Caixa Dinâmica com Indicador para Dashboards no Excel

Caixa Dinâmica com Indicador para Dashboards no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel hoje nós vamos falar de caixa dinâmica com indicador para dashboards no Excel Como assim professor você vai ver já já.

Caixa Dinâmica com Indicador para Dashboards no Excel

Imagine que você quer fazer uma caixinha que vai funcionar como um indicador por exemplo em vermelho em verde de modo automático isso no seu dashboard é esse o assunto de hoje vamos lá planilha na.

tela bom pessoal Olha a nossa planilha aí muitas vezes o pessoal vem aí trazendo.

Dúvidas sobre dashboards e uma das dúvidas que nós achamos interessantes e até demonstrar para vocês é um exemplo bem simples e fácil de caixa dinâmica funcionando como indicador para os.

Dashboards no Excel aqui a gente vai utilizar uma base de dados fictícia como exemplo e depois a gente vai mostrar essa caixa dinâmica Tá então vamos pegar essa base de dados aqui ó tô com a base.

De dados onde nós temos aqui as unidades o faturamento e o período Aqui nós temos o indicador o indicador é o seguinte é o total por trimestre então o indicador vai analisar o totais no trimestre.

Entretanto os gráficos serão por trimestres Ok vamos pegar aqui o resultado disso ó lá vou clicar caixa dinâmica caramba professor que bacana vamos ver o que bacana vou trazer para.

Cá ó ficar mais bonito né ó esconder aqu aquela parte só deixar a parte bonita para você ver a ó vamos deixar assim ó Pronto Olha lá olha que bana se eu clicar no primeiro trimestre.

Nós temos aqui análise de faturamento Total tá no vermelho por que que tá no vermelho porque o indicador de faturamento era para estar em 900.000 a mais tá se eu clicar no.

Segundo trimestre Opa 929 viu que tá no verde terceiro trimestre 99.000 subiu Professor subiu e o quarto trimestre 972.000 subiu também viu que bacana isso.

Daqui pessoal É bem interessante para você pensar em alocar nos teus dashboards a gente tem um item de segmentação que conforme a gente clica tem o gráfico aqui dinâmico e nós temos.

Um uma caixa né que ela funciona como indicador falando para você se atingiu ou não mas como que a gente faz isso é isso que você vai aprender agora aqui comigo tudo bem mas antes deixa eu me.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Apresentar você eu sou o professor

    Michel responsável pelo curso de excel online Essa é mais uma dica que eu trago para você sobre caixas dinâmicas com indicador para dashboards no Excel Que.

    Tal você aprender a criar dashboards de modo profissional contando com apoio com suporte além do que exercícios para você estudar e praticar dentro do curso de exel online você tem um módulo exclusivo.

    Sobre isso O link tá na des descrição e no primeiro comentário fixado www.cx online.com clica lá e converse com a nossa equipe no atendimento e pergunta Tem cupom hoje isso mesmo.

    Pergunta se tem cupom hoje quem sabe tem um cupom uma oferta exclusiva para você que tá assistindo esse vídeo agora bom é a primeira vez ch no canal clica no botãozinho de inscreva-se e clique no.

    Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel e agora Vamos retomar bom vamos entender agora na prática como fazer tudo isso então lá vou pegar a base de.

    Dados tá ó vou dar um control asterisco selecionei tabela inserir vou fazer aqui ó tabela dinâmica tá E vamos colocar numa nova planilha fazendo do zero todo mundo junto vamos pegar a.

    Unidade e vou pegar o faturamento montei a tabela tudo bem aqui pessoal eu vou selecionar esses valores control um no teclado Eu vou em moeda e vou deixar no formato de de.

    Moeda tá bom Ó veja que o total deu 3752 p900 tá bom Agora a gente vai começar a fazer algumas interatividades que é através da segmentação de dados vou pegar segmentação de dados por.

    Período então conforme eu clico aqui ó repare que nós temos né ó os valores aqui sendo alterados da tabela então vou clicar aqui na área de tabela inserir e vou fazer um gráfico esse gráfico vou.

    Fazer uma limpeza bem rápida tá ó vou - Curso de Excel Online

    Deletar aqui os totais vou pegar aqui os botões de Campo ó vou ocultar tudo vou tirar o total vou tirar essas linhas OK ó até o título eu.

    Vou tirar Vou colocar aqui um rótulo de dados Ok ó V aumentar um pouquinho mais a largura tá bom podia até colocar isso numa outra planilha né para ficar um pouco melhor tá mas vamos deixar por.

    Quanto aqui nesse momento tá bom a segmentação de dados pessoal eu vou deixar ela com características de botões na horizontal para isso eu clico na segmentação vou no botãozinho aqui ó.

    Botãozinho Não na faixa de menus de segmentação e vamos colocar aqui ó quatro quatro trimestres e vou aumentar até a largura do meu gráfico tá assim ó Ok em seguida eu vou aqui na.

    Configuração de segmentação e vou tirar ó o exibido o cabeçalho ficando ó com a impressãoinsumos ele aqui vamos fazero uma planilha nova para ficar melhor tá eu acho que vai ficar bem melhor aqui o.

    Ajuste que a gente vai trabalhar tá vou agora de novo lá no nosso gráfico que tá na planilha sete dar um Ctrl x aqui ó vou pegar a nossa planilha oito e vou colocar aqui tá bom vamos deixar aqui ó.

    Vamos ver se eu diminuir aqui um pouquinho deixa eu ver se ele vai ficar na mesma largura vamos ver vai vai ficar certinho aí vou pegar o gráfico ó.

    Vou alocar aqui vou segurar o alt no teclado ó para acertar ó de acordo com as linhas de grade o posicionamento ó tá bom agora eu vou lá no.

    Formatar contorno de forma eu vou utilizar esse tom de azul que é o mesmo tom de azul da segmentação entretanto Contorno da forma deixa eu ver como que tá deu o mesmo Contorno não tem problema.

    Não vamos clicar no gráfico eu vou dar um lançar ó para deixar ele em cima né eu posiciono ele Ó aqui um pouquinho mais para cima ó ó lá tá bom a gente acerta né Ó o.

    Tamanho tudo bonitinho ó a mesma coisa com a segmentação ó a largura tá ó Ok Ó você vai ver que vai ficando bem acertada os itens aí conforme a gente clica feito o que que a gente vai fazer.

    Não sei se reparou que você tinha um título lá né vou pegar a linha dois aumentar um pouquinho mais aqui a altura e vou fazer agora aqui uma caixa de texto tá essa caixa de texto eu vou.

    Alocar aqui vamos agora aqui ó formato de forma vou mudar a cor do preenchimento para o branco tá bom e vou aplicar o contorno entretanto eu preciso vir na espessura e definir uma espessura.

    Aqui se é um e-mail né ó de espessura tá aí ele vai ficar aqui localizado nessa área vamos colocar ó análise deixa só mudar a corzinha da fonte aí ó análise.

    Análise de faturamento vamos selecionar aumentar um pouquinho mais o tamanho Ó tem aqui ó os tipos de alinhamento tá.

    Fica um pouquinho mais bonito conforme eu clico ó a gente tem aqui o gráfico já funcional aonde que vai entrar a caixa agora você deve estar me perguntando Professor Senor mostrou tudo isso mas.

    Cadê a caixa aqui ó esse valor pessoal eu vou vir aqui do lado tá ou aqui ó em alguma célula que você achar melhor eu vou colocar ó igual a esse valor aqui tá alguém pode falar mas professor se eu.

    Tivesse mais valores aqui como que eu traria o Total Geral você poderia fazer o seguinte Ok ó se eu usar um cont valores nessa coluna B ele vai colocar oito tudo bem Ó 1 2 3.

    4 5 6 7 8 então se eu vim aqui e fazer o uso da função índice nessa coluna B ponto e vírgula e usar o a posição de con valores da coluna na B ele vai me trazer o a.

    Posição oito tá que aqui no caso seria 164.000 só o que que eu vou fazer aqui ó tá vendo essa tabela dinâmica se eu mover ela pro nosso início ah Professor então ele vai posso.

    Mudar ela pro início que não vai afetar não vai afetar nada até o gráfico tá acompanhando ó o posicionamento da tabela dinâmica que eu tinha feito a tabela dinâmica um pouco mais abaixo mas.

    Aqui está o total o faturamento Total OK aí eu posso formatar esse valor aqui para deixar a corzinha a gente vai na formatação.

    Condicional Realce é maior do que 900.000 se for maior que 900.000 eu quero ele no verde e verde escuro Ok bom E se for vermelho for menor vou lá ó real é menor do que.

    900 1000 aí vai ficar no vermelho tudo bem o que que vai acontecer agora aqui ó essa caixinha olha agora que você tem que pegar essa sacada ó eu vou copiar ó eu vou lá na nossa planilha oito Ok.

    Vou clicar Numa célula aqui qualquer mas a verdade é só para indicar que eu estou nessa planilha e vou colar ó Nessa opção imagem vinculada essa imagem vinculada eu vou.

    Trazer aqui para cima ó olha só aqui então aqui ó análise do faturamento dos 925.000 tá nessa cor se eu clicar no.

    Primeiro trimestre caramba Professor tá funcionando como indicador tá funcionando como indicador então todo aquele faturamento que estiver acima de.

    900.000 estará na cor verde aquele que estiver abaixo vai ficar no vermelho naquele exemplo que nós usamos né ó deixa eu pegar ele aqui a gente colocou aqui o total esse Total você tá vendo.

    Ali ó Ok ó é uma caixa de texto pode vir aqui ó inserir ó vamos pegar inserir é aqui ó ilustração forma uma caixa de texto vou clicar ó Total tudo bem Ó vou vir e vou colocar aqui ó o total ó vou.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=viJ5R0vtjZs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem