vem descrevendo estas coisas e uma certa altura ele diz daqui para frente é só com a oração mesmo se Deus não não nos iluminar e Deus não nos instruir nós não vamos compreender verso 14 ele diz eu me ponho De Joelhos diante do pai é uma indicação da reverência do.

    Respeito que havia tomado conta do seu coração lembra que o judeu ortodoxo ele orava de pé com as mãos para cima então quando ele se ajoelhava era Porque de fato Ele se sentia na presença da majestade de Deus se sentia humilhado quebrantado estava prestes a derramar o Coração Diante de Deus essa nessa atitude que Paulo faz essa oração aqui e ele se dirige a Deus.

    Final do verso 4 como pai e no verso 15 ele diz de quem toma o nome toda a família tanto no céu como na Terra a família que toma o nome de Deus tanto no céu como na terra são os filhos de Deus são os cristãos juDeus e gentios que ele acabou de descrever no capítulo 13 e Capítulo 12 que Deus uniu pela graça talvez Paulo esteja pensando aqui lá no relato da criação quando Deus criou o homem depois de haver criado todos os.

    Animais chamou Adão e disse você agora vai nomear você vai dar nome aos bichos o ato de nomear indica ascendência soberania ao nomear Adão estava dando a identidade daqueles animais o que Paulo está dizendo aqui é que nós como família de Deus nós recebemos o nosso nome dele é ele quem nos define ele quem nos identifica ele é o nosso Senhor ele é o nosso pai de quem nós.

    Temos o nome quem você é eu sou de Deus esse é o nosso sobrenome do qual nós mais nos orgulhamos eu sou de Deus é dele que nós recebemos o nome fazemos parte da família dele então é diante desse Deus que nos identifica de quem nós recebemos o nome que Paulo se ajoelha e ele começa a orar e ele pede quatro coisas pelos seus leitores a primeira dela só no verso 16 ele pede.

    Que o pai segundo a riqueza da sua glória vos conceda que sejais ou nos conceda que sejamos fortalecidos com poder mediante o seu espírito no homem interior primeira coisa que Paulo pede pelos seus ouvintes pelos seus leitores depois de ter exposto a grandeza do evangelho da Graça de Deus O Mistério da Igreja é por fortalecimento peço que vocês sejam fortalecidos com poder mediante o seu.

    Espírito no homem interior o homem interior é a nossa mente o nosso coração é a nossa consciência e a nossa vontade Paulo pede que pelo Espírito de Deus pela ação do Espírito Santo nós sejamos fortalecidos em todas estas coisas que nós escutamos Porque uma coisa nós compreendermos estas verdades a outra é sermos fortalecidos nelas ganharmos força coragem e ânimo a partir delas um crente fortalecido.

    Interiormente ele vai enfrentar as perseguições vai enfrentar dureza da vida vai enfrentar a crise econômica ele vai enfrentar as doenças porque ele está fortalecido no homem interior mas quando nós estamos enfraquecidos nós estamos desanimados nós não temos ânimo para prosseguir nós damos um mal testemunho nós não avançamos como deveríamos não nos comportamos como deveríamos pelo seu espírito Deus nos fortalece no.

    Homem interior é basicamente aqui que nós encontramos o ânimo para prosseguir

    Esse fortalecimento é aquele sopro da Brisa suave em nosso coração que nos refresca que nos anima e eu tenho certeza que vocês já experimentaram muito disso na vida de vocês aqueles momentos em que Deus pela sua palavra pelo seu espírito pela circunstância palavra de um amigo de um irmão por uma música uma leitura da palavra uma pregação você se sente revigorado na fé.

    Que a sua fé se levanta e você sai mudado numa outra pessoa disposto a enfrentar as dificuldades da vida isso talvez seja o que muita gente chama de avivamento espiritual esse fortalecimento interior eu sei que hoje em dia o conceito de avivamento tá muito ligado a Sobrenatural sinais e prodígios eu não tô dizendo que Deus não pode fazer isso mas eu gosto de pensar que biblicamente falando um reavivamento ou um fortalecimento essa ação de Deus na nossa mente no.

    Nosso coração nos firmando nas suas verdades no seu evangelho de tal forma que nós cobramos ânimo nós nos levantamos e estamos prontos para enfrentar a vida Paulo pede isso e eu creio que essa é uma das coisas que nós deveríamos pedir também a Deus não só por nós que Deus nos fortaleça pelo Espírito Santo no nosso homem interior mas pedir também pelas pessoas ao nosso redor Há muitos irmãos que precisam Dessa Oração estão desanimados por causa dos problemas dívidas doença estão.

    Desanimados Porque estão enfrentando problemas de relacionamento estão desanimados que estão enfrentando perseguição no trabalho estão desanimados que estão sofrendo bullying na escola são tantas circunstâncias nessa vida para as quais nós precisamos estar fortalecidos Paulo Ora por isso que a igreja seja fortalecida no homem interior porque só dessa maneira ela vai poder cumprir a sua missão aqui nesse mundo e graças a Deus por isso quando ele vem e pelo seu espírito santo ele nos levanta como a visão do vale de.

    Ossos secos do profeta Ezequiel Deus veio soprou sobre aqueles esqueletos revestidos de carne e nervos mas sem vida e eles se levantam e era um grande exército para o serviço de Deus ao Deus concede que a nossa igreja seja fortalecida no interior a segunda coisa que Paulo ora é a nossa tradução não não deixa direitinho ver que na verdade é uma outra coisa está no.

    Verso 17 e assim habite Cristo no vosso coração pela fé estando voz arraigados e alicerçados em amor o que Paulo está pedindo aqui embora não não possa parecer a primeira vista mas é a única interpretação possível é que Cristo habite plenamente pela fé porque por definição o Cristão é aquele em que em Cristo Já habita Ser Cristão é ter a.

    Cristo é recebê-lo como seu senhor e salvador é dar-lhe é dar-lhe o domínio da vida é entregar a ele o trono do nosso coração e dizer a ele habita em mim se tu o meu salvador a minha vida a razão do meu ser então por definição o Cristo Já habita no coração do crente então o que que Paulo tá pedindo aqui no verso 17 quando ele diz assim habite Cristo no vosso coração pela fé Nós cremos que ele tá pedindo que Cristo.

    Habite plenamente que essa experiência de ter Cristo em nós Esperança da Glória ela seja experimentada plenamente que não haja área nenhuma da nossa vida que não seja ocupado pela presença de Cristo Que Se nós formos uma casa isso aqui é uma figura que Paulo usou no capítulo 2 verso 20 nós somos um edifício que se nós somos um edifício onde Deus habita que não haja área nenhuma da vida que ele não ocupe ele habite plenamente que.

    Ele entre no quarto dos seus relacionamentos que ele ocupe a sala dos seus negócios que ele entra e lá é no escritório da sua vida amorosa mas não haja nada na sua vida nem uma área onde Cristo não habite com sua presença santificadora purificadora Renovadora assim habite Cristo no vosso coração e de que forma isso acontece Paulo diz aqui é pela fé quanto mais nós entendemos O Mistério do.

    Evangelho quanto mais nós entendemos a Deus e o que ele fez por nós em Cristo Jesus e mais nos apropriamos nisso e confiamos nas promessas de Deus mas nós vamos Abrindo mão de nós mesmos renunciando a nossa autonomia a nossa Independência dizendo o senhor essa a minha vida é tua toma conta de mim até que ele habita Plenamente em nós verso 17 estando voz arraigados e alicerçados em amor Isso aí a forma como Paulo escreveu da ideia de alguma coisa que acontece paralelamente e que.

    Expressa o resultado disso ou se a gente pode colocar de uma forma mais simples Paulo está orando para que nós sejamos fortalecidos no homem interior para enfrentar as dificuldades dessa vida ele está orando por aqui Cristo habite Plenamente em nosso coração pela fé a ponto de que nós sejamos arraigados e alicerçados em Amor arraigados quer dizer alicerçado aliás enraizados e alicerçados fundamentados ele usa a figura da árvore e a figura de um edifício O que é que uma árvore é.

    Difícil tem em comum a árvore se põe em pé porque ela tem raízes Profundas que a sustentam um edifício está em pé porque ele tem fundamentos Então as duas figuras estão falando de firmeza né de solidez Paulo tá orando para que nós estejamos como uma árvore enraizada e como é difícil que tem fundamentos nós estejamos assim plantados no amor o amor aqui é o amor Cristão o amor mútuo que é o resultado disso que ele está pedindo.

    Quando nós somos fortalecidos no homem interior pelo Espírito Santo e quando Cristo habita Plenamente em nós pela fé o amor é o resultado disso é fácil ver como Paulo fala disso em outras passagens Gálatas 5 o fruto do espírito é amor o espírito habita em nós ele diz isso aqui então o resultado Sem dúvida nenhuma é o amor que é o vínculo da perfeição ele tá pedindo ao pai de joelhos dizendo Senhor me lembro dos Efésios aqui eu quero orar ao pai de joelhos por ele fortalece senhor aqueles.

    Irmãos pelo Espírito Santo no homem interior senhor o senhor que Cristo habite Plenamente em cada um deles para que ele se Amem profundamente que esse amor seja arraigado seja sério não seja um amor superficial da boca para fora mas como uma árvore frondosa enraizada como é difícil sólido assim sejam eles ele tá orando a Deus para que isso aconteça terceiro pedido dele está no verso 18.

    No verso 14 ele disse eu me ponho De Joelhos diante do pai verso 18 a fim de Poder descompreender com todos os santos Qual é a largura e o comprimento e altura e a profundidade ele não diz do que dificilmente vai ser o amor de Cristo no verso 19 porque aí já é outro pedido Mas provavelmente quando ele diz assim pai eu peço que eles compreendam Qual é a largura o comprimento altura e a profundidade eu penso que ele está se referindo ao evangelho que ele acabou de.

    Expor até porque essas quatro dimensões elas lembram a figura do edifício que tá aí no capítulo 2 versos 20 21 quando ele disse que nós somos edificados sobre o fundamento dos Apóstolos e profetas e no verso 21 no qual todo o edifício bem ajustado cresce para Santuário dedicado ao Senhor ele já tinha comparado a Igreja de Cristo a um edifício a um santuário que cresce o Santuário Vivo e quando ele diz eu oro pai para que eles.

    Compreendam O que é a largura o comprimento altura e a profundidade ele Talvez esteja dizendo assim para que eles possam compreender o que é que significa a igreja e fazer parte dela porque é disso que ele vem falando até aqui para que eles possam compreender todas as dimensões do que é que significa Ser Cristão e fazer parte do corpo de Cristo se ele tá orando por isso significa que também pela palavrinha poder.

    Descompreender se ele tá pedindo que a gente possa compreender significa que a nossa mente a nossa capacidade natural de compreensão ela tem limites com relação as coisas espirituais e que tem uma hora em que Deus é que tem que nos capacitar a compreender e essa compreensão profundamente Espiritual do que é a vida cristã do que é fazer parte do corpo de Cristo é por isso que ele ora Qual é a altura o comprimento a largura.

    E a profundidade do Mistério de Deus que é o evangelho em Cristo Jesus o povo que ele planejou na eternidade e do qual nós fazemos parte ele Ora para que a gente possa compreender isso aí mas tem um quarto pedido que é surpreendente ele pede que nós possamos conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento isso aqui seria normalmente em gramática um oximoro ou seja.

    Um quadrado redondo Ele tá dizendo assim eu oro para que você compreenda o que não pode ser compreendido ou então Paulo como é que vai ser isso aí você tá orando para que eu compreendo o que não pode ser compreendido não é isso que ele diz aí para que vocês possam conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento aqui o amor de Cristo é o amor de Cristo por nós não é o nosso amor a Cristo mas o amor que ele tem por nós Paulo diz que.

    Esse amor excede todo entendimento e sede todo o entendimento humano podemos pensar a primeira vista ou seja o mundo não pode compreender o amor de Cristo mas nós podemos e é por isso que ele ora mas eu creio que quando ele diz que o amor de Cristo é além de todo entendimento ele não tá falando apenas em relação a humanidade caída mas até mesmo a nós.

    Que nós não não temos condição de avaliar embora nós digamos em palavra e cantemos em verso nós não podemos avaliar o grande amor de Cristo por nós quando desceu da Glória SE fez um de nós e suportou tudo que ele suportou na cruz para que nós pudéssemos ser perdoados dos nossos pecados Nós lemos na Bíblia nós cantamos isso em nossos hinos mas a compreensão porque o verbo aqui conhecer.

    É um verbo no grego que significa conhecer por experiência não somente você conhecer mas você se apropria você conhecer porque você provou e essa é um daqueles pontos em que a medida que eu preparava a exposição do texto eu parei disse Deus será que eu conheço isso conhecer o amor de Cristo que excede todo o entendimento conhecer no sentido de experimentar intelectualmente nós sabemos o que é o amor de Cristo a Bíblia está cheia de passagens que fala disso mas quando é que isso se torna uma.

    Experiência real na nossa vida eu li uma vez uma experiência do famoso Jonathan Edwards se não foi ele foi John flavor um outro puritano mas eu penso que foi Jonathan ele tava cavalo indo para um determinado hospedaria onde ele ia passar a noite estava em missão de pregação e a menina que ele ia no bosque ele tava andando no bosque a caminho do do hotel e ele começou a militar na grandeza de Cristo na beleza de Cristo na pessoa de Cristo e a medida que ele tava meditando a sua mente foi se.

    Elevando foi se ocupando com essas coisas e de repente ele se viu quando ele voltou assim o cavalo tava pastando em algum lugar ele tava completamente perdido no bosque durante ele não sabe quanto tempo ele ficou sim e não era Pentecostal tá era presbiteriano sim e levado tão carregado pela experiência de contemplar e meditar de sentir o amor de Deus.

    Eu li também uma história relacionada com Blaze Pascal aquele francês que era matemático mas era também um cristão muito dedicado e temente a Deus escreveu coisas maravilhosas quando ele morreu eu descobri o escrito dentro do paletó dele uma tira de couro gravado uma experiência que ele teve uma noite ninguém sabe o que é que ele tava lá mas ele disse à meia-noite fogo Glória coisas que eu não posso explicar alguma.

    Coisa aconteceu com Blaze Pascal aquela Mente Brilhante técnica fria calculista Mas alguma coisa ele percebeu a história da igreja tá cheia de relatos de experiências que algumas pessoas tiveram do amor de Deus e como isso impactou a vida delas transformou a vida delas eu não sei se é disso que Paulo tá falando aqui quando ele diz que nós possamos Conhecer.

    Conhecer experimentalmente o amor de Cristo porque uma coisa é você saber disso desde menino na escola dominical outra é você ter a experiência disso do amor de Cristo Isso muda a você a gente conhece a reclamação que é muito comum aí de ouvir os Pregadores fazerem eu não gosto nem de fazer porque já virou lugar como na hora de torcer pro futebol né O crente se transforma né ele grita ele berra mas quando tá ouvindo falar da grandeza de Cristo o amor de Cristo.

    Tô exagerando acho que não né Então o que é isso O que é isso que Paulo tá pedindo aqui para que nós conhecemos o amor de Cristo que cede todo o entendimento é tão grande o amor de Cristo que essa deve ser uma experiência extraordinária sabemos o que é isso conhecemos a Deus dessa forma o cristianismo é algo que mexe conosco que me toca que me move Que Me.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DZniMH-1CNs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem