Calculadora Juros Compostos no Excel Planilha Simular Investimentos e Rendimentos - PLANILHA EXCEL

Calculadora Juros Compostos no Excel Planilha Simular Investimentos e Rendimentos - PLANILHA EXCEL Juros compostos no Excel é isso que a gente vai ver nesse vídeo vários exemplos práticos fórmulas e funções para que a gente consiga fazer simulações por exemplo de investimentos.

Calculadora Juros Compostos no Excel Planilha Simular Investimentos e Rendimentos

Se tiver vários meses com dinheiro investido com aportes mensais de qualquer valor que seja numa taxa específica quanto será que eu vou ter de ganho quanto será que eu já aportei no.

Total quanto será que eu vou ter atualmente de retorno e no caso qual que seria o total de ganho Ou seja a diferença do total investido para o valor atual que já está o investimento.

Sempre que você atualizar qualquer valor investimento taxa períodos valor de aporte todos os valores aqui da planilha serão atualizados automaticamente para você a gente vai deixar isso daqui de.

Fato automático e dinâmico para que você consiga ver vários períodos e simular valores diferentes mas antes da gente fazer aquele exemplo prático É bem interessante entender a fórmula de juros.

Compostos e também a função VF aqui no Excel que consegue fazer a mesma coisa porém já é uma função pronta onde você só preenche aqui os argumentos que você precisa para que a função te retorne o.

Valor final do seu investimento ou o valor final aplicando os juros compostos Beleza então vamos lá na prática passo a passo utilizar juros compostos aqui no Excel Existem várias maneiras de fazer.

Cálculo no Excel seja utilizando fórmulas ou funções os juros compostos também dá para fazer a mesma coisa podemos utilizar uma fórmula a fórmula dos juros compostos ou podemos utilizar.

Uma função no Excel e consegue fazer basicamente a mesma coisa então ao invés de fazer de forma manual dá para utilizar aqui ó igual VF que é a fórmula dos juros compostos que conseguem me.

Retornar o valor final ao decorrer de vários períodos sendo aplicado aí os juros as taxas beleza mas vamos começar aqui pela fórmula então Digamos que aqui tem os argumentos o que que significa.

Cada letra dentro da Fórmula o m é o montante final ou seja o valor que eu vou ter lá no final do investimento eu ainda não sei é ele que a gente vai achar e tem o p que é o valor inicial Ah.

Então beleza ó Digamos que eu acabei de R 10.000 enter Beleza então esse é o meu valor inicial agora qual que é a taxa de juros por período aqui é muito importante Se você usar taxa de juros.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    $ads={1}

    Por mês o número de períodos também tem - PLANILHA EXCEL

    Que estar em mês Se você usar taxa de juros anual o número de períodos tem que ser ano também por quê Porque as unidades têm que estar na mesma unidade.

    De medida beleza mesma unidade de medida ano ano ou mês mês para que fique certo a fórmula então Digamos que a taxa de juros eu vou considerar mês seja de 0 vula seja de 88% ao mês eu posso.

    Escrever 0,08 beleza Tá certo né 88% Talvez seja muito alto né então pera aí 0 8% melhor então 0,008 0 88% em forma decimal fica assim.

    Mas você também pode colocar 0,8 por. enter Beleza dá na dá na mesma e aqui embaixo eu tenho o número de períodos Digamos que eu queira saber o quanto que.

    Esse investimento 0% ao mês vai me render em 24 meses ou seja 2 anos vamos calcular isso então aqui do lado ó igual igual sempre usa o sinal de igual no Excel vamos lá que que a primeira coisa.

    Que a gente tem que colocar P Quem que é o p o valor inicial e o meu P tá aqui ó 10.000 beleza asterisco ou seja multiplicado por abre parênteses 1 mais seguindo a forminha que tá l em cima 1.

    Mais I Quem que é o i a taxa de juros por período aqui ó 0,8 fecho o parêntese agora vou colocar o assento ó circunflexo que no caso é potência né elevado elevado a n que é.

    Número de períodos 24 beleza ficou dessa forma vou apertar o enter então no final de 24 meses se eu tiver investido R 10.000 com 0 8% ao mês eu vou ter o retorno de R 12.000 beleza assim que.

    Funciona e o interessante de usar fórmula no Excel é que se eu alterar esses valores ah digamos então que beleza vai me dar 12.000 e se eu tivesse investido 15.000 vamos lá 15 1000 vou.

    Apertar o enter e dá para ver que o - PLANILHA EXCEL

    Resultado ali foi alterado Ah e digamos que ao invés de ser 24 meses foi 36 meses ou seja 3 anos vou apertar o enter e dá para ver mais uma vez que o valor.

    Ali em cima é atualizado para mim então de 15.000 virou 19 né quase 20 Será que tá certo será que tá errado Vamos fazer uma conferência aqui ó utilizando igual VF a função do Excel dois cliques um.

    Dois primeira coisa que pede é a taxa que que esse negócio de taxa hein a taxa é aqui ó taxa de juros por período e tá aqui em cima 08 Então vamos aproveitar e clicar aqui em cima para pegar esse.

    Número ou se você quiser né você pode digitar aqui dentro 0,8 por. eu só fiz fora da célula porque eu achei mais fácil aí para ir pro próximo ó ponto e vírgula e etc né mas.

    Deixa eu clicar na célula porque já tá aqui fora mesmo né Já tá pronto ponto e vírgula qual que é o número de períodos aqui ó número de períodos é o 36 Então deixa eu clicar no 36 ponto e vírgula.

    Pagamento o que que esse pgto pagamento ó pagamento feito a cada período pera aí você quer fazer aportes mensais não nesse caso a gente não tá fazendo né olha lá em cima a gente não fez aportes.

    Mensais a gente pegou 15.000 deixou lá e já era você não ficou colocando dinheiro todo mês certo então a gente pula esse argumento ponto e vírgula agora tem o VP VP é o valor presente ou seja os 15.000.

    É o valor que você colocou agora valor presente atual vamos pegar ele aqui então 15.000 e é isso aí deixa eu apertar o enter E como dá pra gente ver o resultado que eu tive aqui é o mesmo.

    Que eu tive aqui em cima tudo bem que aqui em cima ficou com várias casas decimais tá vendo mas é só questão de arredondamento no final das contas se a gente arredondar isso daqui vai dar 45.

    Também vai ficar igual então ó deu o mesmo resultado 19983 45 19983 e 45 beleza mesma coisa essa função do Excel ela fica com sinal.

    Negativo se você quiser deixar positivo porque é um valor que você está ganhando né um investimento você pode dar dois cliques aqui um dois e lá no começo ó VF você pode colocar menos menos sinalzinho.

    De menos VF enter aí ó aí fica um valor positivo Beleza se você quiser também clicar nessa primeira fórmula clica nela no na célula página inicial e coloca em moeda Vamos aumentar um pouquinho aí ó.

    Aí a gente tem aqui o mesmo resultado então básicamente assim que a gente utiliza fórmula ou função para calcular juros compostos no Excel e a outra coisa que eu gostaria de mostrar é.

    Investimento de longo prazo mas que a gente consiga visualizar em cada linha a evolução deste investimento então Digamos que um investimento que eu vá começar a fazer Pode até ser ó com R.

    10.000 que vai ser esse R 1.000 Vamos colocar R 1.000 enter posso até mudar isso aqui para moeda ó para ficar mais organizado a taxa 0,75% ao mês então os períodos eu vou.

    Colocar Digamos que seja 2 anos 24 meses e digamos que também tenha um a corte de R 500 por exemplo ent Vamos colocar isso aqui também moeda para ficar mais organizado aí beleza então esses aqui.

    São os parâmetros investimento taxa períodos e o aporte mas isso daqui Pode ser que nem você nem precise usar porque a gente vai construir todos esses cálculos dentro de cada coluna Então.

    Vamos pegar aqui a primeira coluna e aqui vai ser por exemplo o valor atual enter numa próxima coluna vamos vamos começar já inserindo aqui um valor ó valor atual então o primeiro valor que.

    Eu coloquei o primeiro aporte é R 1.000 enter numa segunda coluna A gente pode colocar assim ó aorte e aí digamos no primeiro mês o aporte vai ser r0 até porque eu já coloquei os 1000 então aqui.

    Ó vamos na coluna e eu posso escrever assim ó mês então aqui é o mês um e na próxima coluna na próxima linha mês 2 3 4 e etc mas se você não quiser ficar colocando os números de forma manual na.

    Linha de baixo ó igual o número de cima mais um enter porque quando você clicar no cantinho da célula e arrastar para baixo você consegue ter uma sequência ó dos números que você colocou fica bem.

    Mais fácil né A ideia é a gente fazer isso de forma dinâmica ou seja sempre que você arrastar uma coisa para baixo todos os cálculos já vão sendo feitos para você então aqui o valor atual é.

    1000 aí Digamos que no mês do eu fiz um aporte né de R 500 E no mês 3 também ou seja eu sempre vou fazer aorte de R 500 então deixa eucar e arrastar essa célula para baixo ó aí ficou igual tá vendo.

    Agora aqui numa coluna H pode ser por exemplo a taxa ou os juros enter e a taxa vai ser sempre 0,75 ou o valor que eu digitar aqui no canto ó então eu posso fazer.

    0,75% enter clicar e arrastar para baixo porque sempre vai ser igual para todo mundo mas aí tem um detalhe Se eu mudar a taxa aqui algum dia ó colocar agora 1% enter veja que o valor aqui não muda.

    Então se você quiser fazer essa automatização você pode fazer é aqui na taxa ó igual igual clica onde você tem a taxa aqui ó E então você vai apertar o F4 porque o que que o F4 faz ele.

    Adiciona o cifrão antes e depois de linha Bic coluna ou seja vai sempre puxar a referência dessa taxa aqui quando você arrastar a célula para baixo essa referência vai se manter no lugar.

    Ela não vai se arrastada para baixo deixa eu apertar o enter clicar segurar e arrastar para baixo aí agora automatizou ó 05 tá vendo que tá mudando né 075 enter e é isso aí agora além da.

    Taxa a gente pode colocar aqui aporte períodos taxa investimento bom É eu acho que Esso daí já dá pra gente fazer agora o o nosso cálculo aqui né De quanto que vai rendendo do valor atual Então vamos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1nVr35tExMQ
Wesdigital

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem