O que é o Power Query no Excel

O que é o Power Query no Excel O que é o Power query como você pode utilizar ele no Excel nessa aula aqui vamos mostrar como você pode utilizar o Power query para fazer tratamento de dados no Excel né mais um recurso muito.

O que é o Power Query no Excel

Interessante que o Excel né conta já em todas as suas últimas versões e pode ser muito interessante você pode aplicar aí no seu trabalho nas suas criações também no Excel Então já deixo curtir aqui no.

Vídeo também se inscreve o nosso canal que aqui tem muito conteúdo bom não só de Excel mas de diversos outros programas vamos lá talvez você já tenha escutado esse termo.

Né Power query À vezes ficou se perguntando o que que é isso né como é que eu consigo utilizar isso aonde eu uso isso eu uso no Excel eu uso no powerbi ou uso em outro programa O que.

Que eu faço nesse vídeo aqui nós vamos tirar todas as suas dúvidas de como você pode utilizar o Power query aqui no Excel o Power é uma ferramenta de tratamento de dados então você pode.

Pegar qualquer dado que você tenha qualquer dado dado simples qualquer planilha um outro arquivo de Fora trazer aqui para o Excel e transformar esses dados de uma maneira mais simples de uma.

Maneira mais fácil isso é o Power query é para isso que você vai utilizar para pegar os seus dados e tratar eles de uma maneira mais simples e vamos ver na prática como isso aqui funciona no Excel.

Se você utiliza o Power bi Com certeza você já utilizou né o o o Power query para fazer o tratamento de dados porque lá a gente normalmente começa importando um arquivo já é necessário fazer o.

Tratamento então é algo fund fundamental no Excel nem tanto a gente tem várias outras maneiras porém o Power query também está disponível e onde você encontra o Power query aqui no Excel na.

Guia de dados né Nós temos várias guias ó arquivo página inicial inserir layout e temos aqui ó guia de dados quando a gente clica nesta guia de dados ó aqui na esquerda tem a parte de obter e.

Transformar dados é aqui que a gente acessa o Power query então o que que nós temos aqui Obter dados o Excel vai dar várias opções e essas mesmas opções estão aparecendo aqui de uma maneira.

Mais fácil que são as mais comuns de um texto né de um arquivo csv do Excel da web de um próprio intervalo de uma conexão um arquivo recente imagem tá sempre quando a gente clica aqui vai.

    Abrir a mesma coisa se a gente clicar - Curso Excel

    Aqui e Escolher uma das umas opções por exemplo ó de um arquivo né Dá para pegar XML PDF eh JS de algum banco de dados né do azure.

    Eh da plataforma do Power plataforma serviços online ó de outras fontes tem as mesmas opções repara de intervalo da web então os botões aqui se repetem um pouco tá vamos começar para ficar bem.

    Simples essa aula se for de um intervalo por exemplo eu tenho né alguns dados aqui não muito organizados alguma coisa do tipo e eu quero obter esses dados né de outras fontes de uma tabela de um.

    Intervalo posso clicar aqui também ó de tabela intervalo vai falar quais são os dados eu posso selecionar Exatamente isso aqui minha tabela tem cabeçalhos perfeito vou clicar em Ok ó nesse.

    Momento acabou de abrir o Power query Olha só editor do powerquery então se você nunca abriu o powerquery no Excel para fazer a primeira vez que você abrir vai aparecer Exatamente isso aqui repare.

    Eh apareceu diretamente para tratar os dados e aqui mostra a minha tabela repare que aqui nós estamos com uma tabela toda bagunçada por nós estamos é como se fossem três colunas né para para.

    Exemplificar a nossa aula nome estado e idade tá tudo na mesma célula então aqui tá mostrando ó uma única coluna e uma duas três quatro linhas OK aqui é como se fosse o Excel se utilizo o Power bi.

    Aqui vai ficar até mais fácil você pode colocar até em tela cheia se quiser é é uma outra aba se eu Minimizar ó é uma outra aba eu consigo mexer tá vamos deixar até aqui para não complicar.

    Perfeito e aqui aparece o nome da tabela então ó essa minha tabela agora tem um nome tá como tabela dois eu posso clicar com o botão direito ó renomear colocar por exemplo né tabela qualquer coisa.

    Curso Excel - Tabela da aula colocar qualquer nome

    Aqui da minha tabela apertei o enter mudou ou eu posso mudar aqui na direita também tá uma coisa interessante também aqui no powerquery não tem o control Z o.

    Desfazer então todas as ações que a gente fizer no power qu aparece aqui ó etapas aplicadas e eu consigo depois excluir ou não já vou mostrar como é que funciona vamos supor que eu quero.

    Separar isso aqui ó em três colunas tá a gente tem aqui em página inicial ou em transformar aqui o dividir coluna ó dividir coluna eu posso dividir ó por um delimitador vai abrir essa janela Quem.

    Que é o meu delimitador que tá separando aqui os meus dados é a vírgula né tem a vírgula então já tá vírgula perfeito só vou clicar em Ok olha só o que o Power query fez então eu consegui separar.

    Rapidamente isso aqui tá então eu fiz uma alteração propriamente aqui nos meus dados ó agora eu tenho três colunas Claro os nomes ainda estão estranhos eu.

    Posso dar dois cliques e colocar aqui ó aqui é a minha coluna de nome aqui é a minha coluna de estado e aqui é a minha coluna de idade Então eu estou fazendo o tratamento de dados aqui no power query.

    E repare tudo que eu for fazendo vai aparecendo aqui ao lado tá ó todas as minhas ações vão aparecendo aqui ao lado tem muita coisa que eu posso fazer aqui a gente já vai explorar até um pouco.

    Mais ó tem manter linhas ó remover linhas dividir coluna mesclar usar a primeira linha como cabeçalho e tem as duas guias ó de transformar então o que que é o transformar eu quero transformar.

    O que eu já tenho eu tenho a opção de adicionar coluna eu consigo adicionar novas colunas em função de datas e colunas personalizadas formatos muita coisa por exemplo aqui ó vamos lá.

    Transformar vou clicar nesta minha coluna Vamos tentar transformar o formato eu quero por exemplo tudo em maiúsculo ó tudo em maiúsculo clico nessa quero tudo aqui em minúsculo por.

    Exemplo tá aqui ficou feio então ó maiúsculo deixa nome maiúsculo e idade Beleza a gente não precisa mexer Então eu estou tratando Os dados aqui de toda a minha tabela de uma maneira mais fácil.

    Ok e depois que eu mexi nisso aqui Victor terminei Já fiz o tratamento legal não quero mais quero voltar pro Excel complicou aqui quero voltar pro Excel você clica aqui na esquerda ó.

    Fechar e carregar tem aqui ó fechar e carregar só clicar nesse momento vai aparecer aqui ó consulta e Conexões tá que é o powerquery e a tabela da aula as linhas vão ser carregadas as alterações.

    Aqui vão ser feitas Deixa eu só dar um zoom aqui maior perfeito para ficar melhor as alterações foram feitas então eu fiz o tratamento dos meus dados lá no powerquery e agora tô aqui no Excel com.

    Esta minha tabela no caso e se depois eu quiser fazer alguma outra alteração ó se eu clicar fora e tal eu posso dar dois cliques aqui ó se eu clicar aqui em consultas e Conexões der dois cliques eu.

    Volto pro powerquery consigo fazer qualquer alteração tá se eu fechar aqui ó fechei perfeito Tem essa minha tabela agora tem Design da tabela certo porque é uma tabela se eu vier aqui em dados.

    Vai ter aqui a parte de conexões existentes tá vai mostrar as conexões é no caso que eu tenho e aqui em consultas e Conexões tem aqui também ó consultas e Conexões vai abrir exatamente aqui.

    Se eu der dois cliques Eu também consigo voltar para o powerquery fazer qualquer outra edição então meio que fica nisso o Excel trabalhando juntamente com o powerquery para facilitar o tratamento.

    Dos seus dados Vamos pegar uma outra situação aqui é pr fechar essa nossa aula tá é vamos vamos pegar aqui então do zero Vamos abrir uma planilha do zero tá planilha do zero vamos vir aqui em.

    Dados como eu ven mostrando durante essa nossa aula Obter dados vamos ver de outras fontes aqui ó de um arquivo ó de um arquivo do Excel Então vamos pegar um arquivo do Excel que a gente já tem eu.

    Deixei separado aqui na minha área de trabalho essa base de dados aqui ó base de dados Excel clique em importar Quando você vai importar um arquivo Você já usou o Power bi igualzinho tá igualzinho.

    Aqui você vai reparar planilha um aí vai mostrar a minha planilha Essa é minha planilha o meu outro arquivo que eu tenho ó repare eu tenho todos esses dados eu posso ou clicar aqui ó em.

    Carregar eu iria carregar essa minha tabela aqui direto no Excel ou eu posso clicar aqui em transformar dados que vai abrir o Power query ó transformar dados perfeito vou só aguardar alguns.

    Segundos ó vai abrir a outra janela ó que é aqui o Power query e a partir daqui eu posso fazer todo o tratamento dos meus dados ó tá mostrando até a outra tabela que eu já tenho aqui tamb.

    Também agora essa é minha nova tabela eu posso clicar aqui ó para renomear por exemplo vamos lá não sei né talvez tabela dois vamos colocar tabela dois e eu tenho Exatamente tudo isso aqui é.

    Claro o Power query teria que ser uma aula só para isso só para fazer tratamento de dados mas tem muitas opções interessantes tá legal por exemplo ó eu tenho aqui nessa minha.

    Tabela primeiro nome sobrenome eu posso clicar pressionei o contol cliquei na outra eu tenho aqui ó mesclar eh cadê a parte de mesclar mesclar com consulta vamos ver se aqui funciona perfeito aqui.

    Em transformar tem que vir aqui em transformar e E nós queremos mesclar colunas Agora sim ó mesclar colunas Então qual que é o meu separador posso colocar que é o espaço ó mesclar coluna.

    Pelo espaço nome da nova coluna por exemplo ó nome completo eu tinha o primeiro nome sobrenome vou dar um ok ó juntei as duas colunas em uma só com nome completo tá tem muitas coisas aqui.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uOFVfG8xTg0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem