Até no sábado à noite mercê de Deus nós vamos começar então com a primeira exposição que é sobre a doutrina da depravação Total distintivos da reforma protestante e para falar sobre esse tema eu vou partir de Romanos Capítulo 7 a passagem bastante conhecida e também bastante polêmica nós vamos orar pedindo que o nosso Deus nos conduza na.
Compreensão da sua palavra oremos pedir que no Abrir da escritura teu espírito santo nos conduza pela mão passo a passo na compreensão da mesma nós queremos não somente entender o que teu servo Paulo aqui registrou mas também queremos que tem um propósito com essa passagem se cumpra em nosso coração move o nosso coração a tua obediência inclina senhor a nossa vontade a fazer o.
Que tu mandas e que cada pessoa aqui nessa noite possa ser beneficiada pela exposição da tua palavra de acordo com a necessidade em nome de Jesus amém muito bem queridos que o Capítulo 7 de Romanos ele vai se ver de base para que nós tratemos dessa questão ou desse assunto que é um dos temas da reforma protestante Vamos só lembrar o contexto da da passagem uma divisão bastante simples da carta.
Aos romanos nos mostra que nos três capítulos iniciais o apóstolo Paulo aborda a questão da perdição de toda a raça humana no capítulo 1 ele fala da condenação do gentios mesmo que nunca ouviram a lei de Moisés nunca ouviram o evangelho o nome de Jesus com tudo eles têm na sua consciência e pela observação da natureza o conhecimento de Deus à disposição deles apesar disso rejeitaram.
Esse conhecimento e em Retribuição Deus nos entregou as suas paixões em fames a descrição do resultado disso é devastador tá em todo metade do capítulo 1 para o final Paulo termina com catálogo dos Vícios e pecados decorrentes dessa entrega judicial de Deus a corrupção dos corações e que bem caracterizava a sociedade da época Romana bem como a nossa também no capítulo 2 Paulo vira atenção para os.
JuDeus dizendo que igualmente eles estavam de baixo ou estão debaixo de Condenação mesmo que tenham recebido a revelação escrita de Deus o Gentil é condenado Pela Luz da natureza e da consciência e o judô é condenado Pela Luz da lei porque tanto um quanto o outro não obedecem não seguem não andam de acordo com a luz que recebeu no capítulo 3 Paulo fala fechando esse tema então que todos estão debaixo da condenação de Deus e por ele com justiça Condenados pelos seus próprios pecados metade do capítulo 3.
Até o capítulo 5 Paulo então apresenta o evangelho de Cristo Deus pela fé em Cristo Jesus justifica tantos gentios quanto os juDeus isso ele faz pela graça mediante a fé é o tema do capítulo 3 no capítulo 4 ele dá o exemplo de Abraão O Judeu pai da Nação Israelita o amigo de Deus contudo a fé e não por obras da Lei no capítulo 5 também no capítulo 4 ele fala de Davi.
Igualmente foi justificado pela fé no capítulo 5 ele fala das bençãos decorrentes da justificação pela fé como por exemplo não há mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus estamos justificados pela fé e temos paz com Deus e ainda no capítulo 5 ele faz um paralelo entre Adão e Cristo Adão era o primeiro homem representante da raça humana quando ele cai a raça humana toda cai com ele em Adão todos pecam todos estão condenados.
Cristo é o segundo homem é o último homem Desculpe é o segundo homem o último Adão e quem é as pessoas por Deus eleitas recebem perdão e justificação sim Adão todos caem em Cristo uma nova raça iniciada Adão é a porta de entrada da condenação Cristo repórter de entrada do novo céu e da nova terra onde habita a justiça os dois são cabeça de raça o destino da raça.
Humana Depende a quem você está ligado se você está ligado exclusivamente Adão você vai receber toda a herança de Adão será condenado com justiça pelos seus pecados se você está ligado a Cristo Então você faz parte dessa nova humanidade o novo homem que está sendo criado por Deus e portanto recebeá também a herança referente a isso Paulo trata a partir daí do Capítulo 6 dos efeitos da justificação na vida daqueles que foram alcançados por ela ele fala no capítulo 6 de Como Deus nos.
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Liberta do pecado mediante a união com Cristo Jesus inclusive Esse é um
Capítulo que vai ser exposto adiante na nossa série no Capítulo 7 que é o tema de hoje à noite ele nos fala de Como Deus nos livra da condenação da Lei também mediante a união com Cristo Jesus e no Capítulo 8 ele fala a respeito da vida no espírito como mediante o espírito de Deus nós somos levados ou conduzidos a viver aqui nesse mundo uma vida não na carne mas uma vida no.Espírito pela graça Unidos a Cristo em que a gente pode obedecer a Deus Lembrando que Paulo escreveu essa carta exatamente para angariar apoio missionário da igreja de Roma porque ele queria pregar o Evangelho na Espanha e precisava do apoio de alguma igreja Roma estava bem no caminho era uma igreja forte não havia sido fundada por Paulo ele era desconhecido lá precisava embora não completamente havia algumas pessoas a jogar pelo Capítulo 16 Mas então Paulo para expor o evangelho que.
Prega e mostrar o que é que ele pretende ensinar na Espanha Escreveu a carta aos romanos ao contrário que se pensa ela é uma carta missionária embora consideradas por algum por exemplo melancton achava que era uma era a melhor a carta de Paulo mais sistemática né mas na verdade é uma carta que é Paulo escreve com o coração missionário ele quer a igreja se desperte para a necessidade da Espanha Ele quer o apoio deles e para isso ele.
Tem que explicar o evangelho que ele prega ao fazer isso e aqui é importante para o ponto dessa noite Paulo consciência que lá em Roma a questões relacionadas com a pessoa dele Paulo era considerado pelos juDeus nós vamos dizer isso mais adiante como um aposta como alguém que negava a lei de Moisés pregava contra as grandes instituições da de Israel e que eram Mercenário falso profeta o judaiza antes que era o nome desses que perseguiu o apóstolo Paulo em.
Cada cidade onde Paulo plantavam a igreja infiltravam essas essas acusações conflito de mina autoridade de Paulo e ganhar os seus convertidos para a fé Judaica A exemplo disso na carta aos Gálatas na carta aos Colossenses alguma coisa disso nas duas cartas aos Coríntios então em Roma havia uma comunidade muito grande de juDeus e Paulo sabe que uma vez em Roma ele será questionado perguntas do tipo assim por que que você ensina que a lei não vale mais hoje porque que você disse que Cristo é o fim.
Da Lei então se a salvação é pela fé em Cristo pela graça Por que que Deus deu a lei você tá dizendo que a lei é ruim Qual o papel de Israel na história da Redenção Qual o papel da circuncisão e Abraão e enfim todas essas perguntas seriam levantadas Paulo antecipa essas questões que ele sabe que vai encontrar em Roma ao escrever essa carta então a gente quase que pode dizer que Romanos é uma exposição do evangelho que Paulo pregava a luz das questões judaicas da.
Sua época isso explica porque que a tanta referência alheia a tanta referência a circuncisão ele usa as personagens do Antigo Testamento como como Abraão como Davi que eram bem conhecidas faz citações extensas do antigo testamento para justificar os seus pontos e gasta uma parte enorme da carta que vai do capítulo vai no capítulo 12 perdão que vai do Capítulo 9 até o Capítulo 11 explicando o papel de Israel dentro da história da Redenção tá então.
O que nós vamos fazer hoje à noite é ver o que ele fala a respeito da libertação que Deus nos dá da Lei e ao fazer isso nós vamos descobrir com Paulo a razão pela qual Deus deu a lei que foi exatamente para isso não para nos justificar ou salvar mas exatamente para mostrar profunda depravação debaixo da qual a raça humana vive e que ele já apresentou nos Capítulos um dois e três a lei vem exatamente para reforçar isso.
E esse é um ponto que foi muito destacado na reforma protestante o efeito do pecado na raça humana a ponto de que não não há outra possibilidade de Redenção A não ser que Deus nos salve a salvação tem que vir de fora ela não pode partir de nós Exatamente porque nós estamos debaixo do pecado debaixo eu falei presos à corrupção do nosso próprio coração Capítulo 7 é um exemplo eloquente dessa depravação do nosso coração que fica ainda mais revelada quando nós nos colocamos debaixo da lei.
De Moisés então o esboço de Romanos 7 é relativamente simples numa primeira parte que vai do verso 1 até o verso 6
Paulo ensina que o cristão não somente está morto para o pecado e Vivo para Deus mediante a união com Cristo na sua morte e ressurreição que é um ponto que ela Ensina nos Capítulos anteriores especialmente no sim que nos fez mas o Cristão também morreu para a lei morreu para a lei Esse é o tema da primeira parte versus de 1 a 6 a segunda parte é uma.Explicação então do Propósito da lei que é ou seja o alvo de Deus é nos dar a sua lei santa e boa foi caracterizar o pecado e condenar o pecado de sorte que pecadores vivendo debaixo da lei agonizam debaixo do fracasso da culpa e da Morte como Paulo descreve tão muito bem no Capítulo 7 usando a primeira pessoa eu sei mas não faço eu compreendo mas não consigo eu tenho essa visão mas não tenho forças né então ele tá.
Descrevendo exatamente o conflito do homem debaixo da lei né e mais ou menos dizendo do que é que o nosso livre-arbítrio É capaz bom vamos lá observações para eliminares aqui para nós entrarmos no Capítulo 7 bom primeira coisa a experiência eu tenho que fazer algumas observações porque esse capítulo ele ele é polêmico eu às vezes me arrependo de ter escolhido logo esse para falar depravação total de desconido uma coisa mais fácil né mas é que eu acho que é tão claro ali é tão bom vocês julgam.
Depois bom a experiência descrita por Paulo na parte final de Romanos 7 tem sido tomada por muitos como justificativa para uma vida de kyleven não poucas vezes você encontra alguém se justificando dizendo Ora se nem o apóstolo Paulo conseguia fazer o que ele tinha vontade quanto mais eu Então minha vida é isso mesmo eu pego levanto peco levanto umas vezes eu acerto outras vezes eu erro igual a Paulo lá em romano 7 onde ele tá falando eu sei mas não consigo eu quero mas não.
Posso a má notícia que eu tenho para dar a você nessa noite é que o conflito de Romanos 7 não é um conflito da vida cristã normal Paulo tá descrevendo ali uma pessoa debaixo da lei que desconhece a graça de Deus e Se você prestar atenção em romano 7 não é um conflito tipo assim um dia ele acerta e um dia ele erra uma vez ele faz o certo e uma vez ele faz o errado não Ele erra o tempo todo ele nunca faz nada certo então tá muito longe de descrever a experiência Cristã é verdadeira que ele.
Expõe no Capítulo 8 né se você anda no espírito você não vai cumprir o que a carne diz até no capítulo 6 ele diz ou seja foram libertos da escravidão do pecado então o Capítulo 7 ele tem como alvo não colocar digna da vida cristã para que nós nos justificamos os nossos fracassos e nosso padrão subcristão Mas ele tem como alvo mostrar o papel da lei para que que a lei foi dada e ela foi dada exatamente para reduzir-nos a impotência e para que nós possamos gritar lá no final do capítulo 7 quem me livrará do corpo dessa morte Então essa.
É a primeira coisa que a gente tem que observar aqui segunda coisa é importante em seguida acrescentar que nós não estamos negando a realidade do conflito no crente ah de fato um conflito no Cristão a de fato um conflito no Cristão nós não negamos isso nós não estamos falando aqui de perfeccionismo ou não estamos falando aqui é de um momento na vida cristã em que você vai chegar a um ponto de maturidade em que você não vai experimentar nenhuma queda ou erro ou.
Cair em tentação infelizmente até o último dia da nossa vida nós vamos estar brigando com a carne com a nossa Natureza Contra o pecado que habita em nós eu não tô negando a existência desse conflito o que eu estou querendo dizer é que Romanos 7 não descreve esse conflito você vai encontrar esse conflito por exemplo em Gálatas Capítulo 5 onde Paulo fala o fruto do espírito versus as obras da carne e ele diz claramente ali ele fala do conflito que existe então se a.
Gente quer falar do conflito que experimentamos diariamente na luta para fazer a vontade de Deus contra a tentação lutando então Gálatas Capítulo 5 é uma excelente é um bom lugar para começar mas Romano 7 não está descrevendo o que a gente chamaria uma experiência crítica não é aquilo a vida normal do crente que tá escrito lá em romanos capítulo 7 e Portanto ele não pode ser usado como desculpa para uma vida no pecado Paula havia feito várias declarações a.
Respeito da lei de Deus em romanos de 1 a 6 ele tinha dito por exemplo nos Capítulos 2 a 4 que as obras da Lei não justificam o pecador diante de Deus no capítulo 5 verso 20 ele diz que a lei veio para aumentar o pecado ele tá se ferindo ao fato da concessão da lei a Israel mediante Moisés no Monte Sinai e que o crente agora em virtude da união com Cristo Ele não está debaixo da lei Capítulo 6 de 14 a 15 ele tinha dito.
Essas coisas e isso obviamente é levantavam isso essa essas expressões de Paulo obviamente levantaram várias várias objeções que ele sabia que ele teria que responder não é que era preciso explicar esses pontos melhor especialmente diante das acusaçãos acusações feitas pelos seus adversários ele era constantemente acusado por seus patrícios de ser um judeu traidor falando contra a lei a lei moral e cerimonial contra o templo contra Moisés contra Israel havia questionamento.
Acerca do papel da Lei na salvação ensinado por Paulo tipo assim se a salvação é pela graça mediante a fé em Jesus Cristo qual o papel da lei de Deus para que que ela foi dada e Romanos 7 então é a resposta que Paulo dá a essas questões bom isso a diesel de introdução Vamos então para o texto e vamos começar aí verso primeiro até o verso 6 quando Paulo explica que o cristão está morto para a.
Lei no capítulo 6 ele fala que o cristão está morto para o pecado aqui no set ele fala que o cristão está morto para ler porventura ignorais irmãos Pois fala os que conhecem a lei que a lei tem domínio sobre o homem toda a sua vida ora mulher casada está ligada pela lei o marido enquanto ele vive mas se o mesmo morrer eles obrigado a ficará da Lei conjugal de sorte que será considerada adúltera se vivendo ainda o marido o Nice com outro homem porém se morrer um marido.
Estará livre da Lei e não será adúltera se contrair novas núpcias assim meus irmãos também vós morrestes relativamente a lei por meio do corpo de Cristo para pertencerdes a outro a saber aquele que ressuscitou dentre os mortos a fim de que frutificamos para Deus porque quando vivíamos carne as paixões pecaminosas postas em Realce pela lei operavam em nossos membros a fim de frutificar em para a morte agora porém libertados da Lei estamos mortos para.
Aquilo que estavam em sujeitos de forma de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra verso de um a quatro Paulo faz uma analogia entre a relação que temos com a lei e um casamento a história mais ou menos o seguinte você imagina uma mulher imagina um casal o homem é um perfeccionista ele gosta de tudo no lugar a camisa dele tem que ser.
Passada e dobrada criteriosamente e arrumada de acordo com uma seleção de cores que ele gosta a comida dele tem que ser feita numa certa temperatura e conserta tempero Não pode errar nisso não pode queimar o arroz não pode os objetos na casa são dispostos milimetricamente simétricamente tudo muito certinho e.
A mulher dele é um desastre a mulher ela tropeça ela se esquece do que é como o marido gosta ela não tem capacidade e quando o marido chega em casa é sempre a mesma coisa você não presta para nada você não faz nada errado nada certo você não faz do jeito que eu quero você sabe que não é assim não é assim que eu quero e você todo dia a mesma coisa então esse casamento é uma tortura para aquela mulher ela se esforça mais que ela quer.
Para ajudar o marido mas o marido além de perfeccionista ele não ajuda ele critica ele Condena ele aponta os erros ele diz que tá tudo errado e aquela mulher então começa a pensar em outro homem ela começa a pensar numa outra pessoa e aquela aquele outro homem ele é tão exigente quanto o seu atual marido mas ele ajuda ele encoraja ele compreende ele ele perdoa e aí ela começa a pensar no outro mas ela não pode se casar com outro porque ela tá.
Ligada pelo casamento ao seu atual marido e ela vive um conflito como é que ela pode pertencer aquele homem se ela tá ligado ao marido se essa fosse uma novela da Globo Você já sabe qual é o desfecho não é qual é matar o marido né não é matar o marido matar o marido ela ficaria livre e casaria com outro mas nesse drama que quem escreveu foi o apóstolo Paulo quem morre é a mulher resolveu o problema ou não ela morreu e.
Uma vez que ela morreu o casamento dela acabou e agora ela pode ser do outro você já entenderam aqui o drama não é que a analogia representa Quem usa Essa figura é Paulo aqui dos versos 1 a 4 a mulher somos nós nós estamos casados com a lei desde que nós nascemos é o que ele diz aqui ó verso primeiro não sabeis que a lei tem domínios sobre o homem toda a sua vida a gente nasce debaixo da lei de Deus e por ele Unidos a lei de Deus e pela lei então condenados a lei é o.
Marido perfeccionista que fica dizendo é isso é isso e não pode errar Não pode errar a lei Condena ela mostra o erro ela aponta o resultado as consequências e ela não ajuda ela não salva ela não só ocorre ela não apoia dela não vem nenhuma perspectiva de mudança ou de Redenção o outro é Cristo E nós queremos pertencer a Cristo que é tão exigente como a lei Na verdade ele disse que até que é mais não é só que.
Ele me salva ele me redime ele me perdoa ele me ajuda mas como é que eu posso pertencer a Cristo se eu estou ligado à lei enquanto eu estou vivo eu estou debaixo da lei a solução de Deus para esse dilema não foi tirar a lei Mas foi nos tirar de debaixo da lei pela morte com Cristo quando nós quando Cristo morreu na cruz ele não somente estava derramando sangue pelos nossos pecados.
Mas ele estava nos representando e ali nós morremos com ele e pela união com Cristo nós estamos agora mortos para lei e podemos viver para Deus como ele diz aqui é o verso 4 no verso 3 ele diz que se a mulher a mulher será considerada adúltera se vivendo ainda um marido o Nice com outro homem porém se morreu o marido estará livre da Lei e não será dutras contraindo novas núpus a gente pensa que.
Vai ser isso o resultado aí no verso quatro Paulo reverte vem com a solução que a gente não pensa né assim meus irmãos vós morrestes com relação à lei por meio do corpo de Cristo para pertencerdes a outro a saber aquele que ressuscitou dentre os mortos a fim de que frutificamos para Deus Essa é a solução de Deus para nos livrar debaixo da lei a nossa união com Cristo morremos para lei estamos mortos para ela ela não pode mais nos condenar ela.
Não pode mais nos aprisionar eu agora posso servir a Deus de uma outra forma que não pela tentativa de obedecê-lo Seguindo os preceitos da Lei e aí no verso 5 e 6 não é a Paulo descreve então dois modos de existência a partir daquilo que ele falou no verso 5 ele diz porque quando vivíamos segundo a carne viver segundo a carne é viver casado com a lei debaixo da lei é a mesma coisa quando vivíamos segundo a carne debaixo.
Da lei as paixões pecaminosas postas Realce pela lei operava em nossos membros a fim de frutificarem para a morte então aqui ele está descrevendo o que é que significa aquele primeiro casamento viver debaixo da lei agarrado a esse marido né então o que é isso A quanto mais o marido diz você não fez isso você não fez aquilo mas a mulher percebe que ela era desastrada mas ela percebe os erros dela não é então às exigências da lei operava em nossos.
Membros a fim de frutificarem para a morte então viver debaixo da lei ou viver na carne é a vida desse mundo do mundo presente do século atual e Paulo reduz aqui a humanidade toda a esse denominador comum aqui ele está expressando O que é a vida do homem natural O Judeu Gentil que não conhece a graça de Deus ele está como que preso por esse casamento não é de onde ele não onde ele não consegue agradar de redimir agora no verso 6 ele.
Apresenta um outro sistema agora Porém esse agora aqui em Paulo é considerado o agora escatológico porque ele introduz um novo de Deus essa intervenção de Deus na história o que que Deus fez diante dessa situação o agora representa a vinda de Cristo e a revelação do Mistério de Deus que é Cristo em nós e de como Unidos a ele nós podemos viver uma vida nova agora porém libertados da Lei estamos mortos para.
Aquilo que estávamos sujeitos de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra A Minha tradução atualizada colocou espírito aqui com m minúsculo você sabe que a tradução de espírito sempre é um problema porque não havendo maiúsculo no grego e a palavra numa em grego tanto pode significar Espírito de Deus quanto espírito humano e resta o tradutor olhar.