Como Criar Relatório Interativo com Botão de Opção no Excel

Como Criar Relatório Interativo com Botão de Opção no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel você sabe criar um relatório e fazer uso do botão de opção muitas vezes o pessoal quer colocar um controle interativo para.

Como Criar Relatório Interativo com Botão de Opção no Excel

Interagir no relatório Mas como que você pode fazer hoje a gente vai trazer um exemplo bem interessante bem fácil dos botão de opção vamos lá planilha na tela .

bom pessoal Olha a nossa planilha aí nessa planilha primeiramente o tema o título né como criar relatório com o botão de opção e a gente vai pegar a.

Nossa tabelinha aqui olha a tabela que bacana bem simples bem fácil não é nada que seja um Bicho de Sete Cabeças tá e aqui você depois vai ter poder eu acho baixar esse arquivo lá no canal do.

Telegram para você depois treinar e praticar tá o objetivo nosso nesse vídeo é mostrar o uso do botão de opção Como que você pode aplicar em na sua planilha para fazer esse controle interativo tá.

Então nós temos aqui as unidades e cada unidade tem que são os departamentos né então por exemplo a unidade Norte tem um departamento de games escritório no lugar informática e as outras unidades.

Também nós temos o período e nesse período nós temos as vendas lançadas por departamento Olha que bacana você precisa montar por exemplo pior monta um relatório aí para gente Para a gente.

Escolher uma opçãozinha e depois ter um dinamismo Então a gente vai começar com uma coisa bem simples tá que que eu vou fazer aqui eu vou colocar uma tabela onde a gente vai ter a unidade.

Norte sul leste iOS Ok E nós queremos saber as vendas tudo bem e aí a gente vai ter dois dois um colocar quatro controles o controle do games do escritório de imobiliário de.

Informática Tudo bem então vou lá ó guia desenvolvedor Professor eu não tenho essa guia se não tem essa guia então vamos fazer o seguinte vai lá em arquivo opções do Excel em opções do Excel você.

Vai pegar aqui ó personalizar faixa de opções aí vai ter diversas guias e você vai localizar desenvolvedor vem nela e dá ok que ele vai habilitar essa ideia para você vindo nessa guia você vai ter.

Que alguns controles como por exemplo esse botãozinho aqui ó botão de opção e vou desenhar esse botãozinho aqui ó Tá bom esse botão eu vou configurar ele então por exemplo eu vou colocar aqui ó.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Games OK aí vou pegar esse botão vou

    Copiar e vou colar Mas tem uma outra sacada tá eu copiei e colei ok Aí depois o games eu vou mudar vai ser o escritório.

    Tá bom aí eu vou passar outra sacada você dá um Ctrl uma duas vezes você vai ter agora ó o botãozinho duplicado que você vai fazer você só vai agora mudar as opções então a games escritório.

    Mobiliário e a última a informática o departamento de informática tá informática então quer dizer o seguinte eu vou escolher aqui um dos departamentos e tem que trazer o total.

    Do Norte do Sul do leste do oeste tá das unidades e como que a gente faz isso agora que a gente vai entrar na brincadeira mais interessante de como fazer isso na nossa planilha mas antes.

    Deixa eu apresentar você eu sou professor Michel responsável pelo curso de excel online isso que a gente está mostrando são apenas algumas dicas na usabilidade prática de controle de.

    Formulários Excel se você quer aprender mais sobre criar relatórios criar painéis fazer interatividade de suas planilhas Venha conhecer o curso de excel online o link está na descrição.

    Www.curgexsonline.com mas olha só que interessante hoje liberamos um cupom promocional para você então faz o seguinte vai no primeiro comentário fixado.

    E Resgate O seu cupom qualquer dúvida converse com a equipe no atendimento tudo bem bom é a primeira versão do canal clica no botãozinho de inscreva-se e clique no Sininho para ativar as.

    Notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel bom que que a gente vai fazer Imagine que você precisava precisaria colocar o departamento aqui o nome do departamento por exemplo games.

    Aí você sabe que você tem que fazer o - Curso de Excel Online

    Soma ser correto igual soma 6 Então a gente vai pegar aqui ó as vendas repare que minha tabela pessoal eu acho que eu não comentei isso com você a.

    Minha tabela ela tá formatada como tabela tá se você não sabe disso deixa ela não é esse aqui ó você vai pegar a tua tabelinha ah fiz a minha tabela Beleza você vai lá inserir e define como.

    Tabela tal minha já tá definindo você vai em página inicial escola que uma formatação tá bom Ó para ficar aí no estilo que você queira utilizar tá bom e ele já vai.

    Definir essa área como tabela Ok vamos novamente repetir igual soma 6 abre o parentes vou pegar aqui ó o campo de vendas tudo bem em seguida eu vou pegar agora o campo da.

    Unidade vamos selecionar o campo de unidade selecionei todos os valores de idade perfeito eu quero analisar a unidade Norte ponto e vírgula Por fim eu quero.

    Saber o departamento Então vamos selecionar os departamentos ponto e vírgula e agora ó vou colocar aqui ó a célula que vai conter a palavra games.

    Eu vou dar um F4 nela que eu vou travar referência tá ao fazer isso repare que nós temos agora o total do Norte ó referente a Game se eu clicar duas vezes eu tenho ó games no sul no leste no.

    Oeste tá tudo isso referente ao nosso apanha o período de Janeiro e o período de Fevereiro tá bom por unidades bom que que eu poderia aqui ó formatar .

    Agora você vai pensar Poxa vou vir aqui colocar informática ele traz só que o nosso objetivo é você escolher a opção e mudar o valor aqui.

    Então o que que eu vou fazer vou criar uma lista pessoal aqui do lado chamada Games escritório mobiliário.

    Informática tá o que eu vou fazer aqui a gente vai colocar igual índice abre o parênteses selecionar essas opções só que você vai falar.

    Michel Mas como que eu vou passar o número de linha número de coluna Você já viu alguns vídeos aqui do canal sobre a função índice se você não viu faz o seguinte Dá uma pesquisada aqui no.

    Canal sobre o uso da função índice tá função índice a função que a gente vai utilizar como que eu vou fazer isso vou apagar agora aqui ó e a gente vai fazer uma brincadeira lembra desse controle.

    Aqui ó esse controle Professor colocou mas não configurou ele então vou configurar lá vou clicar com o botãozinho direito formatar controle eu vou fazer um vínculo de célula com uma.

    Célula aqui ó essa célula ao lado tudo bem Ó então se eu clicar nas demais agora o que que acontece cada um vai ganhar um valor repare que quatro é informática se eu pegar essa lista um.

    Dois três quatro eu vou saber a posição então o que que eu vou fazer ó igual índice abre o parênteses a nossa Matriz ponto e vírgula com a célula de posição.

    Essa daqui não é o I2 deixa só corrigir aqui ó e dois pronto vou dar um enter Prontinho informática se você colocar mobiliário é imobiliário o escritório e o game Olha.

    Que bacana e o gráfico tá criado aqui gente isso que é o mais interessante vamos supor que você quiser quiser o total disso daqui ó basta você fazer agora soma da parte superior que que vai.

    Acontecer ó escritório mobiliário informática Olha só se eu quiser saber o percentual de vendas o que que eu faço igual pega esse valor divido pelo Total vamos travar o total ao dar o enter eu.

    Sei que isso aqui corresponde a 24% ou 23,8 ou clicar e arrastar nós temos agora o percentual de representatividade do total de faturamento das unidades alocadas por.

    Departamento conforme eu escolho o departamento ele monta o gráfico aqui olha que bacana gente Viu como é simples é fácil não é um bicho de sete cabeças é apenas conhecer.

    O Excel para usabilidade prática que eles nos fornecem para a gente utilizar na criação das nossas planilhas onde muitas vezes a gente acaba se perdendo não entendendo então se você perdeu Ah.

    Não conseguia assimilar faz o seguinte volta um pouquinho o vídeo refaço o procedimento quanto mais você refazer mais você aprende tá tem uma eu acho que por exemplo uma coisa que eu acho muito.

    Importante é assim quanto mais você praticar o uso do Excel Mas você tá aprendendo por mais que você erra errei uma duas três quatro acertei na quinta perfeito quanto mais você praticou mais.

    Você usou o Excel mas você entendeu tudo bem Como que eu vou fazer o gráfico para esse relatório por exemplo eu vou pegar aqui ó Norte sul leste oeste vamos no inserir.

    Eu vou fazer o gráfico aqui ó olha só só fiz o gráfico tudo bem aí vou tirar essas informações vou tirar as linhas e vou deixar esse gráfico um pouquinho mais bonito vou colocar lá um rótulo de.

    Dados Olha só vamos pegar aqui também a área do gráfico vamos pegar aqui o formatar Vamos colocar uma corzinha de fundo vou colocar um azul mais escuro e as outras Barrinhas eu vou colocar um.

    Azul mais vivo tá Olha que bacana Aí vamos selecionar o gráfico Vamos mudar aqui a página inicial vou mudar a fonte cego aí o i vou colocar na corzinha Clara uma cor bem clara para ver que já.

    Deu uma mudada Olha que bacana Se eu escolher games ó escritório mobiliário informática ele é automaticamente faz para gente essa exibição tá isso que eu acho que é o mais importante aqui da.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JfwsQ7_bORo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem