Aula você vai aprender algumas técnicas de como consultar o pf de onde você está executando o seu arquivo de script como você pode mudar o caminho como você pode criar uma pasta como você pode remover.
Uma pasta ou seja um conjunto completo de instruções para você manipular o seu sistema de arquivos no Windows ou no Unix preparado e preparada vamos lá vamos abrir então o visual Studio code e.
Vamos criar o nosso arquivo clique sobre o Icone New file e nós vamos chamá-lo de aula 24 biblioteca os p p ou.
Py nós vamos começar fazendo o Import da biblioteca você vai digitar Import os na linha superior aí do seu script uma vez feito isso nós vamos conseguir utilizar a biblioteca.
Os quando clicamos sobre a biblioteca né quando nós vamos importar a biblioteca os nós vamos trazer um conjunto de comandos para manipular o sistema operacional que pode ser tanto Unix.
Quanto Windows a primeira coisa que vamos ver qual é o sistema oper que estamos utilizando usando a biblioteca os note quantos quantos comandos quantas instruções métodos diferentes ou.
Propriedades você tem aqui que você pode utilizar usando então aqui o primeiro parâmetro que nós vamos chamar que é name nós vamos visualizar o nome do nosso.
Sistema pressionando o botão executar você vai ver na parte de baixo no console que nós vamos ter aqui o resultado que é NT para sistemas Windows o retorno do sistema será.
NT para sistemas Unic O Retorno Será se eu não me engano posix posix como eu não tenho o sistema Unix para testar vou aqui deixar escrito e você que é que usa Unix se for fazer o teste então depois.
Pode confirmar aqui nos comentários Qual é a resposta Mas se eu não me engano é posix print nós vamos usar então aqui vários comandos da biblioteca para poder testar seus recursos existe uma.
Veja Mais Aqui:
- Quem E Esse Que Foi ENVIADO Ao Mundo - Paulo junior
- 47. Paulo em Corinto (At 18.1-8)
- O PRAGMATISMO Religioso - Paulo Junior
$ads={1}
Propriedade na biblioteca US chamada deEnviron environ environ ela permite capturar do ambiente alguns itens alguns ah alguns detalhes como por exemplo Emir.Pget nós vamos capturar uma propriedade e a propriedade que eu quero capturar se chama username qual é o usuário que está logado no momento nesse sistema.
Operacional deixa-me dar um print vazio apenas para ele Separar uma linha aqui no nosso pef e quando executarmos o código você vai perceber que o usuário logado se chama ales é a conta que eu.
Configurei aqui para o meu sistema do Windows print vamos testar mais uma variável de ambiente então environ pget abrindo parênteses você vai usar a instrução pef que é.
Caminho aqui ele mostra então o usuário logado na sessão do Windows ou logado na sessão do Unix e aqui lista as pastas do pef o pef Se você não se recorda é o caminho na memória para chegar aos.
Executáveis dos seus aplicativos quando executamos essa instrução você vai perceber que el vai trazer vários caminhos vários diretórios e esses pefs eles estão na memória do windows para.
Por exemplo quando eu digite Excel o Excel seja aberto quando alguma ferramenta do SQL seja executada ele vai buscar na pasta e até mesmo o Python você vai ver aqui que ele tem alguns.
Caminhos mapeando a versão do Python que estamos izando pef pode ser configurado na sua máquina local print os.environ.get agora eu quero trazer outra propriedade chamada de computer.
Name a propriedade computer name ela mostra o nome do computador vou executar o nosso código e você vai perceber na parte de baixo que o meu notebook se chama note al se eu.
Estivesse na empresa ele teria outro
Nome cada computador vai responder com o nome próprio você deve estar se perguntando ok legal bacana gostei dessa dessa dessa instrução environ quais.Outros parâmetros que eu posso usar são diversos por isso eu vou criar aqui uma rotina que vai mostrar os parâmetros da environ usando recursos que nós já aprendemos no curso for que é uma.
Estrutura de repetição Você lembra dela paran para cada parâmetro in os. pararan ele vai fazer o print de algumas informações dele então print abro parênteses param que é o parâmetro.
Vírgula vou trazer a partir né do da impressão do parâmetro dois pontos fazendo a substituição aqui na formatação o os. environ.
Pget eu vou capturar Qual é o parâmetro que eu vou trazer para cá basicamente ele vai substituir isso aqui lembre-se que nós já vimos também essa string ele vai substituir esse elemento pelo.
Elemento que ele está percorrendo e vai dizer qual é o nome desse parâmetro durante a execução do comando nós vamos executar Há um erro aqui no parâmetro deixa eu ver o que eu escrevi errado.
Print param entre aspas simples vírgula depois f 2 p paran os invir pget paran Aparentemente está tudo certo.
Vamos ver aqui módulo os não tem um atributo paran Ah OK digitei errado aqui Eos p environ é foi distração minha quando nós vamos percorrer aqui o environ nós vamos.
Associar isso a uma variável chamada paran e a variável paran é que vai ser substituída aqui no nosso método pedindo para executar você vai ver várias linhas o comando paran ele tem muitas.
Propriedades que você pode utilizar nós usamos a username que você vai vir aqui depois nós usamos também a computer name que está mais acima só que existem outras outros atributos que você pode.
Capturar All user profile App Data que é o a pasta onde são guardadas os arquivos de configuração das aplicações pef então tem muitas propriedades que você pode usar faça uma análise com calma.
Inclusive descobrir qual é a pasta temporária para gravar arquivos gravar nessas pastas temporárias e muitas outras opções diferentes Vou deixar um print aqui para pular uma linha e como é.
Que nós podemos fazer para manipular ou acessar o sistema de arquivos que também é possível fazer com a biblioteca US vou criar uma variável aqui chamada unidade e vou passar um caminho para ela se eu.
Digitar apenas a barra invertida você vai ver que ele vai dar um erro a barra invertida é um caracter específico como você lembra se nós estamos usando uma string barra n faz a quebra de uma linha.
Para que eu possa colocar a barra válida no endereço eu preciso usar outra barra caminho a vai ser o meu primeiro caminho temp e depois caminho B vai ser o caminho pode.
Apagar são três variáveis que nós vamos utilizar aqui no decorrer dos exemplos Desse nosso dessa nossa biblioteca primeiro print os PPF e quando você digitar o ponto você.
Vai visualizar alguns métodos específicos de pef um deles se chama Join que permite fazer a junção de trechos né de caminhos nós vamos pegar aqui a unidade.
Vírgula vamos juntar com o caminho a que é uma pasta vírgula e vamos juntar com o caminho B que é outra pasta lembre-se que a variável tem que ter exatamente o mesmo nome como foi declarada aqui no.
Windows deixa me colocar aqui um print vazio mais uma vez para separar do console no Windows nós utilizamos a barra invertida Então você está vendo que ele construiu um caminho completo c.
Dois pontos barra invertida temp barra invertida pode pagar só que ele não criou essa pasta Ele simplesmente está juntando textos no padrão de uma pasta ou padrão de um pef.
No Unix ele vai gerar esse caminho com uma barra invertida com a barra para o outro lado e você pode capturar a pasta atual usando também uma propriedade.
Os.get cwd é o comando que permite a você capturar a pasta atual nós vamos executar esse esse conjunto aqui de instruções e você vai ver que nós estamos aqui no pode apagar.
Que é o caminho instrução anterior e a pasta que eu estou usando atualmente está em C2 P users Alex que é o meu usuário onedrive área de trabalho Python curso trovato esse arquivo Realmente nós.
Estamos usando o arquivo da aula 24 que está salvo na minha área de trabalho na pasta de exercícios do curso por isso que você viu esse resultado vamos continuar.
Ainda outros recursos que podemos explorar do pef caminho completo que vai ser uma variável nova que eu vou criar ela vai ser igual os.
PPF pon join nós vamos capturar a pasta atual então getcwd vírgula e vamos colocar o nome do arquivo por exemplo testes ppy o que essa variável vai armazenar é.
O caminho completo atual de onde nós estamos lendo os nossos arquivos concatenado com o nome do arquivo Você viu que o resultado esperado aqui é tem a junção automaticamente feita pelas.
Pelas Barras você não viu a digitar a barra aqui antes da palavra teste vamos dar aqui um print no caminho completo vou colocar um print vazio para deixar separado também facilitar a.
Leitura e quando executarmos esse string Observe ele vai juntar o caminho completo do arquivo atual e o arquivo testes PP que eu criei o nome que eu usei o nome ele não criou o arquivo mas.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3hJQ5NBdZ4I